Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / EDUFBA convida para o lançamento dos livros "A dança como via privilegiada de educação" e "Lia Robatto e o Grupo Experimental de Dança"

O evento integra a programação do projeto Conversas Plugadas e acontece na Sala do Coro do Teatro Castro Alves

No dia 04 de dezembro, terça-feira, às 20h, a Editora da Universidade Federal da Bahia, apresenta os livros A dança como via privilegiada de educação, de Lia Robatto, e Lia Robatto e o Grupo Experimental de Dança: estratégias poéticas em tempos de ditadura, de Lauana Vilaronga. O lançamento  é promovido em parceria com o Teatro Castro Alves e integra o projeto Conversas Plugadas. Conta com um bate-papo com as autoras e sessão de autógrafos.

Sobre as autoras A coreógrafa Lia Robatto foi professora na primeira equipe de implantação da Escola de dança da Universidade Federal da Bahia. É responsável pelo projeto e implantação da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e elaborou e implantou os cursos básicos de dança e o grupo profissionalizante Gicá – Companhia Jovem de Dança, na ONG Projeto Axé. Lauana Vilaronga é coordenadora do projeto Dançando na UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano e faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade na Universidade Federal da Bahia.

Serviço O quê: Lançamento dos livros A dança como via privilegiada de educação e Lia Robatto e o Grupo Experimental de Dança no Conversas Plugadas Quando: 04 de dezembro, terça-feira, às 20h Onde: Teatro Casto Alves (Campo Grande - Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita* * sujeito à lotação do espaço.

terça-feira, 4 Dezembro, 2012 - 20:00

A dança como via privilegiada da educação: relato de uma experiência

Autor(a):

Lia Robatto reúne toda a sua experiência como artista, coreógrafa e educadora e oferece, em A dança como via privilegiada de educação, um rico material de discussão que defende “o ensino da dança como educação para a vida”. O debate acontece em 8 capítulos e é dividido em duas partes: a primeira traz considerações gerais que definem e contextualizam a arte da dança e o profissional da área, e a segunda dedica-se ao relato da trajetória da autora no Projeto Axé e ao debate de uma nova experiência – a tentativa de fusão entre a dança contemporânea e a capoeira.

Originado a partir da dissertação de mestrado de Lauana Vilaronga, a obra tem como um de seus objetivos discutir como a dança criada neste Grupo dialogou com o período ditatorial, e evidenciar quais foram as estratégias poéticas que viabilizaram o seu discurso. Além de analisar as novas perspectivas para a dança, o livro também aborda as formas, os processos e as poéticas das criações do Grupo dirigido por Lia Robatto.