Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo EDUFBA - Dezembro de 2011 apresenta ao público nove obras e inaugura nova livraria (15/12/2011)

Lançamento Coletivo EDUFBA - Dezembro de 2011 apresenta ao público nove obras e inaugura nova livraria (15/12/2011)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida a todos para o seu último Lançamento Coletivo em 2011. O evento ocorre na Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, no Canela, em Salvador, quando nove títulos serão lançados. Na ocasião, os autores apresentarão brevemente a sua obra e receberão o público para os autógrafos. A novidade fica por conta da inauguração da nova Livraria EDUFBA, localizada neste mesmo ambiente. Os lançamentos coletivos realizados pela EDUFBA têm como principal objetivo a integração das mais diferentes áreas do conhecimento, promovendo maior acesso do público em geral ao trabalho que é desenvolvido, em grande parte, no âmbito acadêmico. Apenas em 2011, a EDUFBA realizou, com este, cinco lançamentos coletivos, além de dezenas de lançamentos individuais. A Profª Flávia Rosa, diretora da Editora, explica que “no último lançamento coletivo realizado, em novembro, mudamos um pouco o formato do evento, incluindo um breve diálogo do autor com o público presente. Como o resultado foi extremamente satisfatório, decidimos adotar esta prática”. Segundo ela, “a expectativa para este lançamento é grande, pois, além de inaugurar a nova livraria, ele fecha o ano de 2011 com saldo positivo em termos de bons livros publicados”. Conheça, abaixo, as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2011.

Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2011 Quando: 15 de dezembro de 2011, quinta-feira, às 17h30 Onde: Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA (Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
quinta-feira, 15 Dezembro, 2011 - 17:30

A Raposa e a Águia: J. J. Seabra e Rui Barbosa na Política Baiana da Primeira República

Esta obra traz à tona a história de dois importantes personagens da política baiana. Rui Barbosa (1849-1923), a Águia de Haia, foi, segundo a autora, o grande herói baiano e brasileiro do período. Glorificado em vida, celebrado após a morte, Rui concentrou as aspirações de saber, justiça e liberdade de todo o país. Numa palavra, ele representava o bem. Confrontado a essa figura mítica, José Joaquim Seabra (1855-1942) encarnava a imagem do mal, a Raposa. Foi governador da Bahia por dois mandatos e percorreu mais de 50 anos de atividade política, desde o Império até o Estado Novo. Durante essa trajetória, despertou em grandes doses o amor e o ódio dos seus contemporâneos.

Avaliação e decisão: teorias, modelos e usos

Os trabalhos que compõem a obra resultaram de pesquisas, dissertações e teses produzidas pelos membros do GA e estão divididos em duas partes: a primeira parte traz textos que tem como foco a análise da relação entre avaliação e decisão, a partir de suporte teórico-metodológico consubstancial. A segunda parte apresenta discussões que emergem do resultado de pesquisas empíricas e documentais e debatem avaliação e decisão no seu processo de materialização.

Breviário de Antonio Conselheiro

Em memória do Peregrino sertanejo, em comemoração aos cem anos da publicação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e em homenagem ao professor José Calasans, estudioso da saga canudense, O Breviário é a edição de um manuscrito apógrafo que pertenceu a Antonio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, publicado em fragmentos, além de apresentações sobre o documento e outros documentos raros em apêndice.

Desafios do planejamento na construção do SUS

No contexto contemporâneo, é cada vez mais necessário abordar as políticas públicas de saúde, sobretudo o planejamento. Com um olhar crítico, os artigos presentes neste livro analisam os entraves e desafios do sistema e da gestão pública de saúde no Brasil em suas inúmeras perspectivas, provendo um debate sobre a necessidade e as possibilidades de uso de instrumentos de planejamento, principalmente na construção do SUS.

Ele não joga capoeira, ele faz cafuné: histórias da Academia do Mestre Bimba

Alguns aspectos da diversificada cultura brasileira são desvendados ao longo desta obra. A capoeira, expressão de luta do povo negro e uma arma para a saída das senzalas, no período da escravidão, e os capoeiristas, altamente discriminados e perseguidos, são abordados com um olhar crítico, a partir de lembranças e estudos do autor sobre Mestre Bimba e sua academia. Nascida nos tempos da escravidão e uma arte essencialmente brasileira, a capoeira foi trabalhada de forma sistemática por Mestre Bimba nas décadas de 1920 e 1930.

Eletrônica digital básica

Este trabalho oferece aos estudantes uma referência elaborada na área de Circuitos Lógicos e Digitais, na tentativa de suprir a dificuldade em encontrar livros acessíveis, sobretudo em português, relacionados a este assunto. Divide-se em: Introdução aos Sistemas Numéricos; Introdução à Álgebra Booleana; Minimização de Circuitos Lógicos; Circuitos Combinacionais; Flip Flop’s e Implementação de Circuitos Lógicos (Field Programmable Gate Array – FPGA’s).

Inclusão digital: polêmica contemporânea

Os artigos deste livro abordam assuntos como as diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital, questões relacionadas ao software livre e a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional. Os autores presentes são: Paulo Cezar Souza Oliveira, Sérgio Amadeu da Silveira, Lia Ribeiro Dias, Joseilda Sampaio do Souza, Leonardo Costa, Doriedson de Almeida, Nicia Riccio, Edvaldo Souza Couto, Marildes Caldeira de Oliveira, Rachel Maciel Paulo dos Anjos e Telma Brito Rocha, além dos próprios organizadores, Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto. O prefácio é assinado por André Lemos.

Orla oceânica de Salvador: um mar de representações

A obra traz uma análise das representações acerca do trecho da orla oceânica de Salvador, compreendido entre a Praia do Porto da Barra e a Praia de Ipitanga, relacionando-as à produção e aos possíveis modos de interpretação de suas paisagens, tentando compreender de que forma algumas intervenções têm privilegiado trechos do espaço litorâneo urbano, acentuando seu valor de troca e relegando outras áreas da cidade a um segundo plano.

Pretas de Honra: vida e trabalho de domésticas e vendedoras no Recife do século XIX (1840-1870)

Dividido em duas partes centrais, o livro aborda num primeiro momento A cidade e os caminhantes: gramáticas de espaço, apresentando as dimensões urbanas e demográficas da cidade. Na segunda parte da obra, O trabalho e a honra, o autor explora as características da origem e identidade destas mulheres. Facilmente, esta publicação leva o leitor ao passado, como um transeunte que parece ouvir suas personagens.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram