Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba realiza pré-lançamento da série de livros “História da Medicina na Bahia”

Na sexta-feira (4/11), às 18h, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza o pré-lançamento da série de livros “História da Medicina na Bahia". O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFBA (Largo Terreiro de Jesus/Pelourinho) e é aberto ao público. Os organizadores vão bater um papo sobre as obras e depois terá sessão de autógrafos.

"O lançamento será um novo marco no registro histórico sobre a produção do conhecimento da medicina baiana. É um marco historiográfico inigualável de participação e engajamento coletivo de produção literária médica. A série destaca-se também pela variedade de temas envolvidos, de uma só vez, com diversidades de abordagens, criando uma miscelânia de dados e fatos históricos sobre a medicina baiana nunca antes vista", comenta o organizador Eduardo José Farias Borges dos Reis

Na ocasião, serão pré-lançados quatro volumes da série: “A História da Medicina: contextos e intersecções da Faculdade Primaz do Brasil”, “A História da Medicina: histórias das especialidades médicas”, “A História da Medicina: especialidades cirúrgicas e diagnósticas na Bahia e no mundo” e “A História da Medicina: transversalidades e interfaces entre sociedade, cultura e política”. Os quatro volumes tiveram a participação de mais de 400 autores, entre professores, estudantes e técnicos administrativos, predominantemente da Faculdade de Medicina da Bahia, abarcando 77 capítulos e mais de 2 mil páginas. O pré-lançamento faz parte do I Simpósio de História da Medicina na Bahia, cujo  tema é “A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”.

"Somos a primeira Faculdade de Medicina brasileira, mas, por ter perdido, posteriormente, o espaço de produção de conhecimento sobre a História da Medicina para outros centros acadêmicos fora da Bahia, esses quatro livros podem recolocar o nosso estado numa posição mais justa como fomento em tal área", conclui Eduardo Reis.

SOBRE O SIMPÓSIO

O I Simpósio de História da Medicina na Bahia, que ocorre de 2 a 5 de novembro, tem como tema “A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”. É uma atividade acadêmica de extensão, promovida pela Faculdade de Medicina da UFBA, pelo Curso de História da UFBA, pelo Colegiado de História da Uneb, pelo Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins, pela Academia de Medicina da Bahia e pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. Tem o apoio da Fiocruz da Bahia, da Associação Baiana de Medicina (ABM), do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e do Instituto Histórico da Bahia.

SERVIÇO

O quê: pré-lançamento da série de livros “História da Medicina na Bahia”, publicada pela Edufba

Quando: 4 de novembro (sexta-feira), às 18h

Onde: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFBA (Largo Terreiro de Jesus/Pelourinho)