Lançamento do livro "A saúde do trabalhador na Bahia: história, conquistas e desafios", organizado por Letícia Nobre, Paulo Pena e Rosanita Baptista (19/12/2011)
Acontece, no dia 19 de dezembro, segunda-feira, às 17h30, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, em Salvador, o lançamento da obra A saúde do trabalhador na Bahia: história, conquistas e desafios. Prefaciado pelo governador Jacques Wagner e organizado por Letícia Nobre, Paulo Pena e Rosanita Baptista, este livro, da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), aborda a história dos trabalhadores na Bahia nos últimos 20 anos. Na ocasião, acontece também o lançamento do Catálogo de Memória das Sessões Técnicas e de Cinema, suporte que reúne informações sobre a saúde do trabalhador, constituindo uma espécie de memória cultural da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST/ CESAT). Durante o evento, os autores recebem o público, que pode adquirir o livro A Saúde do trabalhador na Bahia pelo preço promocional de lançamento de R$ 35,00. Autoridades como Dr. Jorge Solla, Secretário de Estado da Saúde da Bahia, já confirmaram presença.
A saúde do trabalhador na Bahia está dividida em duas partes: a primeira, Contextualização histórica, é composta de quatro capítulos que trazem referências e aspectos históricos do campo da saúde do trabalhador. A segunda parte, intitulada Situação atual e temas emergentes em ST, traz outros quatro capítulos que refletem sobre a situação contemporânea da área e outras temáticas relevantes.
Serviço O quê: Lançamento do livro A saúde do trabalhador na Bahia Quando: 19 de dezembro de 2011, segunda-feira, 17h30 Onde: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT) - Rua Pedro Lessa, 123, Canela – Salvador, Bahia Quanto: entrada gratuita Preço de lançamento do livro: R$ 35,00
A saúde do trabalhador na Bahia: história, conquistas e desafios
A saúde do trabalhador, em qualquer lugar, sempre tem uma grande história. No Brasil, sua construção se deu no contexto do processo de redemocratização do país. Na Bahia, para entendê-la, é necessário abordar o papel das instituições e seus atores, do movimento social sindical, da criação do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador Salvador Allende (CESAT). Todo este processo, ocorrido nas últimas duas décadas, está presente neste livro.