Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade", de Silvana Olivieri (28/06/2011)

Acontece no dia 28 de junho, terça-feira, às 18h30, o lançamento oficial do livro Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade, de Silvana Olivieri, em Salvador. O evento, que ocorre na MÍDIALOUCA (Rio Vermelho), conta com a presença da VJ Paulinha Carneiro projetando trechos de documentários ao som da DJ Maria 16 Toneladas. Este livro é uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) na Coleção PPG-AU FAUFBA, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Esta obra foi premiada pelo VI Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) como melhor dissertação de mestrado defendida no período de fevereiro de 2007 a março de 2009.

A autora Silvana Olivieri é arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em 1997, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007. Atualmente, vem se dedicando à pesquisa e criação nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais, caminhando sempre ao lado da Arquitetura e Urbanismo.

Serviço O quê: Lançamento do livro Quando o cinema vira urbanismo, de Silvana Olivieri Quando: 28 de junho de 2011, terça-feira, 18h30 às 21h30 Onde: MÍDIALOUCA (Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho, Salvador – Bahia) Maiores informações: 71 3334-2077

terça-feira, 28 Junho, 2011 - 18:30

Autor(a):

Esta obra tem como foco a produção cinematográfica e documentária – brasileira e estrangeira – que aborda questões que se relacionam com a cidade e a vida urbana. A autora busca discutir a influência que esses recursos audiovisuais podem exercer sobre a prática de urbanismo, tendo como grande influência as noções de “orgânico” e “cristalino”, desenvolvidas, sobretudo, por Gilles Deleuze.