Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / EDUFBA lança o livro "Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia", de Rosa Borges dos Santos (Org.), durante o XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, no Rio de Janeiro (19/08/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) apresenta o livro Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: a Filologia em diálogo com a Literatura, a História e o Teatro – Volume 1, de Rosa Borges dos Santos (Org.), durante o XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto no Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento é promovido pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos.

Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia é fruto de uma pesquisa homônima desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Está estruturado em quatro capítulos: Filologia e Literatura, de Rosa Borges dos Santos; A edição de textos, de Débora de Souza, Fabiana Correia e Ludmila de Jesus; Do arquivo filológico para a filologia do arquivo, de Arivaldo de Souza, Eduardo Matos e Isabela Almeida; e História e Teatro, de Luís César Souza e Williane Corôa.

Serviço O quê: Lançamento de Edição e estudos de textos teatrais na Bahia Quando: 29 de agosto de 2012, quarta-feira, às 15 horas Onde: Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar - Maracanã - Rio de Janeiro)

quarta-feira, 29 Agosto, 2012 - 15:00

Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: a Filolofia em diálogo com a Literatura, a História e o Teatro – Volume 1

Organizador(a):

Entre 2006 e 2009, foram selecionados textos teatrais disponíveis em diversos acervos soteropolitanos. Para seus estudos, foi realizada uma sequência com as seguintes atividades: transcrição, pesquisa de fontes em jornais e entrevistas qualitativas. Assim, esta obra apresenta mais do que a análise de textos teatrais: ela contribui com a história do teatro da Bahia e com o estudo dos fatos históricos, sociais e culturais de um determinado período na sociedade baiana.