Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / A tipografia na Bahia: documentos sobre suas origens e o empresário Silva Serva, de Marcello e Cybelle de Ipanema (14/05/2010)

No próximo dia 14 de maio, sexta-feira, a partir das 17 horas, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, será lançada a segunda edição do livro "A tipografia na Bahia: documentos sobre suas origens e o empresário Silva Serva", de Marcello e Cybelle de Ipanema, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). O livro conta um pouco da biografia do negociante Manuel Antônio da Silva Serva e propicia que novas histórias sobre ele, a tipografia e a imprensa no Brasil possam ser tecidas por outros autores. A obra dá ainda subsídios para a compreensão das intrincadas relações sociais, políticas e econômicas dos derradeiros anos do período colonial, que coincidem com a ascensão dos negócios de Silva Serva no Brasil. A nova edição, além de revista pela co-autora Cybelle de Ipanema (o professor Marcello faleceu em 1993), foi por ela ampliada e ganhou o novo capítulo “Morte e decorrências”, acrescido da documentação. O livro ambiciona inspirar outros estudiosos a pesquisarem sobre os primeiros anos da indústria gráfico-editorial na Bahia, sobretudo pela proximidade do dia 14 de maio de 2011, quando comemoraremos o bicentenário da instalação da imprensa na terra de ilustres personagens, como Castro Alves, Ruy Barbosa, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro "A tipografia na Bahia: documentos sobre suas origens e o empresário Silva Serva", de Marcello e Cybelle de Ipanema

Quando: 14 de maio de 2010, a partir das 17 horas

Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Av. Sete de Setembro, nº 94ª, Piedade, Salvador – BA

Preço: R$ 25,00

Preço de lançamento: R$ 20,00 INFORMAÇÕES TÉCNICAS ISBN: 978-85-232-0676-5 Número de páginas: 154 Formato: 17 x 24 cm

sexta-feira, 14 Maio, 2010 - 17:00

A tipografia na Bahia: documentos sobre suas origens e o empresário Silva Serva

Este livro conta um pouco da biografia do negociante Manuel Antônio da Silva Serva e propicia que novas histórias sobre ele, a tipografia e a imprensa no Brasil possam ser tecidas por outros autores. Dá subsídios para a compreensão das intrincadas relações sociais, políticas e econômicas dos derradeiros anos do período colonial, que coincidem com a ascensão dos negócios de Silva Serva no Brasil.