Edufba realiza Festival de livros e autores da UFBA
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o Festival de livros e autores da UFBA. O evento acontece no dia 19, sexta-feira, das 17h às 22h, no Palacete das Artes Rodin Bahia, Graça. Na ocasião haverá confraternização, exposição e vendas promocionais.
Os 120 livros produzidos pela Editora da UFBA, em 2014, serão expostos e vendidos com 50% de desconto, com obras a partir de R$10,00. No evento, destaca-se a Coleção Euclides Neto, lançada em novembro, que custará R$162,00.
Além disso, ocorrerá o lançamento de novos títulos que completarão a produção anual.
A realização do Festival de livros e autores da UFBA, portanto, é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica.
Confira abaixo algumas obras que integrarão o evento.
Serviço:
O quê: Festival de livros e autores da EDUFBA
Quando: 19 de dezembro
Horário: 17h às 22h
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, Graça
A Coisa Obscura
A obra é uma analise de documentos e registros das confissões e denúncias de casos de mulheres sodomitas e feiticeiras, feitos pela Inquisição portuguesa por ocasião das visitações ao Brasil. Ligia Bellini, foca nos registros de relações afetivas e sexuais entre mulheres que viveram no Nordeste brasileiro, no final do século XVI e procura compreender e informar sobre as concepções e conhecimentos existentes, no período em questão, a respeito da anatomia e fisiologia e os modos como podiam transgredir os corpos femininos.
Teoria e Prática do Compor II
Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino foi constituído com base nas linhas da vivência do próprio Paulo Costa Lima como estudante e como professor de composição. Na obra, o autor faz a articulação de maneira bastante aprofundada da ideia de Ernst Widmer de que compor e ensinar são a mesma coisa; o delineamento de teorias do compor e teorias do ensinar a compor, umas pelas vias das outras, numa saudável confusão.
Medicalização da educação e da sociedade
Resultado dos debates realizados no I Simpósio Internacional e I Simpósio Baiano Medicalização da Educação e da Sociedade: ciência ou mito?, o livro tem por objetivo aprofundar o debate em torno da educação medicalizada. “A expectativa, com a publicação deste livro, é que a qualidade envolvida no evento possa atingir outros interessados no tema, contribuindo, assim, com a discussão crítica da medicalização da educação e da sociedade, na direção de uma sociedade que respeite as diferenças e promova uma educação de qualidade, socialmente referenciada, para todos e todas, sem distinção e sem a necessidade de rotulação por meio de diagnósticos médicos que não enfrentam os reais problemas vivenciados na vida diária escolar.”
A política na timeline
Este é um livro resultante da experiência de quase três anos de imersão em ambientes digitais de comentário social acerca de temas e problemas de interesse político. É, em primeiro lugar, uma crônica de alguns dos assuntos mais proeminentes no debate público nacional nos sites de redes sociais neste período. É também o registro de uma reação no calor da hora, ao sabor dos movimentos das timelines das redes do próprio autor no Facebook e no Twitter, parte da discussão pública que se realizava no momento.
Ciência na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade 1ª Ed.
A ciência vem sofrendo mudanças em seus pressupostos epistemológicos, na sua prática e em especial em sua relação com os instrumentos científicos, na tecnologia e na inovação. A obra Ciência na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade traz um mapeamento dos fenômenos e das evidências dessas mudanças e resenhas das ideias em debate sobre as transformações na natureza da ciência.
Transexualidades: um olhar multidisciplinar
As organizadoras, em Transexualidades, discutem o conceito do termo numa perspectiva histórica e crítica de sua construção e desenvolvimento e em meio ao panorama sócio-econômico-político-epistêmico ocidental. Além disso, conceitos como corpo, sexualidade, identidade e gênero serão problematizados no mesmo contexto do tema principal.
Metrópoles na Atualidade Brasileira: transformações, tensões e desafios na Região Metropolitana de Salvador 1ª Ed.
Metrópoles na Atualidade Brasileira resulta do avanço coletivo de investigações na linha dos estudos urbanos por um grupo de pesquisadores baianos, associado à rede nacional do Observatório das Metrópoles, agregando posteriormente colaboradores de outras instituições universitárias da Bahia. Trata-se de um livro que interessa não apenas a um público especializado, mas a todos os que se preocupam com as condições e os rumos das nossas grandes cidades.
Fazendo gênero e jogando bola: futebol feminino na Bahia anos 80-90
O livro fala sobre histórias de mulheres futebolistas baianas nas décadas de 80 e 90, e suas subjetividades. A partir do futebol praticado em Feira de Santana, a autora narra como as jogadoras puderam driblar em quadras e campos de futebol, reinventar suas histórias, superar preconceitos e diversos obstáculos, afirmando-se como mulheres do seu tempo.
Gingas e Nós: o jogo do lazer na Bahia
A obra fala de um período histórico do Bairro da Boca do Rio, em Salvador, do lazer de um grupo social, relacionado diretamente com a vida do autor. Jeferson Barcelar tem como objeto de sua análise o futebol praticado em bairros e aos fins de semana. Ele toma esse futebol como um “modo de ser” que é construído no cotidiano, e é capaz de gerar um tempo de expressão de sua linguagem, novos poderes, formas próprias de interação e relativa autonomia.
Pugnas Renhidas
A obra discute a relação do futebol com as diversas camadas da sociedade soteropolitana no período entre 1901 e 1924. Pugnas Renhidas, expressão que era utilizada pelos jornais do início do século XX para dizer que um jogo de futebol seria uma batalha encarniçada, promove a discussão sobre o negro e a sua cultura no futebol baiano e os conflitos e mediações socioculturais que envolvem as relações dos afrodescendentes em Salvador.