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Edufba convida para seu XV Festival de Livros e Autores da UFBA

 

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o XV Festival de Livros e Autores da UFBA, que acontece no dia 17 de outubro, das 17h às 20h, no Saguão da Biblioteca Reitor Macedo Costa, localizada em Ondina.

Nesta nova edição do evento serão apresentados 15 novos títulos publicados pela Editora da UFBA (Edufba) e um título de autores convidados, com a presença de seus respectivos autores ou organizadores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo, após o lançamento.

Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a Editora vai oferecer descontos de 50% para os seus lançamentos, e de 40% para os livros publicados no primeiro semestre de 2017.

Confira os títulos que serão lançados no XV Festival de Livros e Autores:

 

Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática, Série Congressos da TeMA, vol. 2.

 O livro deriva-se do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA (Florianópolis, 3 a 6 de maio de 2017). Estabelecendo um diálogo entre as teorias composicionais e analíticas da música e a educação musical, os autores discutem questões metodológicas importantes do ensino teórico da Música: Como tornar a aula de teoria da música uma situação de descoberta? Como estimular a aceitação dos conteúdos teóricos abstratos e facilitar o seu entendimento? Como convencer sobre o valor da análise na compreensão da música? Que modelo conceber para a  cronologia de um curso? Como abordar a diversidade de estilos que irromperam no século XX e continuam se multiplicando? Como induzir a transferência de conceitos abstratos para a realidade prática e abrangente da vida musical? Essas são algumas questões importantes levantadas e respondidas pelos autores.

Serviço:

O quê: XV Festival de Livros e Autores da UFBA

Quando: 17 de outubro

Horário: das 17h às 20h

Onde: Saguão da Biblioteca Reitor Macedo Costa, localizada em Ondina, Salvador.

Data: 
quarta-feira, 17 Maio, 2017 - 17:00

A Ciência da Informação em evidência: autonomia e participação social

O tema central do  livro são as atividades de informação para o desenvolvimento do protagonismo social na memória social, na cidadania, e na atuação de arquivos, bibliotecas e museus. Promove o debate acerca da concepção, promoção e valorização do desse protagonismo, fundamentado no desenvolvimento de competências específicas das áreas que se interligam para atender aos novos tipos de necessidades informacionais da sociedade contemporânea.

Albert Camus: ética do absurdo

Autor(a): 

O livro trabalha a ética segundo o escritor e dramaturgo Albert Camus (1913-1960). “O Paradoxo da Ausência de Outrem”, fundamentado na literatura do argelino, aborda o problema ético da indiferença do homem perante o outro, a partir das ruínas da sociedade moderna do pós-guerra. A interpretação e o entendimento do absurdo em suas obras só são possíveis se for inserido o “Sol do Mediterrâneo”, metonímia do absurdo, como fundamento ontológico. Ao elaborar as prerrogativas do absurdo vividas em sua época, Camus conduz a humanidade a refletir sobre a verdade que estava presa na ignorância. O maior desafio de sua obra é ser porta-voz da humanidade que geme no silêncio de suas falas o mais profundo e fiel sentimento de revolta contra a usurpação da vida que só pode ser recuperada graças à presença do Sol.

A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos de criação

O livro reúne sete artigos de diferentes autores que se propuseram a compreender a criação artística a partir de perspectivas diversas que procuram uma convergência, procurando uma convergência de abordagens, teorias, processos e/ou experiências artísticas relacionadas ao fazer criativo. Reunindo discussões relativas aos processos de criação, seja por meio de uma teoria específica (filosofia pareysoniana), de um campo artístico particular (teoria e prática da fotografia) ou relato poético sobre a experiência do fazer arte (criação em desenho), os textos oferecem um passeio por inquietações e vibrações sobre a operação artística unindo a filosofia, o desenho, a fotografia e suas relações com outros saberes e fazeres.

Bancos comunitários e moedas sociais no Brasil: reflexões a partir da noção de economia substantiva

O livro aborda as práticas dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) brasileiros, visando mecanismo da economia solidária, o conjunto das abordagens da sociologia econômica e a concepção substantiva da economia em Karl Polanyi em uma tentativa de compreensão de como os BCDs se utilizam das moedas sociais como parte de sua atuação nos territórios. A obra oferece um ineditismo na investigação do fenômeno que promove transformações nas relações socioeconômicas, já que os usos de moedas sociais são parte fundamental neste processo, levantando também questionamentos em torno dos BCDs, os desafios enfrentados por eles e sua relevância para o país.

Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)

Este livro se destina a todos(as) que se interessam por conhecer um tipo raro de cinema feito no Brasil: os filmes de contato. Seus realizadores se dedicam a filmar durante um extenso período de tempo uma das experiências mais devastadoras ainda nos dias de hoje em andamento no território brasileiro: o contato entre a sociedade nacional e os povos que aqui vivem originariamente. Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci captam os inúmeros sentidos desse encontro, indagando a história – suas catástrofes e suas aberturas –, no mesmo momento em que abrem novos caminhos para o cinema.

Educação geográfica: temas contemporâneos

Organizador(a): 

O livro é uma produção teórica, aplicada à docência e resultante de pesquisas e constantes reflexões, se utilizando do objeto de estudo da Geografia, o espaço, apresentando investigações e inovações e sugerindo novos olhares metodológicos a partir da complexidade que se constitui a contemporaneidade. A obra se divide em três partes: Educação Geográfica na contemporaneidade: diversidades e pluralidades; Educação e aprendizagens geográficas: espaços e tempos; Educação geográfica e Geografia Escolar: diálogos e reflexões, que se conectam, oferecendo reflexões a partir de diferentes caminhos investigativos, possibilitando novas problematizações e atualizações para serem utilizados nos diferentes contextos da educação geográfica, tornando-se relevante para aqueles que querem ensinar e aprender geografia a partir de temas contemporâneos que emergem dos/nos cotidianos.

