Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba realiza lançamento de cinco novos títulos durante o PARALAXE

Edufba realiza lançamento de cinco novos títulos durante o PARALAXE

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida a todos para o lançamento de livros no I Festival de Pesquisa em Música - PARALAXE que acontece no dia 05 de dezembro, no Museu de Arte Sacra, localizado na Rua do Sodré, no Centro. Na ocasião, a Editora a UFBA vai realizar um lançamento coletivo de cinco novos títulos.

Confira abaixo a lista de lançamentos.

Data:
segunda-feira, 5 Dezembro, 2016 - 17:00

25 anos do PPGMUS UFBA: reflexões sobre uma trajetória

Organizador(a):

Em celebração aos 25 anos da criação do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFBA, a obra reúne olhares e reflexões de docentes e discentes do PPGMUS sobre a sua trajetória, notadamente sobre a Etnomusicologia e a Composição. Nesse sentido, o livro agrega resumos das 117 teses de doutorado e 260 dissertações de mestrado defendidas neste período, evidenciando a diversidade de escolhas metodológicas e diálogos com outras áreas.

Ampliando a discussão em torno de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais

O livro reúne elementos históricos e conceituais ao conhecimento que se produz no âmbito da arquivologia,  da produção documental no campo da música, além de apresentar mapeamentos e resultados de investigações empíricas sobre pesquisas e publicações acadêmicas relativas a temas que caracterizam o cotidiano da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros - CTDAIS, do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ.

Etnomusicologia no Brasil

Com o objetivo de apresentar a área da etnomusicologia ao público brasileiro e fortalecer a discussão sobre a diversidade cultural e musical no país, o livro reúne textos de coletivos de autores que vêm realizando, nas duas últimas décadas, pesquisas expressivas no cenário cultural brasileiro. Colocando-se no diálogo teórico com a etnomusicologia de outros países, a obra se desdobra sobre o papel e o perfil da etnomusicologia brasileira, destacando sua qualidade etnográfica, a qual aparece como uma teoria alternativa, nova, radical e transformada pela prática ativista e o surgimento de vozes e agentes antes silenciados nos processos de legitimação acadêmica.

Teoria e prática do compor III: lugar de fala e memória

Autor(a):

O terceiro volume da série "Teoria e prática do compor", inclui um memorial do autor da obra, descrevendo uma trajetória que passeia por suas contribuições profissionais e acadêmicas, incluindo relatos subjetivos de experiências vividas. O livro ainda mobiliza conteúdos diversos relacionados à teoria e à prática do compor, a partir da experiência do “Grupo de Pesquisa em Composição e Cultura” do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFBA.

Teoria e prática do compor IV: horizontes metodológicos

Organizador(a):

Tratando de processos de pesquisa em composição musical, especificamente, a partir de três mergulhos reflexivos sobre o compor e suas vicissitudes, os textos reunidos na publicação reconhecem e destacam a importância do entrelaçamento entre as teorias e as práticas do compor — sendo que a primeira aponta para a existência de princípios, abstrações, planos e estruturas; e a segunda, torna-se perceptível por atos, escolhas e vivências. A obra atesta a complexidade e o permanente intercâmbio entre essas duas direções, cujas fronteiras são muito mais fluidas e entrelaçadas do que delimitadas.