Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável, organizado por Robinson Tenório, Cristiane Brito Machado e Uaçaí de Magalhães Lopes (26/11/2010)

Será lançado no próximo dia 26, a partir das 17h30, o livro Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável, organizado por Robinson Tenório, Cristiane Brito Machado e Uaçaí de Magalhães Lopes. A publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia, Edufba, terá o lançamento realizado na Reitoria da UFBA e a entrada será franca. Experiências no campo da educação em diversas partes do mundo revelam que as políticas mais eficazes para a melhoria da qualidade do ensino são as que são focadas na aprendizagem e na escola. Nesse contexto, a realização de avaliações em larga escala, como forma de conhecer melhor a dinâmica dos processos e resultados dos sistemas educacionais, tem se tornado uma política internacionalmente consolidada nos anos recentes, presente em numerosos países, com distintas culturas e orientações ideológicas. No Brasil, os avanços na implementação de políticas nacionais de avaliação educacional têm sido igualmente impressionantes. A questão a ser enfrentada agora é saber usar os resultados obtidos para melhorar a aprendizagem. Nessa conjuntura reside a importância do livro Indicadores da educação básica, que investigou a utilização de resultados de avaliação por parte de sistemas de educação municipais. A obra busca identificar os limites e possibilidades do uso de sistemas de avaliação e de seus resultados, criando um sistema informatizado de avaliação da educação básica a ser utilizado por gestões educacionais. O trabalho de campo foi desenvolvido no município de Teodoro Sampaio-BA, onde foram efetuadas análises documentais, entrevistas com a equipe gestora do município e a utilização de uma técnica inovadora, denominada Choice Work, que se constitui na organização de um grupo de diálogo que busca obter um consenso sobre a visão do participante em relação ao tema proposto no grupo.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável, organizado por Robinson Tenório, Cristiane Brito Machado e Uaçaí de Magalhães Lopes

Quando: 26 de novembro de 2010, a partir das 17h30

Onde: Palácio da Reitoria, Rua Augusto Viana, s/n - Canela

Preço do livro: R$ 35,00

Preço do livro (Lançamento): R$ 30,00

Informações técnicas

Ano: 2010

ISBN: 978-85-232-0730-4

sexta-feira, 26 Novembro, 2010 - 17:30

Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável

Experiências no campo da educação em diversas partes do mundo revelam que as políticas mais eficazes para a melhoria da qualidade do ensino são as focadas na aprendizagem e na escola. Este livro investigou a utilização de resultados de avaliação por parte de sistemas de educação municipais, identificando os limites e possibilidades do uso de sistemas de avaliação e seus resultados.