Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento dos livros "O périplo de Judith Grossman", de Lígia G. Telles, e "Todos os filhos da ditadura - Romance", de Judith Grossmann (23/11/2011)

A Academia de Letras da Bahia, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, a Fundação Casa de Jorge Amado e a Editora da Universidade Federal da Bahia convidam para o lançamento dos livros O périplo de Judith Grossmann, de Lígia Guimarães Telles, e Todos os filhos da ditadura – Romance, de Judith Grossmann. O evento integra a programação do Seminário Visitações: a obra literária de Judith Grossmann e ocorre no dia 23 de novembro, quarta-feira, às 19 horas, na Academia de Letras da Bahia, em Salvador. O romance Todos os filhos da ditadura, de Judith Grossmann, trata do turbulento período político brasileiro através de uma perspectiva diferente, menos densa, abordando os “filhos” desta época. A autora é poeta, contista, romancista e ensaísta, importante escritora da cena literária contemporânea e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entendendo esta importância, a autora Lígia Guimarães Telles tem se dedicado, ao longo da sua trajetória como pesquisadora no Instituto de Letras UFBA, a estudar e divulgar a obra grossmanniana. O livro O périplo de Judith Grossmann resulta deste processo, também é uma importante teórica e crítica da literatura. A programação do Seminário Visitações inclui a realização de mesas com a participação de Antonia Herrera, Cássia Lopes, Evelina Hoisel, Fernando Segolin, Fernanda Mota, Jerusa Pires Ferreira, Luciano Lima, Myriam Fraga e da própria Lígia Guimarães Telles; exposição bibliográfica com montagem de Fernanda Mota e performance com textos de Judith Grossmann sob a direção de Paulo Dourado e Cleise Mendes. Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia através do e-mail visitacoesjg@gmail.com até o dia 22 de novembro.

No evento de lançamento, a aquisição dos dois livros terá valor promocional de R$ 50,00. Serviço O quê: Lançamento dos livros O périplo de Judith Grossmann, de Lígia Guimarães Telles, e Todos os filhos da ditadura – Romance, de Judith Grossmann Quando: 23 de novembro de 2011, quarta-feira, das 19h às 21h30 Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198, Nazaré – Salvador) Mais informações e inscrições para o Seminário Visitações: visitacoesjg@gmail.com

Data:
quarta-feira, 23 Novembro, 2011 - 19:00

O périplo de Judith Grossmann

Esta obra revela detalhes da escrita ficcional de Grossmann. Percorre a sua produção literária desde seu primeiro livro publicado, Linhagem de Rocinante: 35 poemas (1959). Simultâneo à abordagem dos romances, O périplo faz uma leitura encruzada de contos e poemas de Grossmann e aponta as suas referências: Proust, Virginia Woolf, Machado de Assis, Clarice Lispector, dentre outros nomes.

Todos os filhos da ditadura – Romance

Autor(a):

Esta obra é sobre o povo brasileiro, os filhos da ditadura. Porém, não se fala diretamente daqueles tempos sombrios. Este livro, classificado como “autoficção”, divide-se em cinco capítulos. Logo no primeiro, a autora apresenta o personagem narrador em uma cela, dando pistas da natureza singular deste ser que, além de engenheiro, é escritor. O motivo da prisão só será revelado no penúltimo capítulo, quando outras revelações serão feitas, afirmando valores e apresentando questões essenciais para a construção desta história.