Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "Filmes da África e da Diáspora", organizado por Mahomed Bamba e Alessandra Meleiro, no XVI Encontro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (09/10/2012)

Reunindo textos analíticos, frutos de perspectivas diversas, o livro Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos, organizado por Mahomed Bamba e Alessandra Meleiro, tem lançamento marcado para o próximo dia 9 de outubro, terça-feira, integrando a programação do XVI Encontro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. O evento acontece no Centro Universitário SENAC, em São Paulo, a partir das 19h15.

O livro está dividido nas seguintes partes: Narrativas pós-guerra civil Angolana e Moçambicana; A onipresença da música africana em “filmes de autor” africanos; Fronteiras, margens, alteridade e experiências diaspóricas; Realismo social, cinéfila e experimentação em três filmes africanos e Imagens do corpo da mulher e figuras do “Eu” feminino em quatro filmes. Os autores são provenientes de diversas instituições de ensino superior do Brasil e outros países.

Serviço O quê: Lançamento do livro Filmes da África e da Diáspora no XVI Encontro SOCINE Quando: 09 de outubro de 2012, terça-feira, às 19h15 Onde: Centro Universitário SENAC (Campus Santo Amaro - Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, - Santo Amaro - São Paulo/SP Preço especial de lançamento do livro: R$ 40,00 Mais informações: www.socine.org.br

terça-feira, 9 Outubro, 2012 - 19:15

Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos

As obras dos cineastas africanos são valiosos objetos de estudo para pesquisadores acadêmicos. Neste livro, a partir de uma seleção desses filmes, considerados objetos estéticos e semióticos, foram elaboradas diversas reflexões teóricas sobre questões identitárias, culturais e ideológicas. Os estudos levaram em consideração a atual lógica cinematográfica e observaram questões como as novas tecnologias de armazenamento e reprodução (downloads ilegais, por exemplo).