Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento dos livros "Gêneros televisivos e modos de endereçamento", de Itania Gomes (org.), e "Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas", de Gislene Silva, Dimas Künsch, Christa Berger e Afonso Albuquerque (org.) (23/08/2011)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT) convidam para o lançamento dos livros Gêneros televisivos e modos de endereçamento, organizado por Itania Gomes, e Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas, organizado por Gislene Silva, Dimas Künsch, Christa Berger e Afonso Albuquerque. O evento acontece na abertura do Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos, dia 23 de agosto, terça-feira, às 17h00, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Na ocasião, os livros podem ser adquiridos com descontos especiais.

É importante ressaltar que o lançamento destas obras, aberto ao público em geral, integra a programação do Seminário Internacional Análise do Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos. Este encontro tem como objetivo principal a promoção da interlocução entre pesquisadores de telejornalismo do Brasil e do exterior e conta com uma programação de conferências, mesas de discussões e grupos de trabalhos.

Serviço O quê: Lançamento dos livros Gêneros televisivos e modos de endereçamento e Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas Quando: 23 de agosto de 2011, às 17 horas Onde: Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), Campus de Ondina – Salvador, Bahia Quanto: aberto ao público em geral Site do Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: www.analisedetelejornalismo.wordpress.com

terça-feira, 23 Agosto, 2011 - 17:00

Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo

Organizador(a):

Este livro tem como objeto de estudo a interpretação do telejornalismo a partir dos conceitos de gênero televisivo e modos de endereçamento, analisando os elementos textuais, visuais e sonoros, assim como a configuração interna dos programas. Reúne artigos de onze autores distintos, que analisam os seguintes programas: Roda Viva, Jornal da MTV, Globo Rural, Cidade Alerta, Globo Repórter, Profissão Repórter, Repórter Brasil, Balanço Geral, Jornal da Massa e Fantástico. Para abrir o livro, um artigo sobre a metodologia de análise do telejornalismo, da organizadora Itania Gomes.

Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas

Este livro aborda os dilemas atuais sobre o exercício do jornalismo em seus mais diferentes aspectos. Divide-se em três partes: Configurações Políticas, que aborda os impasses políticos e a configuração contemporânea da profissão; Expansões do Objeto, que reflete sobre as mudanças pelas quais esta profissão tem passado, as crises e a suposta instabilidade; por fim, Experiências e Impactos traz artigos calcados, sobretudo, na investigação empírica e na tecnologia digital. Dentre os assuntos, estão a relação entre o jornalismo e o poder, os novos cenários éticos da informação, as perspectivas de pesquisa na área da Comunicação, a convivência entre o jornalismo impresso e o digital e a apropriação de microblogs, como o Twitter, pelo jornalismo.