EDUFBA promove dois dias consecutivos de lançamentos (18 e 19/10/2012)
Nos dias 18 e 19 de outubro, Editora apresenta livros inéditos e a Coleção E-LIVRO; evento acontece na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador
Dentro da programação de comemoração dos seus 20 anos de atividades, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) marca presença na Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UFBA, projeto que reúne, entre os dias 15 e 19 de outubro, eventos das mais diferentes áreas do conhecimento. A EDUFBA promove, nos dias 18 e 19, às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Comunicação, em Ondina, lançamentos coletivos. Nesta mesma data, acontece o II Workshop Comunicação, Divulgação e Editoração Científica, parceria entre a Editora e a Pró-Reitoria de Pesquisa Criação e Inovação (PROPCI/UFBA).
No dia 18, o lançamento coletivo é composto pelos livros Filmes da África e da Diáspora; Corpo, dança e consciência; Trajetórias, sensibilidades, materialidades e A política do intangível; além deles, a EDUFBA lança os dois primeiros títulos da Coleção E-Livro: Internet e comunicação científica no Brasil: quais impactos? Quais mudanças? e Incursões sobre a linguística no século XX com foco na Linguística Textual. No segundo dia, 19, são os autores dos livros Corpos voláteis, corpos perfeitos; A dança expressionista; Dois séculos de pensamento e Classe média negra que recebem o público para autógrafos. Nos dois dias, cada um dos autores apresenta brevemente seu livro – mais uma novidade deste evento. O objetivo é aproximar, ainda mais, os autores de seus leitores e o campo da pesquisa científica da sociedade como um todo. Para a Profa. Flávia Garcia Rosa, diretora da EDUFBA, “os lançamentos coletivos são uma ótima oportunidade de integração entre a comunidade acadêmica e o público”. Durante os lançamentos, os livros podem ser adquiridos por um preço especial. Confira a programação completa do Lançamento Coletivo EDUFBA – Outubro de 2012.
Incursões sobre a linguística no século XX com foco na Linguística Textual, de Lúcia Bahia Heine e Palmira Heine Alvarez (Coleção E-Livro) Esta obra apresenta ideias essenciais da Linguística no século atual. Aborda paradigmas formais e funcionais da linguagem, focalizando o surgimento da Linguística Textual e suas ramificações tradicionais, mostrando novos caminhos para a Linguística Textual. Disponível em www.repositorio.ufba.br.
Internet e comunicação científica no Brasil: quais impactos? Quais mudanças?, de Cristiane de Magalhães Porto (Coleção E-Livro) Neste livro, Cristiane de Magalhães Porto aborda a disseminação e divulgação científica no novo cenário comunicacional contemporâneo. A obra identifica e discute, também, as formas e as transformações das relações de produção, circulação e consumo da ciência no Brasil. Disponível em www.repositorio.ufba.br.
Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Outubro de 2012 Quando: 18 e 19 de outubro de 2012, às 17 horas Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina – entrada pela Av. Adhemar de Barros, Ondina – Salvador/Bahia) Quanto: entrada gratuita
Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos
As obras dos cineastas africanos são valiosos objetos de estudo para pesquisadores acadêmicos. Neste livro, a partir de uma seleção desses filmes, considerados objetos estéticos e semióticos, foram elaboradas diversas reflexões teóricas sobre questões identitárias, culturais e ideológicas. Os estudos levaram em consideração a atual lógica cinematográfica e observaram questões como as novas tecnologias de armazenamento e reprodução (downloads ilegais, por exemplo).
Trajetórias, sensibilidades, materialidades: experimentações com a fenomenologia
A partir da fenomenologia, os textos que compõem esta obra apresentam, de forma crítica, questões como a popularização da Biomedicina, as experiências do viver com HIV/AIDS e de recomposição do cotidiano após situações de violência sexual e reflexões sobre habilidades sensoriais na contemporaneidade. Destaque também para dois capítulos que tratam do Candomblé e os processos de autoidentificação e orientação das relações pessoas e orixás.
Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano
Esta obra é fruto de reflexões do autor sobre a atual valorização do corpo humano e a sua intensa exploração comercial. Segundo ele, no contexto da cibercultura, o corpo enfrenta acontecimentos biotecnológicos, apelos publicitários e metamorfoses físicas e mentais, renovadas constantemente. A partir desse ponto de vista, são analisadas questões como a busca pela beleza incontestável, pela felicidade constante e pela necessidade de experiências emocionais extasiantes.
A dança expressionista: Alemanha e Bahia
A partir de uma análise sobre a história da Dança Expressionista Alemã, que gerou contribuições diversas em outros lugares do mundo, como a própria fundação da Escola de Dança da UFBA, em 1956, a autora apresenta algumas questões sobre a modernidade da dança na Alemanha em suas mais diferentes fases estéticas, em consonância com momentos como a Primeira e a Segunda Grande Guerra.
Dois séculos de pensamento sobre a cidade
Este livro reúne e analisa criticamente toda a contribuição do pensamento sobre a cidade desde o início do século XIX até os dias atuais. Estruturado em cinco capítulos, cada um deles iniciado por um rápido contexto acerca dos eventos de cada época abordada, comentários sobre as correntes de pensamento dominantes e concluídos com informações sobre o desenvolvimento do conjunto da Geografia.