Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo Edufba - Setembro (13/09/2010)

Lançamento Coletivo Edufba - Setembro (13/09/2010)

Na próxima segunda-feira (13/09), a partir das 17h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia promoverá o Lançamento Coletivo da Edufba. O evento acontecerá na Reitoria da UFBA, espaço de caráter genérico, que contempla a todos os cursos da nossa universidade. O acesso será gratuito e todos os livros estarão abaixo do preço de comercialização. O evento tem por finalidade integrar as diversas áreas, gerando um intercâmbio de experiências que só traz proveito a comunidade acadêmica. Um excelente espaço para novas parcerias, além de uma ótima chance de se atualizar em relação ao que vêm sendo produzido pela universidade. Serão livros das mais variadas vertentes, onde serão abordados temas relacionados à atualidade, importantes debates históricos, ciência de forma variada, o papel da educação, além de diversas temáticas que se relacionam diretamente com esses fenômenos. Sua participação é imprescindível. Compareça!

SERVIÇO

O que: Lançamento Coletivo Edufba

Quando: 13 de setembro de 2010, a partir das 17h30.

Onde: Lançamento Coletivo da Edufba, Reitoria da Universidade Federal da Bahia, Rua Augusto Viana – Canela

Preço: Entrada Franca

LIVROS A SEREM LANÇADOS
 

Data: 
segunda-feira, 13 Setembro, 2010 - 17:30

A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais

O Orkut é um software do Google, amplamente aceitado como um site de rede social, criado em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten com o objetivo de ajudar seus membros a iniciar novas amizades e manter as existentes. A intenção de A vida no Orkut é ampliar debates que contribuam para que pais, educadores e interessados em geral conheçam, sob diversos ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos nesta rede.

Autor e autoria no cinema e na televisão

Organizador(a): 

Este livro busca compreender o lugar do autor e da autoria tanto em obras cinematográficas quanto televisivas, visando uma compreensão e problematização do status desse realizador ou criador através do processo de criação e de produção no qual essas obras estão inseridas. A questão da autoria se encontra longe de ter perdido o fôlego no debate acadêmico, pois tem suscitado um grande número de reflexões em trabalhos acadêmicos.

Controladoria empresarial: conceitos, ferramentas e desafios

Este livro discute tópicos relacionados à Controladoria, área do conhecimento com importância crescente no dinâmico mundo dos negócios. Apresenta desafios relacionados às suas diversas funções, envolvendo o processo de gestão de custos, a formação dos preços, o controle orçamentário, a gestão por processos e a nova gestão por atividades. Fomenta as discussões técnicas, pedagógicas e didáticas associadas ao ensino da Controladoria nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Cultura, representação e informação digitais

Os diferentes capítulos deste livro associam reflexões epistemológicas, científicas e técnicas no domínio da Ciência da Informação em contextos técnicos, históricos e culturais. A obra elenca de modo central as relações entre a informação e sua configuração contemporânea em formato digital e seus desdobramentos nos campos da cultura e da representação. Estabelece relações complexas entre a importância da informação digital numa perspectiva de cultura e representação.

Docência em ambientes de aprendizagem online

O livro Docência em ambientes de aprendizagem online afasta-se da realidade imposta pela “moderna renascença” das práticas pedagógicas universitárias tradicionais, mesmo quando são utilizados os mais diferenciados e inovadores recursos midiáticos. Como todas as demais áreas do conhecimento, a Educação mudou muito nos últimos anos. Porém, a mudança não se dá de forma decisiva no plano dos sistemas e hierarquias estruturadas das nossas escolas.

Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade

Este livro mapeia as alternativas existentes de formação do professor universitário, especialmente as que acontecem em espaços formais, ainda que não de maneira universalizada e, muitas vezes, sem condição de acompanhamento, reflexão e visibilidade de seus resultados. O objetivo é conhecer as motivações políticas e institucionais, formatos, bases epistemológicas e significados dos programas de pós-graduação em educação das instituições, no que tange à formação da docência universitária, tomando como base os depoimentos de egressos e coordenadores desses programas.

O Barroco, a Arquitetura e a Cidade nos séculos XVII e XVIII

Este livro revela uma apreensão do “espírito” arrebatador que invadiu o mundo ocidental durante quase duzentos anos, contribuindo para as discussões sobre a arquitetura e o espaço urbano desse momento tão importante da História da Arte. O resultado final do estudo ambiciona alcançar um juízo próprio sobre o arcabouço conceitual exposto na poética barroca, uma ação crítica só possível através do reconhecimento e da apreciação pessoal de muitas das mais importantes manifestações barrocas na arquitetura e no espaço urbano do Seicento e do Settecento.

Plantas medicinais no semiárido: conhecimentos populares e acadêmicos

Na região do Semiárido, ocorre um dos grandes biomas brasileiro, a Caatinga, que ocupa uma área contínua, com clima quente e seco, circundada por áreas de clima mais úmido. Com o conhecimento popular como fonte de dados importantes para novas descobertas científicas sobre as propriedades terapêuticas das plantas, este livro analisa o estado da arte de espécies nativas do semiárido brasileiro visando o desenvolvimento e a caracterização da tolerância a estresses abióticos, em espécies vegetais nativas dessa região.

Racismos: olhares plurais

Enfocando distintas modalidades de manifestação de racismo no Brasil e suas repercussões na sociedade, os textos que compõem esta coletânea oferecem ao leitor um quadro complexo e dinâmico do problema, colocando ao mesmo tempo a história e a política no centro da análise. Neste sentido, o objetivo deste livro é analisar as manifestações de racismo e suas interfaces no Brasil e em Portugal com o envolvimento de diversas instituições, além de identificar os atores sociais na superação da discriminação. Os dois casos se complementam, tratando fundamentalmente de contribuir para a efetivação de uma equidade histórica.

Segurança pública no Brasil: um campo de desafios

A temática da gestão da segurança constitui um campo de desafios e remete, inicialmente, ao aspecto da construção social deste problema das violências e sua problematização sociológica. O livro se propõe a realizar uma reflexão deste campo sob diversas óticas, agregando evidências empíricas e teóricas obtidas através da complementação de dados de pesquisas científicas e de um quadro traçado com as visões de pesquisadores do campo especialmente convidados.

Toxicomanias: uma abordagem psicanalítica

Fruto da experiência clínica com pacientes que abusam de drogas, atendidos em uma instituição pública de atenção a usuários e seus familiares, este livro visa contribuir para a ampliação dos debates acerca de questões pertinentes a este campo, instigante e atual, principalmente para aqueles que se dedicam à clínica sob orientação psicanalítica. A base teórica do livro contempla autores que se dedicam ao tema toxicomania, além de privilegiar a obra de Sigmund Freud e Jaques Lacan.

UFBA: do século XIX ao século XXI

Com duzentos anos de história, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma das mais antigas instituições da Bahia, razão pela qual se constitui como elo para a compreensão da passagem do tempo. Esta publicação apresenta um conjunto de depoimentos, registros e reflexões sobre a UFBA de ontem, de hoje e da que está construindo seu futuro com a aglutinação de ideias e de transformações. Traz o registro da memória histórica de nossa Universidade, focalizando cada uma das unidades que a compõem.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram