Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Do boticário ao farmacêutico, de autoria de Florentina Del Corral, Mirabeau Souza e Odulia Negrão (14/12/2009)

Uma análise histórica aprofundada sobre o ensino de farmácia no estado. É a proposta do livro Do boticário ao farmacêutico: o ensino de farmácia na Bahia, de 1815 a 1949, da autoria de Florentina Santos Diez Del Corral, Mirabeau Levi Alves Souza e Odulia Leboreiro Negrão, que será lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), na próxima segunda-feira, dia 14/12, às 17h30, no Museu de Arte Sacra da Bahia, durante a comemoração do aniversário de 60 anos da Faculdade de Farmácia da UFBA.
SERVIÇO
Quando: 14 de dezembro de 2009, às 17 horas e 30 minutos
Preço: R$ 25,00
Preço de lançamento: R$ 20,00

Uma análise histórica aprofundada sobre o ensino de farmácia no estado. É a proposta do livro "Do boticário ao farmacêutico: o ensino de farmácia na Bahia", de 1815 a 1949, da autoria de Florentina Santos Diez Del Corral, Mirabeau Levi Alves Souza e Odulia Leboreiro Negrão, que será lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), na próxima segunda-feira, dia 14/12, às 17h30, no Museu de Arte Sacra da Bahia, durante a comemoração do aniversário de 60 anos da Faculdade de Farmácia da UFBA. Boticas e boticários precedem, acolhem e permeiam o caminhar de 134 anos (1815 – 1949) em que se forma e se transforma o ensino de Farmácia na Bahia. A partir das cadeiras de Química Farmacêutica e de Farmácia e, na sequência, da fundação do Curso Farmacêutico, em 1832, a criteriosa garimpagem dos mais diversos documentos históricos permitiu recuperar, com fidelidade, temas concernentes ao ensino de Farmácia, ainda que, inicialmente, embutidos no ensino de Medicina. Enquanto investigação do ensino de Farmácia na Bahia, são privilegiados os distintos currículos propostos, que depõem no tempo sobre os avanços e retrocessos a que se expôs a formação do profissional farmacêutico, ao sabor das políticas de educação e saúde praticadas na época no Império e na República. Revela-se ainda, o vínculo profundo e duradouro com o ensino de Medicina, ao lado de experiências de independência através de sociedades de classe. No percurso, a conquista paulatina por espaços próprios que redundam na criação do Curso Autônomo de Farmácia, em dezembro de 1949. O Quê: Lançamento do livro Do boticário ao farmacêutico: o ensino de farmácia na Bahia, de 1815 a 1949, da autoria de Florentina Santos Diez Del Corral, Mirabeau Levi Alves Souza e Odulia Leboreiro Negrão Quando: 14 de dezembro de 2009, às 17 horas e 30 minutos Onde: Museu de Arte Sacra da Bahia, Rua do Sodré, 276, Largo 02 de Julho – Centro, durante a comemoração do aniversário de 60 anos da Faculdade de Farmácia da UFBA. Preço: R$ 25,00 Preço de lançamento: R$ 20,00

segunda-feira, 14 Dezembro, 2009 - 17:30

Do boticário ao farmacêutico: o ensino de farmácia na Bahia, de 1815 a 1949

A partir de uma análise histórica aprofundada sobre o ensino de farmácia na Bahia, este livro aborda temas concernentes ao ensino de Farmácia, ainda que, inicialmente, embutido no ensino de medicina. Enquanto investigação do ensino de Farmácia na Bahia, são privilegiados os distintos currículos propostos que depõem no tempo sobre os avanços e retrocessos a que se expôs a formação do farmacêutico.