Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / EDUFBA lança três livros durante o XVII Simpósio Baiano de Pesquisadores sobre mulheres e relações de gênero (15/05/2012)

No dia 15 de maio, terça-feira, às 18h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) apresenta as obras Travessias de gênero na perspectiva feminista, Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras e De anjos a mulheres: ideologias e valores na formação de enfermeiras durante o XVII Simpósio Baiano de Pesquisadores sobre mulheres e relações de gênero, coordenado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM). O evento ocorre na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA em Salvador.

Serviço O quê: EDUFBA lança livros no XVII Simpósio baiano de pesquisadores sobre mulheres e relações de gênero Quando: 15 de maio de 2012, terça-feira, às 18h30 Onde: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA Mais informações: www.simposioneim.ufba.br

quarta-feira, 15 Maio, 2013 - 18:30

Travessias de gênero na perspectiva feminista

A presente obra reúne os principais trabalhos apresentados no VIII Simpósio Baiano de Pesquisadores sobre Mulher e Relações de Gênero, realizado em 2007. As discussões, durante o evento, confluíram para as questões relativas à transversalização do enfoque de gênero, tema que se inscreve no âmbito das políticas públicas de trabalho, educação, cultura, saúde, violência e direitos reprodutivos. Dividido em três grandes partes, que contemplam desde intervenções femininas na área econômica, até o campo simbólico da cultura, este número da Coleção busca explorar abordagens transversais articulando gênero a várias dimensões da vida social.

Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras

As letras das músicas de pagode produzidas na Bahia nas duas últimas décadas são entendidas nesta obra como espaços de produção de significados sociais. A partir delas, o autor analisa de que forma as relações de poder entre homens e mulheres estão sendo forjadas e representadas nos discursos produzidos por essas músicas. Constatando que a imagem feminina no pagode baiano é sempre construída a partir do olhar masculino, o livro toma a sexualidade como um fator determinante da mudança social na contemporaneidade.

De anjos a mulheres: ideologias e valores na formação de enfermeiras

Autor(a):

A autora identifica os valores que têm definido a enfermagem como uma prática abnegada, de submissão e doação. Para entender este ponto central, ela retoma algumas questões clássicas que perpassam a enfermagem em geral, focando em experiências vividas na Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA) ao longo de seus 50 anos de existência. Interessada em entender as relações de poder instituídas no campo da enfermagem, Elizete Passos tomou a perspectiva de Gênero para analisar o modo como esta área é vista como um trabalho essencialmente feminino.