Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamentos da EDUFBA marcam o 22º Encontro Anual da COMPÓS (29/05/2013)

Lançamentos da EDUFBA marcam o 22º Encontro Anual da COMPÓS (29/05/2013)

De 04 a 06 de junho, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acontece o 22º encontro anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). O evento contará com o Seminário Internacional COMPÓS 2013, ministrado pelo professor Lawrence Grossberg, da University of North Carolina, lançamentos e vendas de diversos livros publicados pela Editora da UFBA e discussões em 15 Grupos de Trabalho diferentes. Os lançamentos acontecem no dia 05 de junho, às 18h. Confira os títulos:

terça-feira, 4 Junho, 2013 - 18:00

Visualidades hoje

A obra visa articular os problemas da representação visual com práticas sociais e discursivas, mutações dos saberes aos dispositivos engendrados por estes saberes. Nesse sentido, a visualidade diz respeito não apenas à imagem ‒ a seus elementos formais e expressivos ‒, mas também a um olhar historicamente constituído e singularmente situado.

Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro

Resultado da tese de doutorado do autor, premiado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) como a melhor tese em 2012, o livro tem como objetivo analisar as diversas maneiras de apropriação e adaptação das peças originais do dramaturgo William Shakespeare para o cinema brasileiro. O foco do autor são as obras em que a trama é construída tendo alguma peça do inglês como base primordial. Na obra também é discutido os diversos momentos da história do cinema brasileiro e o modo como os filmes se relacionam com a obra shakespeariana.

Representações do meio ambiente: clima, cultura, cinema

A obra reúne palestras conferidas durante um simpósio realizado no Goethe-Institut/ICBA, em novembro de 2011, e aborda os discursos e a práxis sobre o clima e o meio ambiente a partir de diversos pontos de vista. Considerando-se o cinema como um poderoso propagador de referências culturais, um propósito complementar é discutir instâncias, efeitos e ideias subjacentes a representações cinematográficas do meio ambiente e dos fenômenos climáticos atuais.

Análise de telejornalismo: desafios teóricos-metodológicos

Organizador(a):

O livro reúne os artigos apresentados no Seminário Internacional Análise do Telejornalismo: desafios teóricos-metodológicos, realizado em 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT). Ao longo de seus capítulos são discutidos temas como o papel dos estudos culturais para a análise das transformações vividas no telejornalismo devido a sua relação com a cultura, o conceito de gênero televisivo, entre outros temas relacionados.

Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil

A obra trata da questão democrática sob o prisma eleitoral, tendo como base a ligação entre comunicação e democracia. Nela são discutidos a relação entre o homem e as máquinas digitais, os usos que ele faz das ferramentas virtuais delas decorrentes e a efetividade que lhes são atribuídas. A partir desta análise é estudada a relação entre eles e o mundo político, cada vez mais discutido no meio digital devido à internet e às redes sociais.

Jornalismo de revista em redes digitais

Organizador(a):

Partindo não só de uma vasta gama de referências teóricas, como também de pesquisa empírica, esta coletânea apresenta, entre outros temas, o panorama histórico da publicação de revistas digitais, análises do design de suas interfaces para a web e para dispositivos móveis (smart phones, tablets e e-readers), além das transformações nas rotinas jornalísticas, nos modelos de negócio e na participação dos leitores.