Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento dos livros "Mediação e Midiatização", "Comunicação e Estudos Culturais" e "O ensino de jornalismo na era da convergência" no XXI Encontro Nacional da Compós (13/06/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), que em setembro comemora 20 anos de atividades, apresenta três livros no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), que acontece entre 12 e 15 de junho na Universidade Federal de Juiz de Fora. Na quarta-feira, 13, às 18 horas, os organizadores dos livros Mediação e Midiatização, Comunicação e Estudos Culturais e O ensino de jornalismo na era da convergência recebem o público para uma sessão de autógrafos.

Serviço O quê: Lançamento de livros da EDUFBA no XXI Encontro Nacional da Compós Quando: 13 de junho de 2012, quarta-feira, às 18 horas Onde: campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Minas Gerais) Mais informações: www.encontro2012.compos.org.br

quarta-feira, 13 Junho, 2012 - 18:00

Mediação e Midiatização

Este livro aborda os conceitos de Mediação e Midiatização, levando em consideração suas limitações, potencialidades, articulações e contribuições para as análises dos processos comunicacionais contemporâneos. Divide-se em duas partes: Mediação e midiatização: conexões epistemológicas, que discute aportes teórico-metodológicos e conceitos-chave da área, e Percursos investigativos, que aborda as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil

Organizador(a):

Esta publicação reúne textos apresentados no I Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, evento promovido pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), em 2010. A obra é dividida em três blocos, sendo que o primeiro aborda os conceitos teórico-metodológicos do campo jornalístico. A segunda parte é dedicada aos estudos empíricos dos cursos de Jornalismo inseridos na Rede PROCADJOR e, por fim, são apresentados estudos de casos brasileiros, construídos por pesquisadores que não possuem vinculação direta com o Programa.

Comunicação e Estudos Culturais

A primeira parte de Comunicação e Estudos Culturais, intitulada Origens, apresenta grandes responsáveis pela disseminação das ideias dos Estudos Culturais no Brasil, através de artigos que abordam autores e textos considerados clássicos nesta área, como Richard Hoggart, Raymond Williams e Stuart Hall. A segunda parte, Transformações e rupturas, trata de assuntos mais específicos, como música popular massiva e televisão, navegando por autores menos conhecidos entre os estudiosos brasileiros.