Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo Edufba – Junho de 2011 (07/06/2011)

Lançamento Coletivo Edufba – Junho de 2011 (07/06/2011)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza no dia 07 de junho, terça-feira, o Lançamento Coletivo Edufba – Junho de 2011. O evento, que inicia às 17h30, conta com a presença de todos os autores e acontece na Ante-Sala da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Contemplando diversas áreas de estudo, o Lançamento Coletivo possui entrada gratuita e, na ocasião, todas as publicações podem ser adquiridas a preços promocionais. Os lançamentos coletivos realizados pela Edufba têm por finalidade integrar as diferentes áreas do conhecimento, gerando um intercâmbio de experiências que pode ir além da comunidade acadêmica, constituindo-se em um espaço propício para novas parcerias, além da oportunidade de expor e conhecer o trabalho que vem sendo produzido pela Universidade. SOBRE OS LIVROS

SERVIÇO O quê: Lançamento Coletivo Edufba – Junho de 2011 Quando: 07 de junho de 2011, terça-feira, 17h30 às 20h30 Onde: Ante-Sala da Reitoria da UFBA (Canela, Salvador – Bahia) Quanto: entrada gratuita e livros comercializados a preços promocionais

terça-feira, 7 Junho, 2011 - 17:30

A Larga Barra da Baía: essa província no contexto do mundo

Organizador(a):

Retomando a admiração que os cronistas do século XVI sentiam pela largura da Baía de Todos os Santos, esta obra consiste em uma coletânea de textos de diferentes autores contemporâneos, que, apesar de tratarem de assuntos distintos, possuem algo em comum: a Baía de Todos os Santos como metáfora e metonímia da Bahia, mais precisamente do Recôncavo e de Salvador. São seis capítulos, que fazem desde uma análise das crônicas dos estrangeiros sobre a capital baiana, até o axé music e a representação da Bahia no mercado musical.

Arte e Cultura: memória e transgressão

Organizador(a):

Esta obra reúne textos de diversos autores, sendo dois deles em francês, língua em que foram originalmente escritos. Os ensaios reunidos não possuem, necessariamente, temas em comum, mas buscam pensar a relação entre a cultura e a arte, oferecendo uma maneira distinta de refletir sobre temas importantes e incentivar um espaço de diálogos entre os mais diferentes saberes, indo desde as artes e cultura popular até as novas tecnologias.

Educação como fundamento da sustentabilidade

Os autores apresentam o conceito fundamental de Educação. É feito um panorama desta área no Brasil, seja ela informal, não-formal ou formal, considerando fatores como o processo de globalização e as mudanças implicadas por ela, assim como a relação da sociedade em geral com a Educação. A sustentabilidade, por sua vez, é adotada nesta obra como um fenômeno surgido a partir dos anos 70. Entendo a sua complexidade e questionando questões centrais sobre este tema, os autores tratam da relação entre a sustentabilidade e a educação, pensando, sobretudo, na sociedade brasileira, argumentando que a base de sua sustentabilidade deve ser a educação formal.

Globalização e novos atores: a paradiplomacia e as cidades brasileiras

O objetivo deste livro é conhecer e analisar as estratégias de inserção internacional dos municípios brasileiros, promovendo preliminarmente uma visão geral do fenômeno paradiplomático e apresentando algumas linhas gerais e distinções verificadas nos vários continentes. Apresenta elementos que pretendem contribuir para o aumento do interesse sobre a atuação internacional dos governos subnacionais brasileiros, fomentando novas pesquisas neste campo.

Lições de Abril: a construção de autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha

Autor(a):

Além de ser um relato sobre os acontecimentos na aldeia de Coroa Vermelha durante as comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil, em abril de 2000, este livro também apresenta o posicionamento dos Pataxó quanto aos desafios e problemas que enfrentaram na ocasião, sendo, muitas vezes, privados do direito da fala. A obra aborda, ainda, teorias sobre o letramento, a leitura e a escrita no âmbito da Antropologia e Linguística Aplicada.

Realidade Brasileira em Debate

Autor(a):

Esta obra reúne artigos escritos por Zilton Andrade e publicados originalmente em uma coluna homônima criada após a ditadura militar no jornal Tribuna da Bahia, com a proposta de ser um fórum de debates acerca da realidade brasileira, publicando artigos de cinco professores universitários em diferentes áreas de interesse. A área definida para a participação de Zilton Andrade foi a Ciência. A partir disso, ele aborda o Ensino Universitário e a Pesquisa Científica, trazendo também questões políticas e sociais, como as políticas de saúde, as reformas políticas, agrárias e educacionais, a política internacional e muito mais.

Relações Brasil-África e Geopolítica do Atlântico Sul

Autor(a):

Livro faz uma retomada das relações entre o Brasil, a África e o Atlântico Sul, abordando a “Pax Lusitana” e o período colonial; as transformações do poder marítimo contemporâneo; as estratégias marítimas das grandes potências no Atlântico-Sul; as formulações geopolíticas brasileiras sobre o Atlântico Sul, dentre outros assuntos relevantes. Para finalizar, Relações Brasil-África apresenta o cenário atual da cooperação Sul-Atlântica, o “despertar” da África, a diplomacia do “pragmatismo responsável”, os conflitos, interações e relações comerciais no Atlântico Sul, inclusive a parceria Brasil-Nigéria, o estabelecimento da Zona de Paz e a Organização do Tratado do Atlântico.