Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento dos livros "A Primeira Gazeta da Bahia: Idade d´Ouro do Brazil" e "Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822", de Maria Beatriz Nizza da Silva (14/05/2011)

Lançamento dos livros "A Primeira Gazeta da Bahia: Idade d´Ouro do Brazil" e "Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822", de Maria Beatriz Nizza da Silva (14/05/2011)

Evento reúne lançamento de livros e conferência em comemoração aos 200 anos da Imprensa na Bahia

A professora doutora Maria Beatriz Nizza da Silva, luso-brasileira, grande contribuinte sobre o estudo e o registro acerca da história da imprensa baiana, lança no próximo sábado, 14 de maio, o livro inédito Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro - 1822 e, também, nova tiragem do título A Primeira Gazeta da Bahia: Idade d´Ouro do Brazil, ambos publicados pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). Na ocasião, a autora ministra uma conferência sobre o Jornal Idade d'Ouro do Brazil, o primeiro periódico baiano e o primeiro periódico não oficial impresso no Brasil, em comemoração ao bicentenário da imprensa baiana. O evento acontece no Salão Nobre Kátia Mattoso da Biblioteca Pública da Bahia, às 9h30.

SOBRE OS LIVROS

Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822

Informações técnicas
Autora: Maria Beatriz Nizza da Silva
ISBN: 978-85-232-0788-5
Número de páginas: 195
Formato: 15 x 21 cm
Ano: 2011

A Primeira Gazeta da Bahia – Idade d´Ouro do Brazil

Informações técnicas
Autora: Maria Beatriz Nizza da Silva
ISBN: 85-232-0333-8
Número de páginas: 374
Formato: 15 x 22 cm
Ano: 2011

SERVIÇO

O quê: Evento de lançamento dos livros A Primeira Gazeta da Bahia: Idade d´Ouro do Brazil e Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822, de autoria de Maria Beatriz Nizza da Silva

Quando: sábado, 14 de maio de 2011, às 9h30

Onde: Salão Nobre Kátia Mattoso da Biblioteca Pública da Bahia

Valor promocional de lançamento dos livros: R$ 30,00 (cada)

Informações sobre o evento: (71) 3117-6084

Data: 
sábado, 14 Maio, 2011 - 09:30

Diário Constitucional: um periódico baiano defensor de D. Pedro – 1822

Este livro traz a análise de alguns números do Diário Constitucional que circularam em 1822. A autora faz uma retomada dos acontecimentos históricos e dos entraves que o periódico teve de enfrentar para circular. Além de ser uma importante obra para entender as bases da história da imprensa baiana, é um registro de uma fase de extrema agitação política. Em suas páginas, há um olhar crítico sobre a relação estabelecida entre os três jornais que circulavam na época: Idade d´Ouro do Brazil e Semanário Cívico, leais à Coroa Portuguesa, e o Diário Constitucional, que apoiava o príncipe Dom Pedro e seu projeto de autonomia do reino brasileiro.

A Primeira Gazeta da Bahia – Idade d’Ouro do Brazil 3ª Ed.

Neste livro, a historiadora luso-portuguesa Maria Beatriz Nizza da Silva faz uma análise da gazeta editada na Bahia a partir de 1811, resgatando e revelando a Cidade da Bahia durante o período colonial. A Idade d’Ouro do Brazil, publicação implantada por Manuel Antônio de Castro, foi uma verdadeira revolução na Bahia, dando impulso à sua imprensa. O trabalho realizado por Maria Beatriz consiste em uma retomada dessa época, através de uma perspectiva social e cultural e um olhar lançado sob as práticas comunicacionais do período.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram