Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / EDUFBA lança o livro "Guerreiras do Cabaré", de Marcos Uzel (29/08/2012)

EDUFBA lança o livro "Guerreiras do Cabaré", de Marcos Uzel (29/08/2012)

O jornalista e crítico cultural baiano Marcos Uzel apresenta ao público seu mais novo livro, Guerreiras do Cabaré: a mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum, uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). O evento acontece no dia 29 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Teatro Vila Velha (Passeio Público), em Salvador. Na ocasião, o autor recebe o público para autógrafos. Neste livro, Marcos Uzel dá continuidade a uma proposta iniciada na década de 1990, quando estava cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA); naquela época, ele pesquisou as estratégias de afirmação da identidade negra e de combate à discriminação racial do Grupo Cultural Olodum no universo cultural baiano entre 1990 e 2002. Partindo de experiências acumuladas dentro e fora da academia, Uzel chegou a Guerreiras do Cabaré, fruto de sua dissertação de mestrado no Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da UFBA.

Sobre o autor O jornalista e escritor baiano Marcos Uzel é mestre e doutorando no Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Uzel possui mais de 20 anos de experiência na área de jornalismo cultural, com ênfase no campo do teatro, em veículos de comunicação de grande porte, como os jornais A Tarde e Correio da Bahia, além de ter artigos publicados em revistas de circulação nacional e internacional. Também é de sua autoria os livros O teatro do Bando: negro, baiano e popular (P55 Edições/2003) e A noite do teatro baiano (P55 Edições/2010).

Serviço O quê: Lançamento de Guerreiras do Cabaré Quando: 29 de agosto, quarta-feira, às 19 horas Onde: Teatro Vila Velha (Passeio Público), Salvador – Bahia Preço especial de lançamento do livro: R$ 30,00

quarta-feira, 29 Agosto, 2012 - 19:00

Guerreiras do Cabaré: a mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum

Autor(a):

Nesta obra, o autor aborda as estratégias discursivas utilizadas pelo Bando de Teatro Olodum para representar as personagens femininas do espetáculo Cabaré da Rrrrraça, tendo sempre a cultura como ponto de partida e buscando compreender as relações entre raça e gênero.  Através de um caráter político e analisando as personagens na própria encenação, e não no texto da peça, expõe e enfrenta temas delicados, como o dilema da mestiçagem e a discussão sobre a dupla discriminação sofrida por mulheres negras. Para embasar a discussão teoricamente, o autor faz um panorama sobre a noção de raça, os movimentos negros e as relações raciais.