Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo EDUFBA – Abril de 2013

Lançamento Coletivo EDUFBA – Abril de 2013

Primeiro coletivo do ano acontece no dia 2 de abril, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o primeiro lançamento coletivo de 2013. O evento ocorre no dia 2 de abril, terça-feira, a partir das 17h30, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, localizada no campus de Ondina,em Salvador. Naocasião, oito livros de diversas áreas do conhecimento serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a um preço promocional. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica. Em2012, aEditora realizou seis lançamentos coletivos e dezenas de lançamentos individuais. A expectativa é que o sucesso destes números repita-se em 2013. Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – Abril de 2013:

terça-feira, 2 Abril, 2013 - 17:00

O legado de Nelson Rodrigues: reflexões

A obra é uma homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo, jornalista e literato Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980), que é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros. Ela apresenta uma coletânea de textos escritos por diversos pesquisadores da obra de Rodrigues, dialogando através de diversas temáticas e posicionamentos críticos. O objetivo é que outros pesquisadores e interessados tenham acesso às ponderações apresentadas.

O teatro invadindo a cidade

A obra trata das experiências promovidas pelo ator e diretor de teatro Marcelo Sousa Brito, em Itambé (BA), durante a pesquisa de campo para sua dissertação de mestrado. No livro ele discorre sobre os métodos utilizados para engajar e conscientizar os moradores acerca de questões relacionadas com a cidade e a arte, as oficinas e exercícios teatrais desenvolvidos para transformar seus próprios depoimentos nos textos das ações cênicas, e a mobilização da população em torno dessas ações.

De escravo a cozinheiro: colonialismo e racismo em Moçambique

Tendo como tema principal o desmonte da organização social e do trabalho na porção Sul de Moçambique com a chegada dos portugueses, De escravo a cozinheiro situa o País no período de1890 a 1940 descrevendo os mecanismos de exploração usados durante a colonização. Utilizando-se de uma variada gama de documentos históricos, que vão desde publicações acadêmicas e documentos oficiais portugueses a jornais e periódicos moçambicanos, Zamparoni apresenta não só um extenso e aprofundado trabalho de pesquisa, mas um relato comovente e uma prosa envolvente.

Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias

Publicada pela EDUFBA e organizada por Tânia Lobo, Zenaide Carneiro, Juliana Soledade, Ariadne Almeida e Silvana Ribeiro, a obra é constituída por 48 artigos que apresentam investigações sobre o português arcaico e o português brasileiro com intuito de prestar homenagem à Profa. Dra. Rosa Virgínia Mattos e Silva, Professora Titular de Língua Portuguesa e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falecida em julho de 2012.

A obra religiosa de Marcos Antônio Portugal – (1762 – 1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia

Resultado da pesquisa de doutoradoem Ciências MusicaisHistóricasdo autor, o livro traz a obra de Marcos Antonio Portugal, compositor de óperas italianas e de música sacra, apresentando um catálogo temático que mostra a vasta produção sacra do compositor, suas estruturas e temas, o paradeiro das fontes conhecidas, entre outras informações que possibilitaram o estudo, a escolha, a transcrição, a execução e a gravação das obras deste que é responsável por uma música de valor comparável à dos mais destacados autores europeus de sua época.

Mestres e capoeiras famosos da Bahia (2ª edição)

Autor(a):

“Sem a lembrança dos antepassados (serão ancestrais?), a capoeira não tem (en)canto”, afirma Frederico José de Abreu no prefácio da obra, e tal lembrança é a principal característica do livro, que traz, ao longo de seus capítulos, vários nomes de mestres capoeiristas que tiveram importância na história da capoeira baiana, como Besouro, Bimba, Pastinha, Bobó, Ferrerinha de Santo Amaro, entre outros. O livro é resultado das pesquisas realizadas pelo Grupo MEL – Mídia, Memória, Educação e Lazer da Faculdade de Educação da UFBA, do qual o autor é coordenador.

Pele da cor da noite

Autor(a):

A obra nasceu das experiências pessoais da autora e tem como base a filosofia da educação praticada no projeto Irê Ayó, que parte do tradicional para perceber o contemporâneo, entendido aqui como um prosseguimento dinâmico do passado. O objetivo principal do estudo apresentado é compreender o pensamento africano como fundante na construção do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó.

Intertextos movediços: Gregório de Matos, Rabelo e Pinto Brandão

Autor(a):

Em Intertextos movediços, La Regina reúne em forma de livro diversos de seus artigos presentes em publicações brasileiras e italianas. A autora apresenta a vida e a obra de Gregório de Mattos e o papel que as figuras de Manuel Pereira Rabelo e Tomás Pinto Brandão tiveram na recepção das mesmas. O primeiro foi biógrafo do poeta, autor do livro Vida do doutor Gregório de Mattos Guerra escrito em meados do século XVIII. O segundo era também poeta, português, e estabeleceu uma relação literária e de amizade com Gregório de Mattos.