Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / V Festival de Livros e Autores

V Festival de Livros e Autores

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida o público para o V Festival de Livros e Autores da UFBA, que vai acontecer no dia 20 de janeiro, no Palácio da Reitoria, localizado no bairro do Canela.

O lançamento acontece das 17h às 20h, na Antessala do Reitor. Na ocasião, serão lançadas 11 obras inéditas que perpassam diferentes áreas do conhecimento e que serão apresentadas à comunidade acadêmica com a presença de seus respectivos autores. Além do preço promocional dos 11 lançamentos, todos os livros publicados em 2015 serão vendidos por 50% de desconto na ocasião.

Veja abaixo os títulos que serão introduzidos no V Festival de Livros e Autores:

quarta-feira, 20 Janeiro, 2016 - 17:00

Thales de Azevedo: a arte de escrever e pintar

Organizador(a):

A publicação pretende apresentar uma faceta pouco explorada do homem que é mais conhecido por suas avaliações críticas no campo das ciências sociais, mas não por seu trabalho como escritor de ficções, poeta e pintor. Esta é a primeira publicação que reúne suas produções artísticas e literárias.

Saberes lexicais: mundos, mentes e usos

O livro resulta da reunião de artigos que abordam diferentes perspectivas do léxico linguístico, notadamente da Língua Portuguesa, com o intuito de apresentar uma visão mais diversa das produções acadêmicas neste campo disciplinar. Nos artigos, o léxico é analisado sob diferentes pontos de vista e enfoques, como por exemplo, a partir da sua morfologia, semântica, fraseologia ou da sua interseção com a gramática. É também evidenciado o seu papel no contexto da literatura, do estudo científico do desenvolvimento linguístico e da tradução.

A violência na obra de Plínio Marcos: Barrela e Navalha na Carne

Plínio Marcos, autor paulista, chamava a si mesmo de “repórter de um tempo mau” por fazer um teatro que incomodava por ser baseado na vida nua e crua dos marginalizados. Guiando-se, principalmente, pelos textos dramatúrgicos “Navalha na carne” e “Barrela”, o título se propõe a analisar a presença da violência na obra de Plínio, observando especialmente como isso desnuda e critica a construção da sociedade brasileira. O livro também lança um olhar sobre o contexto sociocultural no qual o dramaturgo está inserido, além de fazer uma reflexão sobre os procedimentos da cena teatral contemporânea.

A diversidade das lutas sociais

Organizador(a):

Na busca por uma sociedade livre de classes, é preciso pensar nos diversos procedimentos de luta pela expansão do pensamento libertário. Esta é uma das teses deste título, que conta com sete artigos, todos pautados no mesmo tema: a problematização das formas de opressão presentes no que o organizador chama de globalização neoliberal. Ao longo dos capítulos do livro, são discutidas questões como os efeitos da internacionalização do capital, a real potencialidade dos aparelhos do Estado e o comportamento dos movimentos sociais latino-americanos na atualidade.

Um fazer para alimentar a alma: uma etnografia das práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador

O livro apresenta um registro descritivo das vivências dos jovens em Salvador, dando especial atenção ao bairro de Cosme de Farias, na região periférica da cidade. Utilizando a fenomenologia hermenêutica como via de análise, a autora observa o espaço urbano como uma arena de produção de práticas e de construção de identidades, na qual os conceitos de adolescência e juventude são problematizados.

A herança do absurdo

Ironia, farsa, estranheza, atonia. Os sentimentos que permeiam as obras que compõem o Absurdo no teatro servem como um reflexo do caos ideológico vivido pelo Ocidente no período pós-Segunda Guerra Mundial. Neste título, o autor analisa as principais características absurdas, a partir da obra do romeno Ionesco e do irlandês Samuel Beckett, além de investigar a herança do Absurdo noutros dramaturgos mais recentes do teatro ocidental.

Notícia histórica da Universidade da Bahia

Resultado da compilação de pesquisas feitas pelo Departamento Cultural da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a obra tem como objetivo estabelecer um panorama global do caminho histórico que permitiu à Bahia atual possuir uma instituição de ensino superior nacionalmente respeitada. Este primeiro relato é visão turva, ainda em construção, que procura destacar o assunto, provocar interpretações mais diversas de aspectos pouco esclarecidos e preencher lacunas que dizem respeito a essa história.