Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento da Edufba aborda precarização do trabalho no neoliberalismo

Lançamento da Edufba aborda precarização do trabalho no neoliberalismo

O Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH) e a Faculdade de Direito da UFBA realizam, no dia 6 de maio, às 16h, o lançamento do livro Trabalho, precarização e resistências: ofensivas neoliberais, aumento das desigualdades e dilemas das ações coletivas, organizado por Graça Druck, Lawrence Mello, Selma Silva, Luis Augusto Lopes e Ana Semêdo. No evento, haverá apresentação da obra com palestra remota do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ricardo Antunes, prefaciador do livro.

A precarização social do trabalho como regra está no centro do debate brasileiro, com o conjunto de reformas legislativas e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (Tema 1389), que suspende todos os processos sobre fraude no contrato civil/comercial de prestação de serviços e discute a licitude da contratação de pessoa jurídica ou trabalhador autônomo para essa finalidade. O tema foi discutido no primeiro volume de livro homônimo e tem sido objeto de preocupação central dos(as) autores(as) em sua produção acadêmica.

Nos estudos reunidos neste livro, lançado pela Editora da UFBA (Edufba), a centralidade do trabalho é o eixo condutor fundamental de pesquisas sobre processos de acumulação por espoliação, precarização social da vida, desigualdade e experiências de resistência de trabalhadores e trabalhadoras.

O livro está organizado em três blocos temáticos. No primeiro, discutem-se as relações entre acumulação flexível, financeirização, neoliberalismo e transformações nos processos de trabalho. Na segunda parte do livro, as práticas predatórias são analisadas na dimensão da violência e da desigualdade laborais enfrentadas por pessoas negras, mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, bem como do ponto de vista do avanço do assédio moral eleitoral e no trabalho corporativo. Por fim, no último bloco, discutem-se a resistência coletiva de trabalhadores(as) informais, a crítica materialista à ideologia jurídica da liberdade sindical, e as percepções de entregadores de plataformas digitais sobre a estrutura sindical brasileira.

SERVIÇO

O quê: lançamento do livro Trabalho, precarização e resistências: ofensivas neoliberais, aumento das desigualdades e dilemas das ações coletivas, organizado por Graça Druck, Lawrence Mello, Selma Silva, Luis Augusto Lopes e Ana Semêdo.

Quando: 06 de maio de 2025, às 16h

Onde: Faculdade de Direito da UFBA, Sala de Altos Estudos (PPGD/UFBA), 2º andar.
 

Data: 
terça-feira, 6 Maio, 2025 - 16:00

Trabalho, precarização e resistências: ofensivas neoliberais, aumento das desigualdades e dilemas das ações coletivas (Volume 2)

Nos estudos reunidos neste livro, a centralidade do trabalho é o eixo condutor fundamental de pesquisas sobre processos de acumulação por espoliação, precarização social da vida, desigualdade e experiências de resistência de trabalhadores e trabalhadoras. O livro está organizado em três blocos temáticos. No primeiro, discutem-se as relações entre acumulação flexível, financeirização, neoliberalismo e transformações nos processos de trabalho. Na segunda parte do livro, as práticas predatórias são analisadas na dimensão da violência e da desigualdade laborais enfrentadas por pessoas negras, mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, bem como do ponto de vista do avanço do assédio moral eleitoral e no trabalho corporativo. Por fim, no último bloco, discutem-se a resistência coletiva de trabalhadores(as) informais, a crítica materialista à ideologia jurídica da liberdade sindical e as percepções de entregadores de plataformas digitais sobre a estrutura sindical brasileira.

Compre pela Amazon

Compre pelo Whatsapp

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram