Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "Na Palma da Minha Mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas", de Vilson Caetano de Sousa Junior (09/06/2011)

Evento de lançamento abre exposição homônima com telas que ilustram a obra

No próximo dia 09 de junho, quinta-feira, às 18h, acontece, na Biblioteca Pública do Estado, o lançamento do livro Na Palma da Minha Mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). Este livro integra o projeto Brasil Com Artes, idealizado pelo artista plástico Rodrigo Siqueira, que ilustra esta obra, e o antropólogo Vilson Caetano, autor do livro. O evento de lançamento abre uma exposição homônima que segue em cartaz até o final do mês de junho, na própria Biblioteca, e apresenta telas com as ilustrações presentes no livro. Através de artigos, a publicação Na Palma da Minha Mão aborda assuntos contemporâneos envolvendo questões éticas, filosóficas e sociais a partir das religiões de matriz africana.

Vilson Caetano de Sousa Junior é Antropólogo, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Pós-Doutor em Antropologia pela UNESP. Atualmente, é professor da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Possui diversos outros livros publicados, a exemplo de O Banquete Sagrado e Nagô: a nação de ancestrais itinerantes. É um grande estudioso e pesquisador de temas relacionados ao candomblé e à matriz africana, sendo participante de núcleos temáticos como o Centro de Estudos das Populações Afro e Indígenas Americanas (CEPAIA).

Serviço O quê: Lançamento do livro Na Palma da Minha Mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas e abertura de exposição homônima Quando: 09 de junho de 2011, quinta-feira, às 18h Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) Preço do livro: R$ 40,00 Preço especial de lançamento: R$ 35,00

quinta-feira, 9 Junho, 2011 - 18:00

Na Palma da Minha Mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas

De caráter didático, linguagem clara e com ilustrações, esta publicação é fruto de pesquisas realizadas em comunidades de terreiros, sendo uma importante contribuição para o conhecimento e estudo acerca das religiões afro-brasileiras presentes, sobretudo, na comunidade baiana. Explica, inicialmente, o porquê do título Na Palma da Minha Mão. Dentre os assuntos abordados na sequência, estão questões como a modernidade e as mudanças pelas quais passaram o candomblé, o sincretismo religioso e a contribuição africana para a ciência, a tecnologia e a medicina. O livro traz, ainda, a concepção de ancestralidade e seu papel na manutenção das tradições.