Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Os Mansos: sobre os motivos de “O Idiota” de Fiódor Dostoievski, da autoria de Alejandro Tantanian, e traduzido por Héctor Briones (05/05/2010)

Na próxima quarta-feira, 05 de maio, a partir das 19 horas, será lançado o livro bilíngue "Os Mansos: sobre os motivos de “O Idiota”, de Fiódor Dostoievski", de Alejandro Tantanian, e traduzido por Héctor Briones. A publicação é da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e o evento acontecerá no Cabaré dos Novos, no Teatro Vila Velha. Os Mansos, cujo subtítulo é ‘sobre motivos de "O Idiota" de Fiódor Dostoiévski’, consiste em uma livre adaptação e transcriação desse romance do autor russo. No texto se misturam dados autobiográficos de Tantanian, de descendência russa, como dados da vida do mesmo Dostoiévski e também das vidas ficcionais dos personagens de "O Idiota". A obra se configura como um tecido de histórias fragmentadas, de lembranças que falam de teatro, de paixões, de amizades e crenças em impossíveis sonhos num mundo de violência, no qual os personagens lutam para se manter mansos. O livro de Alejandro Tantanian faz parte da coleção Dramaturgia Latino-Americana, que configura uma significativa possibilidade de aproximação da dramaturgia contemporânea de nosso continente, tanto para estudantes de literatura e de artes cênicas, como para outras áreas de estudo, da Bahia e do Brasil. Do mesmo modo, a coleção poderá ser um material valioso para artistas teatrais que queiram desenvolver sua prática cênica montando espetáculos a partir destes textos, cujas vertentes dramatúrgicas são atuais e, ao mesmo tempo, desconhecidas nessas terras.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro "Os Mansos: sobre os motivos de “O Idiota” de Fiódor Dostoievski", da autoria de Alejandro Tantanian, e traduzido por Héctor Briones

Quando: 05 de maio de 2010, a partir das 19 horas.

Onde: Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha, Av. Sete de Setembro, s/n, Passeio Público, Centro, Salvador – BA

Preço: R$ 20,00

quarta-feira, 5 Maio, 2010 - 19:00

Os Mansos: sobre motivos de O Idiota de Fiódor Dostoievski

Este livro consiste em uma livre adaptação e transcrição dO Idiota, de Fiódor Dostoiévski. No texto, se misturam dados autobiográficos de Tantanian, de descendência russa, com dados da vida de Dostoiévski e também das vidas ficcionais dos personagens de O Idiota. A obra se configura como um tecido de histórias fragmentadas, de lembranças que falam de teatro, de paixões, de amizades e crenças em impossíveis sonhos num mundo de violência, no qual as personagens lutam para se manter mansos.