Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "Bêabá da Bahia: guia turístico", de José Valladares, na 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (02/09/2011)

A 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários do Brasil, realizado na capital carioca entre os dias 1º e 11 de setembro, recebe o lançamento de cinco novas obras integrantes da Coleção Nordestina, resultado da união de oito editoras de universidades do nordeste brasileiro, destinada a publicação de livros representativos para esta região. O evento ocorre no dia 02 de setembro, às 16 horas, no Estande Coletivo da ABEU, no Pavilhão Laranja (C03 – B06) do Riocentro. Na ocasião, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lança a segunda edição de Bêabá da Bahia: guia turístico, de autoria de José Valladares e com ilustrações e mapas de Carlos Thiré. Confira, abaixo, mais informações sobre esta e outras obras a serem lançadas na Coleção Nordestina durante a 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro:

Teatro de Anchieta, de Joel Pontes Editora da Universidade Federal de Pernambuco (EDUFPE) Ainda que não possuísse pretensões de glória literária, ou tivesse como único objetivo dedicar-se inteiramente à causa jesuítica da catequese, é sabido que o teatro do padre José de Anchieta exerceu grande influência sobre a população indígena setecentista, o que explica que sua obra continue a ser estudada em cursos de literatura brasileira. Esta é a reedição de um dos pioneiros estudos dedicados inteiramente à obra dramatúrgica do padre José de Anchieta (realizado por Joel Pontes em meio a suas atividades de docente e pesquisador da UFPE), e que estava esgotado já há alguns anos, a despeito de sua importância para a crítica literária brasileira.

Fernão Cabral de Ataíde e a Santidade do Jaguaripe, de José Calasans Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB) A reedição da obra cuja primeira publicação data do ano de 1952, vai permitir que este livro do historiador José Calasans Brandão da Silva, notável pelos seus estudos sobre folclore e, sobretudo, sobre o episódio histórico de Canudos, passe da condição de raridade almejada por alfarrabistas, bibliófilos e colecionadores, para se tornar útil instrumento para quantos desejem estudar a complexidade e as sutilezas da religiosidade popular, através dos acontecimentos ocorridos no recôncavo baiano no século XVII.

Instrução Pública e Instituições Culturais de Alagoas & Outros Ensaios, de João Craveiro Costa Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL) Esta publicação traz como texto principal a primeira monografia escrita sobre a educação escolar em Alagoas, considerando desde as origens da Capitania até o ano de 1930. Rico em dados estatísticos, o trabalho transcende o campo mais limitado das políticas educacionais e, por conta da natureza historiográfica de todos os escritos do autor, constitui-se na primeira e única história da educação que até hoje alcança todos os períodos da vida alagoana e todas as dimensões da escolarização até a data em que foi produzido.

Notas dominicais: tomadas durante uma viagem em Portugal e no Brasil em 1816, 1817 e 1818, de L. F. de Tollenare Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE) Um belo relato histórico sobre vida, costumes e política de Pernambuco e da Bahia entre os anos de 1816 e 1818. O olhar desse culto cidadão europeu na primeira metade do séc. XIX, as impressões sobre a vida do Recife e das regiões do interior que lhes são próximas, além de sua passagem por Salvador, também ricamente descrita, é um rico exemplar da história e da cultura do Brasil oitocentista. Reproduzimos também a apresentação do professor e historiador José Antônio Gonsalves de Mello, publicada em 1975, em edição esgotada, pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco.

Serviço O quê: Lançamento de livros da Coleção Nordestina Quando: 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, 02 de setembro, às 16 horas Onde: Pavilhão Laranja (C03 – B06) do Riocentro, Rio de Janeiro Maiores informações: www.bienaldolivro.com.br

sexta-feira, 2 Setembro, 2011 - 16:00

Bêabá da Bahia: guia turístico

Autor(a):

Esta edição, publicada sessenta anos depois da primeira, integra a Coleção Nordestina, que reúne livros de diversas editoras universitárias do nordeste brasileiro. Em forma de guia turístico, esta obra apresenta a Bahia aos leitores sob um ângulo diferenciado e bastante completo, trazendo informações sobre sua história, seu clima, sua população, suas festas, suas religiões, sua culinária, seus artistas, músicas e literatura, tudo através de uma linguagem clara e direta, mas curiosa e objetiva. Funciona também como uma fonte de pesquisa para percebermos as mudanças (para melhor e para pior) pelas quais a Bahia passou ao longo dos anos.