Educação Superior no pós-cotas: equidade, desempenho e permanência dos estudantes

O livro tem como propósito apresentar resultados de pesquisas que focalizam o ensino superior, em particular a Universidade Federal da Bahia, no contexto das políticas afirmativas. Os artigos que o compõem estão articulados em três eixos temáticos, de modo a provocar o leitor a uma reflexão sobre a complexidade que a análise de políticas educacionais exige. Os capítulos focalizam aspectos teóricos mais abrangentes da problemática investigada; e analisam questões mais restritas que dizem respeito às relações entre políticas de ação afirmativa e a promoção da equidade em instituições e contextos específicos.

Informação e protagonismo social

A coletânea reúne contribuições de pesquisadores das áreas da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, abordando, através de diversas perspectivas a relação entre informação e protagonismo social. A partir dessas abordagens, são apresentadas reflexões sobre as atividades de informação para o desenvolvimento desse protagonismo, além de outros aspectos como as conexões entre informação, cultura e memória social, informação, cidadania e desenvolvimento social, com ênfase especial na atuação de arquivos, bibliotecas e museus, pensando o objeto informação também na sua relação com a concepção, promoção e valorização.

Litoral norte da Bahia: caracterização ambiental, biodiversidade e conservação

O livro aborda o tema da biodiversidade, focando a região do litoral norte da Bahia, reunindo conhecimentos de pesquisadores de diversas instituições,enfatizando os levantamentos taxonômicos e checklist comentados com indicação de localidade de coleta, comparação da diversidade com outras áreas, comentários sobre endemismo, importância ecológica e econômica e indicação de áreas para conservação. O material é voltado para estudantes e pesquisadores que se interessam pelo tema, para o amante da natureza que encontrará em suas páginas um guia de campo para aventurar-se no ambiente natural, ou auxiliar o gestor ambiental em seu trabalho.

Perspectivas sobre o espaço urbano: o imaginário, o concreto e seus saberes

O livro é uma coletânea multidisciplinar que aborda o espaço urbano através de variadas formas artísticas, tratando a cidade como muito mais que uma mera aglomeração de pessoas, ruas e edifícios. A obra revela uma carga conceitual e imagética que tem inspirado as mais diversas artes e trazendo artigos que mostram o espaço urbano por uma visão semiótica. Analisa ainda as reconfigurações das cidades conforme reconstruídas pelo cinema, como um espaço de exclusão, de tensões e intolerância, pelo olhar das artes plásticas e explorando as cidades atuais, marcadas pela presença massiva da tecnologia e pela tendência a serem interpretadas como dados, por meio de algoritmos. A obra apresenta assim, uma multifacetada discussão sobre artes, saberes e práticas que apontam tanto para a leitura e análise, quanto para a busca de perspectivas e formas de interação.

Prazer e Desejo em Aristóteles

Nesta obra, Juliana realiza um estudo sólido sobre o problema da educação do desejo em Aristóteles, que pode ser ilustrado com a seguinte pergunta: como é possível educar uma parte em nós que não é racional e que, portanto, não compreenderia as boas razões para buscar ou evitar algo? Se o desejo se direciona naturalmente para o que é prazeroso ao invés de seguir a razão, como seria possível ensiná-lo, uma vez que ele não é capaz de racionar e compreender argumentos? A autora divide sua investigação em duas partes: a primeira sobre a natureza do prazer, e a segunda sobre a relação do desejo com o prazer e a razão. Com isso, ela busca compreender como o desejo pode ser persuadido pela razão de modo a não se deixar conduzir apenas pelo que parece ser bom por ser prazeroso.

Problematizando o campo da saúde: concepções e práticas no bacharelado interdisciplinar

O livro reúne produtos derivados de projetos de pesquisa e atividades de ensino e gestão do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, implantado na UFBA a partir de 2009, como parte do projeto Universidade Nova. O BI em Saúde tem se constituído em um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão sobre modelos e práticas de formação superior em saúde, trabalho desenvolvido pelo corpo docente, com participação de discentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (IHAC-UFBA), cujos resultados já foram publicados em duas coletâneas, sendo esta a terceira, todas editadas pela EDUFBA.

Salvador da Bahia Interações entre América e África (séculos XVI-XIX)

Território mais amplo do que os seus próprios limites geográficos, espaço de confluências e divergências, Salvador da Bahia oferece-se como lugar histórico de encruzilhadas e marco simbólico de encontros e desencontros. A cidade é entendida em conexão com outros espaços – baianos, americanos e africanos – e analisada sob novos ângulos. Ela emerge como palco de relações atlânticas, no qual destaca-se o tráfico de africanos escravizados, mas também como centro de relações continentais, com o interior baiano – Recôncavo e sertões – e com outros territórios brasileiros. Esses olhares trazem à superfície novos atores sociais, indígenas, africanos escravizados, libertos e livres, europeus e americanos.

Tempo, cultura, linguagem: reflexões sobre a área do conhecimento do desenho e algumas implicações

O livro reúne diversos olhares, discussões e reflexões de doutores em áreas afins ao Desenho e à representação gráfica, conhecimento proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, da Universidade Estadual de Feira de Santana – PPGDCI/UEFS. Os textos presentes na obra têm foco na representação visual a partir de temas “transversais” como tempo, cultura e linguagem, que serão tratados a partir de olhares interdisciplinares, já que partem de perspectivas diferentes. Dividida em 11 capítulos, a obra perpassa por temas como o desenho enquanto disciplina curricular, desenho enquanto cenário, desenho enquanto forma ou método de representação mimético e/ou artístico, e também o desenho e seu legado cultural.

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