Festival de Livros e Autores da UFBA
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o Lançamento Coletivo do mês de setembro que acontecerá durante o Festival de Livros e Autores da UFBA, no dia 08 de setembro, no Palácio da Reitoria, no Canela.
O Festival acontece a partir das 16h como parte da programação do UFBA Cultural, evento que comemora a força e vitalidade da Universidade que completará 70 anos em 2016. Na ocasião serão lançados 21 novos títulos de diversas áreas do conhecimento, dos quais cinco são eletrônicos e estão disponíveis para download gratuito na página do Repositório Institucional da UFBA. Os livros lançados pela Editora da UFBA a partir de setembro de 2014 serão expostos e vendidos com 50% de desconto nesse dia.
Confira alguns dos títulos que serão lançados durante o Festival:
Atenção primária à saúde na coordenação do cuidado em regiões de saúde
Resultado de estudos realizados em três municípios sede (Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista), o título apresenta contribuições teóricas de investigadores no debate sobre Atenção Primária à Saúde (APS) para subsidiar diferentes aspectos sobre o tema. O livro também apresenta os resultados da pesquisa realizada no estado da Bahia, apontando os principais desafios e possibilidades para coordenação do cuidado em municípios sede de regiões de saúde.
Participação em saúde: Avanços e entraves na democratização do poder político
Analisando o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES/BA) enquanto espaço de construção coletiva das políticas de saúde estaduais, o título aborda desde a história do órgão até os fatores que interferem no agir político dos conselheiros do CES. O objetivo principal da obra é aprofundar a questão da participação desses conselheiros e o espaço ocupado pelo conselho no processo decisório.
Deus e o diabo no humor das mulheres
Com o intuito de problematizar o lugar da mulher na produção humorística, a autora tece considerações a respeito da relação mulher/humor, sob diversas óticas do pensamento, como a psicanálise, a antropologia, a filosofia e a linguística. O livro surge com a premissa de descontruir a lógica de que a via cômica é uma forma de expressão exclusivamente masculina.
O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social
Com o apoio de importantes noções consideradas pelo sociólogo francês Pierre Boudieu, a obra aborda a problemática da visibilidade do cinema produzido nas periferias brasileiras. A autora trata da importância de que estas populações economicamente enfraquecidas possam ter suas vozes e expressões garantidas, além de gerar e consumir sua própria cultura cinematográfica.
Observatório da vida estudantil 4 – Avaliação e qualidade do ensino superior
A obra apresenta um estudo e debate sobre a instituição universitária, tomando o ambiente de formação de estudantes e a vida estudantil como objetos de análise. Busca manter e ratificar a prática de interlocução do OVE com investigadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES). E ao mesmo tempo apresenta o Observatório como um dispositivo eficaz no esforço de profissionais que desenvolvem pesquisas e ações no campo da inserção dos estudantes na vida universitária, além de dar continuidade ao seu compromisso de fomentar a reflexão coletiva por meio de eventos abertos à comunidade acadêmica.
Salvador: Os impactos da Copa do Mundo 2014
Resultado do trabalho realizado pelo Núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles (projeto de pesquisa de abrangência nacional sobre o impacto dos megaeventos nas cidades-sede), o título conta com um conjunto de textos que apresentam diferentes reflexões e abordagens a respeito das consequências da Copa do Mundo de 2014 nas áreas urbanas brasileiras, com especial ênfase na capital baiana.
Formação de Professores e Interconexões da Sala de Aula no Ensino de Línguas
Com base em experiências de nove diferentes pesquisadores no processo de ensino-aprendizagem de professores em formação, o livro apresenta artigos que discutem e propõem reflexões acerca da prática docente. Os trabalhos apresentados têm como foco as questões que dizem respeito à formação e prática do profissional de Letras.
O conceito de cultura em Celso Furtado
A obra traz como fio condutor o conceito de cultura de Celso Furtado. O autor reitera que o objetivo não é fazer uma arqueologia das categorias de análise de Furtado, mas apresentar uma leitura sistemática de boa parte da sua produção com foco no conceito desenvolvido por ele que define a sua posição na história do pensamento econômico e social.
Estudos luso-brasileiros em iconografia musical
A série une autores brasileiros e portugueses que por compartilharem da mesma área geográfica, com fortes raízes culturais comuns, expuseram aspectos específicos da produção iconográfica musical, permitindo ao leitor ter uma visão da complexidade desse signo. Inclui a discussão tanto do conteúdo temático musical e significado cultural, quanto de outros aspectos decorrentes e correlatos como, por exemplo, as suas taxonomias, tipologias, técnicas e suportes.
Cultura e desenvolvimento: reflexões à luz de Furtado
A obra resulta dos Colóquios de Celso Furtado. Objetiva-se contribuir para a promoção do debate nacional sobre Cultura e Desenvolvimento, visando construir um campo de reflexão em torno da economia política da cultura, tendo em vista a necessidade de incluir o tema na agenda do desenvolvimento brasileiro e, principalmente, na democratização da produção e acesso aos bens simbólicos no território nacional, abrindo os canais para a expansão da criatividade da sociedade.
Caminhando e Contando: memória da ditadura brasileira
Buscando recuperar as memórias dos autores e a das pessoas afetadas pela repressão da ditadura brasileira, ainda que não tenham participado diretamente de nenhum movimento, a obra aborda os efeitos dessa época. Trata-se de uma produção dos relatos menores que não mereceram as manchetes dos jornais, nem foram computados na estatística da violência contra os direitos civis, mas que confirmam a barbárie silenciosa na formação das gerações posteriores a 1964.
A Produção Científica Brasileira na Contemporaneidade: Exigências e interlocuções
A obra é composta por artigos que destacam a produção do conhecimento científico na contemporaneidade. Os autores direcionam seu olhar para o caráter multi e interdisciplinar que tem sido fortes qualidades da ciência moderna, além de discutirem temas como a avaliação das pesquisas pela publicação ou pelo “fator de impacto”, a circulação dessa produção no ambiente acadêmico e a qualificação dos periódicos e livros da área.
Subalternidades em perspectiva: limites, ausências e devires
O livro busca oferecer diferentes análises sobre a complexidade dos processos de subalternização presentes na sociedade constituída a partir de uma infinidade cada vez mais fragmentada de visões de mundo e/ou de perspectivas da realidade. Trata-se de um convite a suscitar o debate em torno dessa problemática que desperta interesse nos estudos sobre o mundo, a vida e as relações de poder vigentes na contemporaneidade.
Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento psicofísico e construção cênica
O livro é uma série de procedimentos do trabalho do ator. Trata-se de uma apresentação acessível e expressiva da narrativa do processo de atuar, servindo como autoconhecimento para os próprios e também para as pessoas que desejam mergulhar nos entendimentos e análises teóricas originada de práticas.
Etnopsicologia no Brasil: teorias, procedimentos, resultados
A obra aborda aspectos teóricos e metodológicos fundamentais sobre a etnopsicologia e apresenta resultados de pesquisa que refletem uma atualização crítica desses aspectos. Não objetiva apresentar um conhecimento “sobre” variantes culturais de saberes psicológicos, mas uma coleção de saberes construídos em parceria com representantes de segmentos populacionais e de saberes tradicionais socialmente relevantes.