Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Editora da UFBA realiza seu 12º Lançamento Coletivo

Editora da UFBA realiza seu 12º Lançamento Coletivo

Acontece no dia 18 de junho, terça-feira, às 17h30, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), o 12º Lançamento Coletivo EDUFBA. Na ocasião, serão apresentados ao público 9 novos títulos de diversas áreas temáticas, que poderão ser adquiridos com preços promocionais e autografados pelos autores. Os Lançamentos Coletivos da Editora da UFBA têm como objetivo realizar um intercâmbio entre os diferentes campos de estudos do âmbito universitário e tornar a produção acadêmica mais acessível para a sociedade.  A EDUFBA, ao longo dos seus 20 anos, já publicou mais de 800 livros e, nos quatro últimos anos, alcançou a média de 100 títulos. A Editora conta com três livrarias próprias localizadas nos campi da UFBA, além de estar presente em diferentes pontos de venda em todo o Brasil, incluindo os sites da Livraria Cultura e da Livraria Virtual da Editora Unesp.   Conheça os livros que integram o Lançamento Coletivo EDUFBA – Junho de 2013:

terça-feira, 18 Junho, 2013 - 17:30

Introdução à Teoria Pós-tonal

A obra relata o consenso existente entre os teóricos da música acerca dos elementos básicos da música pós-tonal, que envolve nota, intervalo, motivo, coleção e harmonia. Straus apresenta neste livro conceitos teóricos básicos para a música pós-tonal dos séculos XX e XXI, além de informações acerca dos vários desenvolvimentos recentes na teoria pós-tonal, incluindo discussões sobre gráficos e redes transformacionais, teoria dos contornos, projeção compositiva, condução de vozes atonais, entre outros assuntos.

Planejamento estratégico: como avaliar e controlar

No livro o autor apresenta o sistema OPTIMUS para avaliação do desempenho organizacional, cujo projeto lhe rendeu o 1º lugar no 4º Prêmio Santander de Ciência e Inovação. Partindo da utilização da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C), o sistema permite o aperfeiçoamento do processo aplicativo e a criação de um parâmetro objetivo que mensura e controla a matriz de SWOT.

Qualidade de vida e cuidado às pessoas com doença falciforme

A partir da percepção de que existe descaso com as doenças de maior prevalência na população negra, pobre e concentrada nas periferias das grandes cidades, a obra traz, ao longo de seus capítulos, discussões acerca da anemia falciforme, patologia que tem ceifado a vida de muitas pessoas desassistidas. Nela são apresentadas as principais ideias em torno do tema qualidade de vida, apontando maneiras de medi-la em pessoas com a doença; a experiência de mulheres negras; como as explicações para doença são construídas na relação com os serviços de saúde; entre outras questões.

Jornalismo de revista em redes digitais

Organizador(a):

Partindo não só de uma vasta gama de referências teóricas, como também de pesquisa empírica, esta coletânea apresenta, entre outros temas, o panorama histórico da publicação de revistas digitais, análises do design de suas interfaces para a web e para dispositivos móveis (smart phones, tablets e e-readers), além das transformações nas rotinas jornalísticas, nos modelos de negócio e na participação dos leitores.

Recursos Educacionais Abertos (REA): práticas colaborativas e políticas públicas

Este livro reúne artigos e entrevistas que abordam as possibilidades trazidas pela ampliação do acesso à internet, através de diversos dispositivos, para a melhoria da educação. Enquanto alguns autores defendem a educação fora dos muros das escolas, outros relacionam a aplicação destes recursos dentro da sala de aula convencional. Também aborda as mudanças pelas quais o mercado editorial está passando com a ampliação do acesso à internet, as políticas públicas que associam educação e cultura, a comunicação e o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.

Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica

A coletânea traz diversas perspectivas sobre relações e reflexões acerca do conhecimento e da educação, a partir das experiências de seus autores em diversas áreas. Os textos apresentados afirmam que o conhecimento é caracterizado pela diversidade e, por esse motivo, são tratados temas que se relacionam com educação e conhecimento, como Tecnologia, História da Educação, Pedagogia, Sustentabilidade, entre outros.

Estado e sociedade na preservação do patrimônio (Coleção Arquimemória V. 2)

O livro visa discutir as diversas relações entre cidade e patrimônio no Brasil e em outros contextos, tais como a articulação entre planejamento, urbanismo e preservação do patrimônio, o uso e a apropriação dos bens culturais pelos diferentes grupos sociais, dentre muitas outras questões que se encontram detalhadas nos cinco eixos temáticos que o estruturam.

Prisões e punição no Brasil contemporâneo

A obra tem como objetivo esboçar um panorama sobre as dinâmicas punitivas e as prisões no Brasil contemporâneo, um tema que, de acordo com os organizadores, recebe pouca atenção midiática, ficando, as mazelas que a aplicação da pena de prisão pode causar à sociedade, às margens da discussão pública. Os textos apresentados foram escritos por investigadores com diferentes formações e perspectivas analíticas, o que enriqueceu a análise do sistema prisional brasileiro.

Reflexões: ativismo, redes sociais e educação

Com o objetivo de causar uma mudança de pensamento a respeito da produção de conhecimento e criação, a obra reúne vários textos de Nelson Pretto, publicados em jornais nacionais e internacionais, revistas, sites e blogs. Neles são apresentadas as suas ideias e as reflexões realizadas em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Alguns textos inéditos também são apresentados na obra, assim como um conjunto de entrevistas.