Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "Preservação documental", de Rubens Ribeiro (Org.), integra comemorações dos 70 anos da Biblioteconomia na Bahia (12/03/2012)

O lançamento do livro Preservação documental: uma mensagem para o futuro, organizado por Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, integra a programação de comemorações dos 70 anos da Biblioteconomia na Bahia. O evento acontece no dia 12 de março, segunda-feira, às 10 horas, na sede do Instituto da Ciência da Informação (ICI). Na ocasião, ocorre o descerramento de placa comemorativa e um coquetel de congraçamento. Este livro, que apresenta muito mais que aspectos técnicos, é resultado do trabalho de profissionais e pesquisadores do campo da preservação documental e patrimonial da humanidade, que, no período de março a abril de 2010, reuniram-se intensamente em uma rede sociotécnica on-line.

Serviço O quê: Lançamento do livro Preservação documental: uma mensagem para o futuro Quando: 12 de março, segunda-feira, às 10 horas Onde: Instituto da Ciência da Informação (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Canela) Preço promocional de lançamento do livro: R$ 25,00

segunda-feira, 12 Março, 2012 - 10:00

Preservação documental: uma mensagem para o futuro

O primeiro capítulo discute o papel dos documentos na construção da memória social; o segundo apresenta um estudo sobre aspectos interdisciplinares da preservação; o terceiro, por sua vez, trata da temática da repetição e da diferença; o quarto capítulo considera o movimento da ciência em outras direções; o quinto aborda questões sobre a conscientização de manutenção dos acervos; os capítulos seguintes discorrem sobre grandezas físicas presentes em formas de degradação de acervos e reúnem elementos para provar que, sob certos cuidados, o papel pode ser consultado durante várias gerações.