Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos, de João Augusto de Lima Rocha (26/08/2010)
No próximo dia 26, a partir das 16h30, será lançado o livro “Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos”, de João Augusto de Lima Rocha. A ocasião de lançamento da obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), será no Palácio da Reitoria da UFBA. A mecânica da fratura é um campo de grande relevância, hoje em dia, atestado pela grande quantidade de abordagens distintas do problema crucial da caracterização do limite último de resistência dos sólidos. Inicia-se na década de 1920, quando A. A. Griffith formulou o primeiro critério de iniciação do processo de fissura nos sólidos. Ao lado da repercussão tecnológica que causou, o trabalho de Griffith também teve o mérito científico de abordar o problema da fratura utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica (ou Lei de Conservação da Energia), fato que abriu a perspectiva de continuidade e refinamento de sua pioneira pesquisa. Termodinâmica da fratura propõe o aperfeiçoamento da idéia de Griffith, com a inclusão da Segunda Lei da Termodinâmica na análise do fenômeno da fratura, configurando a chamada teoria termodinamicamente consistente. Além da base termodinâmica consistente, dada pela utilização simultânea da Primeira e da Segunda Lei, o presente trabalho inclui ainda a utilização de ferramentas teóricas recentes, tais como a Análise de Sensibilidade e o Método dos Elementos de Contorno, para a construção de um novo critério de iniciação da fratura.
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro "Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos", de João Augusto de Lima Rocha
Quando: 26 de agosto de 2010, 16h30
Onde: Palácio da Reitoria da UFBA, Rua Augusto Viana, s/n, Canela
Preço do livro: R$ 40,00
Preço do livro (Lançamento): R$ 35,00
Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos
A mecânica da fratura é um campo de grande relevância, atestada pela quantidade de abordagens distintas do problema crucial da caracterização do limite último de resistência dos sólidos. Com uma base teórica consistente, este livro inclui ainda a utilização de ferramentas recentes, tais como a Análise de Sensibilidade e o Método dos Elementos de Contorno.