Edufba promove terceiro Lançamento Coletivo do ano
Terceiro coletivo do ano acontece no dia 10 de junho, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o terceiro lançamento coletivo de 2014. O evento acontece no dia 10 de junho, terça-feira, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador. Na ocasião, sete novos títulos serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a preços promocionais. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA tem como objetivo principal facilitar o acesso da sociedade à produção acadêmica. As obras deste lançamento foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no Encontro Anual da COMPÓS, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio, em Belém do Pará. Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo .
A política na timeline
Este é um livro resultante da experiência de quase três anos de imersão em ambientes digitais de comentário social acerca de temas e problemas de interesse político. É, em primeiro lugar, uma crônica de alguns dos assuntos mais proeminentes no debate público nacional nos sites de redes sociais neste período. É também o registro de uma reação no calor da hora, ao sabor dos movimentos das timelines das redes do próprio autor no Facebook e no Twitter, parte da discussão pública que se realizava no momento.
Bourdieu e os estudos de mídia
A obra traz resultados de investigações de pesquisadores docentes e discentes da linha “Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem como propósito expandir e renovar o aporte teórico e metodológico da perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu para compreender os meandros e a complexidade dos fenômenos comunicacionais. A expectativa de todos os envolvidos na coletânea é a de que a leitura estimule futuras interlocuções a respeito dessa herança teórica, além de incitar experiências originais de reinvenção de conceitos e enfrentamento desses fenômenos socioculturais tão diversificados quanto complexos.
Formas do telejornal
Formas do telejornal exibe na exata medida vínculos entre telejornalismo, comunicação, cultura, poder e sociedade, preocupando-se em entender como os valores jornalísticos de atualidade e interesse público se articulam com a linguagem televisiva. O livro evidencia o contínuo processo de mudança do telejornalismo brasileiro, que equilibra convenções com novos modos de uso que originam tendências. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois desafios: enfrentar dimensões materiais dos telejornais nacionais e fazer do objeto de pesquisa lugar de reflexões teóricas que permitam formular um modelo de análise televisiva pelo viés da comunicação.
Experiência estética e performance
A coletânea é composta por textos que resultam dos debates realizados no interior do GT de Comunicação e Experiência Estética, nos encontros anuais da Compós e de artigos apresentados no Seminário Internacional Performance e Experiência Estética, realizado em Salvador, em 2012. A obra é resultado do intercâmbio de grupos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFBA, UFF e UFMG e conta ainda com trabalhos de Martin Seel, Raphael Baroni e Jean-Luc Moriceau.
Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá Vol. 1
Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, organizado por Luiz Claudio Martino, Giovandro Ferreira, Antonio Hohlfeldt e Osvando José de Morais, que divide-se em dois volumes, possui textos apresentados no Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, realizado em 2012 na Universidade Federal da Bahia. A obra apresenta temas, opiniões e pontos de vista que oferecem um panorama da pesquisa em comunicação e assim desenvolve um dos objetivos do encontro, que foi o de conhecer as tendências atuais presentes nos trabalhos realizados nos dois extremos do continente americano.
Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá Vol. 2
Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, organizado por Luiz Claudio Martino, Giovandro Ferreira, Antonio Hohlfeldt e Osvando José de Morais, que divide-se em dois volumes, possui textos apresentados no Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, realizado em 2012 na Universidade Federal da Bahia. A obra apresenta temas, opiniões e pontos de vista que oferecem um panorama da pesquisa em comunicação e assim desenvolve um dos objetivos do encontro, que foi o de conhecer as tendências atuais presentes nos trabalhos realizados nos dois extremos do continente americano.
Teoria e prática da crítica midiática
A obra é composta por contribuições de vários pesquisadores convidados sobre o tema crítica midiática. É resultado de uma iniciativa da coordenação do grupo de pesquisa “ANALÍTICA: Crítica de mídia, Estética e Produtos midiáticos” (PósCom-UFBA/CNPq) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Apresentando diferentes enquadramentos teóricos e metodológicos, divide-se em dois eixos: aspectos teóricos da crítica midiática e análise crítica de produtos e estruturas midiáticas. A parte analítica, por sua vez, encontra-se subdividida em três tópicos: mídia digital, audiovisual e impressa.