Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos, de João Augusto de Lima Rocha (26/08/2010)

No próximo dia 26, a partir das 16h30, será lançado o livro “Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos”, de João Augusto de Lima Rocha. A ocasião de lançamento da obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), será no Palácio da Reitoria da UFBA. A mecânica da fratura é um campo de grande relevância, hoje em dia, atestado pela grande quantidade de abordagens distintas do problema crucial da caracterização do limite último de resistência dos sólidos. Inicia-se na década de 1920, quando A. A. Griffith formulou o primeiro critério de iniciação do processo de fissura nos sólidos. Ao lado da repercussão tecnológica que causou, o trabalho de Griffith também teve o mérito científico de abordar o problema da fratura utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica (ou Lei de Conservação da Energia), fato que abriu a perspectiva de continuidade e refinamento de sua pioneira pesquisa. Termodinâmica da fratura propõe o aperfeiçoamento da idéia de Griffith, com a inclusão da Segunda Lei da Termodinâmica na análise do fenômeno da fratura, configurando a chamada teoria termodinamicamente consistente. Além da base termodinâmica consistente, dada pela utilização simultânea da Primeira e da Segunda Lei, o presente trabalho inclui ainda a utilização de ferramentas teóricas recentes, tais como a Análise de Sensibilidade e o Método dos Elementos de Contorno, para a construção de um novo critério de iniciação da fratura.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro "Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos", de João Augusto de Lima Rocha

Quando: 26 de agosto de 2010, 16h30

Onde: Palácio da Reitoria da UFBA, Rua Augusto Viana, s/n, Canela