EDUFBA participa do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero lançando livro e representando outras editoras (02/08/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) marca presença no VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, promovido pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), que acontece entre 1 e 3 de agosto em Salvador. Neste evento, a EDUFBA lança o livro Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras, de Clebemilton Nascimento, e comercializa diversos outros títulos, inclusive lançamentos de outras editoras.

A presença da EDUFBA em eventos como este Congresso insere-se em ações que visam à disseminação do conteúdo produzido no ambiente acadêmico, sobretudo na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o intercâmbio entre editoras universitárias de todo o Brasil. Durante o Congresso, a EDUFBA representa o lançamento de outros 29 títulos e é responsável pela comercialização de diversas obras, integrantes ou não do seu catálogo.

Serviço VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero Quando: 1 a 3 de agosto de 2012, quarta-feira a sexta-feira, horários variados* Onde: Reitoria da UFBA e PAF III da UFBA (Campus de Ondina) – Salvador, Bahia Mais informações: www.abeh.org.br | Programação geral do evento Lançamento de Pagodes baianos, de Clebemilton Nascimento Quando: 2 de agosto, quinta-feira, às 19h30 Onde: PAF III da UFBA (Campus de Ondina) – Salvador, Bahia Preço especial de lançamento do livro: R$ 20,00

quinta-feira, 2 Agosto, 2012 - 19:30

Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras

As letras das músicas de pagode produzidas na Bahia nas duas últimas décadas são entendidas nesta obra como espaços de produção de significados sociais. A partir delas, o autor analisa de que forma as relações de poder entre homens e mulheres estão sendo forjadas e representadas nos discursos produzidos por essas músicas. Constatando que a imagem feminina no pagode baiano é sempre construída a partir do olhar masculino, o livro toma a sexualidade como um fator determinante da mudança social na contemporaneidade.