Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento de livros no Espaço Cardozão

Lançamento de livros no Espaço Cardozão

Na próxima sexta-feira (23), às 16h, a Edufba irá lançar três títulos no Espaço Cardozão, na Faculdade de Medicina da UFBA (Vale do Canela, Salvador/BA): "Abraçando o SUS", "Entre olhares e vivências no Alto das Pombas" e "Os bons frutos de Oitis". Haverá uma apresentação dos livros pelos autores e uma sessão de autógrafos.

sexta-feira, 23 Setembro, 2022 - 16:00

Abraçando o SUS: educação em saúde na comunidade do Alto das Pombas

Este livro pretende narrar atividades de educação em saúde desempenhadas de forma sincera, crítica, reflexiva e acadêmica entre a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o bairro do Alto das Pombas. Dentre as quais, cabe citar o surgimento do AbraSUS, projeto que abraça e se solidariza com o Alto das Pombas e as suas questões de saúde. Assim, a obra cria um diálogo com o(a) leitor(a) e essa experiência falando sobre seus impasses, dificuldades, êxitos, erros e aprendizados.

Entre olhares e vivências no Alto das Pombas: educação em saúde em um bairro popular

A obra é a representação de uma relação de cumplicidade que dura mais de 30 anos entre a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA) e o bairro do Alto das Pombas em prol do respeito, do saber, da solidariedade e da ciência. O mote da união de 44 autores nesse livro é, principalmente, relatar as demandas de saúde da comunidade do Alto das Pombas, oriundas das desigualdades e injustiças sociais, da ausência de políticas públicas, da carência em infraestrutura, do machismo e racismo. Para contemplar esse objetivo, a obra foi dividida em cinco partes. O(a) leitor(a) desfrutará de uma leitura leve e agradável, técnica e não-técnica, histórica e dinâmica, sobre os frutos de uma relação muito exitosa e mutualista em prol do saber.

Os bons frutos de Oitis: a importância da educação em saúde em comunidades rurais mediada por uma universidade em campo

A obra convida o(a) leitor(a) a embarcar em uma rica e longa viagem, descrevendo e analisando um programa de extensão universitária criado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto teve como objetivo principal desenvolver práticas de educação popular de saúde na região de Subaúma, em especial no povoado de Oitis, situado no município de Esplanada, na Bahia. Ao longo dos capítulos, os(as) autores(as) descrevem e analisam mais de 15 anos de atividades desenvolvidas na comunidade, pela "Ufba em campo" com mais de 400 estudantes, de 38 Cursos de 25 Unidades Universitários, abordando as mais variadas temáticas que permeiam a educação popular em saúde.