Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo EDUFBA – Novembro de 2012 (29/11/2012)

Lançamento Coletivo EDUFBA – Novembro de 2012 (29/11/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia lança nove livros de diferentes áreas do conhecimento no dia 29 de novembro 

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o quinto lançamento coletivo de 2012, que integra as comemorações de seus vinte anos em atividade. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, quinta-feira, às 18h, no hall da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, ao lado da Livraria EDUFBA, localizada no Canela, em Salvador. Na ocasião, serão apresentados ao público nove livros de diferentes áreas do conhecimento, vendidos a preços promocionais. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA é uma iniciativa que visa promover um diálogo entre os mais variados campos de estudos das instituições de ensino superior brasileiras, aproximando, consequentemente, pesquisadores e leitores, além de promover o acesso da sociedade ao conhecimento produzido por estas instituições, sobretudo na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Prezando sempre pela qualidade de suas publicações e por sua política editorial, a EDUFBA realiza um processo seletivo rigoroso das obras que lança. Todos os originais submetidos à publicação passam por um sistema de avaliação anônimo e pelo Conselho Editorial da EDUFBA, formado por sete membros titulares e três membros suplentes. Ao todo, ela já conta com mais de 800 livros publicados em seu catálogo e tendo nos últimos anos uma média anual de 100 publicações. Conheça, abaixo, os livros que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – Novembro de 2012:

 Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Novembro de 2012 Quando: 29 de novembro, quina-feira, a partir das 18h Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
quinta-feira, 29 Novembro, 2012 - 18:00

Classe média negra: trajetórias e perfis

Resultado da tese de doutorado da autora, a obra contém temas como a trajetória da mobilidade social e a temática da identidade entre os membros da classe média negra do Brasil, com pelo menos dois objetivos principais: o levantamento de dados sobre a classe média negra brasileira e a investigação sobre a trajetória ascendente dos empresários negros.

Dinâmica familiar do cuidado: afetos, imaginário e envolvimento dos pais na atenção aos filhos

A obra reúne análises e reflexões acerca da família contemporânea e sua relação com os filhos, tema trabalhado no projeto multidisciplinar Gênero e família em mudança: participação de pais no cuidado cotidiano de filhos pequenos, desenvolvido na Universidade Católica do Salvador. Cada capítulo traz, de forma interdependente, diversos pontos sobre o assunto, e podem ser lidos de maneira isolada, de acordo com o interesse do leitor.

Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas

O principal objetivo deste livro é entender as transformações políticas que advêm com o uso – cada vez maior – da internet. Partindo do pressuposto de que a sociedade está se reconfigurando devido aos aparatos digitais, são discutidos temas como os portais do governo federal brasileiro, o papel da internet na participação política de organizações da sociedade civil e o uso do governo eletrônico no Brasil. Para finalizar, são apresentadas perspectivas sobre a relação entre política e internet.

Gestão democrática e formação continuada em conselhos escolares: desafios, possibilidades e perspectivas

Fruto de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a obra tem como objetivo promover reflexões e discussões sobre a construção de uma gestão mais democrática nas escolas. O debate acontece ao longo de duas partes: Autonomia, gestão democrática e avaliação da educação básica pública e Formação continuada em EaD de conselheiros da educação básica.

Gênero, mulheres e feminismos

Esta coletânea, integrante da Coleção Bahianas, uma parceria da EDUFBA com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres (NEIM), reúne textos que apresentam a diversidade temática e metodológica que caracteriza os estudos feministas, trazendo reflexões teóricas e a produção de conhecimento de pesquisadores afinados com as grandes questões que se impõem no pensamento feminista no Brasil.

Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições

Esta obra questiona as premissas universalizantes e culturalmente homogenizadoras que pautam a concepção dos materiais didáticos para o ensino de línguas. Além disso, contribui para a implementação de abordagens mais democráticas e interculturais, orientando ética e criticamente a produção desses materiais no sentido de torná-los mais sensíveis às diferenças étnicas e aos contextos socioculturais historicamente construídos envolvidos no ensino de idiomas.

Os caminhos da literatura infantojuvenil baiana: em sintonia com o leitor

A obra é fruto da dissertação de mestrado da autora, que, como recorte temático, optou por traçar um panorama da produção literária infantojuvenil dos últimos 40 anos por autores nascidos na Bahia, sem deixar, entretanto, de tratar da relevância dessas obras para o acervo nacional. O livro busca estudar as obras da literatura infantojuvenil baiana, traçar o perfil dessa produção e analisar as relações que estabelecem com o jovem leitor, não só no momento da produção, mas também no momento da recepção.

O pensamento feminista e os estudos de gênero: experiências na escola de enfermagem da UFBA

A obra contextualiza a realidade do grupo que vem, há 20 anos, viabilizando projetos de intervenção feminista no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa e na capacitação de profissionais da Enfermagem e de outras áreas da saúde. Os capítulos que compõem o livro apresentam questões como: o engajamento político das docentes de Enfermagem, os projetos de extensão desenvolvidos pelo GEM e o levantamento da produção científica do grupo.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram