Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba disponibiliza Coleção CULT no Repositório da UFBA

Edufba disponibiliza Coleção CULT no Repositório da UFBA

Através do Repositório Institucional (site), a Editora da Universidade Federal da Bahia(Edufba) disponibiliza, atualmente, 263 títulos para consulta e download gratuito, no qual 12 deles pertencem à Coleção Cult. 

Com textos de estudiosos e pesquisadores do tema central da Coleção, como Antônio Albino Rubim, Alexandre Barbalho, Paulo Miguez e Rubens Bayardo, todos os títulos da Coleção CULT, publicados pela Edufba entre os anos 2007 e 2013, estão disponíveis para download no Repositório Institucional da UFBA. O título mais recente da coleção, Culturas dos Sertõe, organizado por Alberto Freire, publicado este ano, já está disponível.

Todas as obras publicadas pela editora são, seis meses após o lançamento, disponibilizadas gratuitamente no repositório, mediante cessão de direitos autorais. Esta prática contribuiu para ampliar a acessibilidade da produção científica da UFBA bem como a visibilidade da Instituição.

Confira: aqui

 

Data: 
segunda-feira, 6 Agosto, 2018 - 12:15

Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares

Este livro analisa a temática cultural a partir de diferentes perspectivas, disciplinas, tempos e lugares, visando divulgar o conhecimento hoje produzido no campo da cultura. Nele, 15 artigos tratam de assuntos como identidades culturais, cultura e desenvolvimento, economia criativa, políticas e públicos da cultura, direitos do autor e arte afrodescendente.

Politicas Culturais na Bahia Contemporânea

Políticas Culturais na Bahia contemporânea é um retrato, fruto das vivências de Albino Rubim, dos desafios e alternativas testemunhados com a formulação e realização de políticas culturais e com os agentes culturais e políticos que também compartilharam tais realidades. Portanto, enquanto não se constituem as condições políticas, econômicas e sociais que permitam desenvolver as políticas em um patamar sólido, ir adiante das dimensões recorrentes da atuação cultural é um desafio apresentado no livro.

Políticas culturais na Ibero-América

Este livro mostra a situação das políticas culturais no espaço ibero-americano a partir da descrição e análise de casos de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Cada trabalho compreende uma breve resenha histórica das políticas culturais e seus principais momentos no país. Examina a organização da área encarregada, as principais instituições de políticas culturais nacionais e os principais documentos e legislações existentes.

Estudos da cultura no Brasil e em Portugal

Este livro oferece para leitura e discussão um conjunto diversificado de textos de autores brasileiros e portugueses sobre questões culturais apreendidas através de múltiplos enfoques. Acolhe temas inscritos em uma concepção ampla de cultura, tais como antropologias, colonialismos, desenvolvimentos, estereótipos, globalizações, identidades, mídias e políticas culturais.

Transversalidades da cultura

Organizador(a): 

Registra as conferências do III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), realizado em Salvador em 2007. Constitui-se em um mosaico bilíngue de textos que traduz a arquitetura do evento: um fórum anual democrático de acolhimento aos modos diversos de pensar a cultura. Apresenta nove estudiosos de várias universidades do Brasil, da Venezuela, do Chile e de Portugal.

Políticas culturais no governo Lula

Esta obra trata de inúmeros aspectos das políticas culturais desenvolvidas no governo Lula durante as gestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira. Embora tais processos ainda se encontrem em andamento, com todas as dificuldades imanentes a um empreendimento analítico efetuado nestas circunstâncias, o caráter de atualidade e a multiplicidade de aspectos considerados nos diversos artigos certamente trazem grandes contribuições, no sentido de estimular a realização de novas e mais profundas investigações.

Políticas culturais para as cidades

Fruto do IV Ciclo de Debates em Políticas Culturais, ocorrido em 2008, são apresentadas neste livro, através de diferentes interpretações, perspectivas e maneiras de perceber as cidades, as conexões contemporâneas entre cidade e cultura, tema atual e complexo. Pesquisadores, profissionais, gestores e políticos expuseram suas inquietações e provocações. As falas, transcritas e cuidadosamente revisadas, foram somadas a um artigo do sociólogo e professor Gey Espinheira, escrito para o evento.

Políticas culturais, Democracia e Conselhos de Cultura

Este livro traz reflexões sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no Brasil, contando com materiais produzidos pelas investigações desenvolvidas no processo. A obra abarca reflexões de estudiosos convidados sobre conselhos, democracia e políticas públicas de cultura no Brasil e abrange a análise de algumas experiências específicas de conselho no país. A publicação é uma referência para estudiosos e ativistas dos conselhos de cultura, pretendendo subsidiar intervenções políticas e acadêmicas, objetivando aprofundar a democratização dos conselhos e do campo cultural no país.

Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas

Esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.

Cultura dos Sertões

Organizador(a): 

A obra traz 16 artigos sobre o universo cultural do sertão, com uma diversidadede temas que abordam representações na música, cinema, literatura, no imaginário brasileiro, o olhar da juventude, organização e celebração da festa, a força real e simbólica do vaqueiro, além de contribuições sobre a identidade sertaneja. O livro integra a coleção CULT, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da Ufba.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram