Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / UFBA convida para o 22º Festival de Livros e Autores

UFBA convida para o 22º Festival de Livros e Autores

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o 22º Festival de Livros e Autores da UFBA. O evento ocorre no dia 4 de abril, das 17h às 20h, na antessala do Gabinete do Reitor.

No primeiro festival do ano, serão lançadas 13 obras. Confira a relação completa.

Serviço:

Evento: 22º Festival de Livros e Autores da Ufba

Data: 4 de abril de 2019

Horário: das 17 às 20h

Local: antessala do Gabinete do Reitor (Palácio da Reitoria, rua Augusto Viana , s/n, Canela, Salvador/BA)

Data: 
quinta-feira, 4 Abril, 2019 - 17:00

As construções existenciais em foco

Organizador(a): 

A obra reúne trabalhos de importantes pesquisadoras(es) que se voltam para o estudo das construções existenciais na estrutura da língua portuguesa, além de apresentar a proposta teórica elaborada pelo linguista Richard Kayne para essas construções, válida para as línguas naturais. Trata-se de uma obra voltada para leitoras e leitores que se interessem por conhecer melhor o português sincrônica ou diacronicamente. Os textos são abordados do ponto de vista ora da Sociolinguística Variacionista, ora da Teoria Gerativa, além de apresentar noções como concordância, parâmetro do sujeito nulo, sistema pronominal do português, entre outras.

As Mulheres que Amaram Franz Kafka

Autor(a): 

O livro revela ângulos desconhecidos da vida do escritor Franz Kafka e mistura história, lendas e mitos com a verdade, o que aflora mais claramente o seu lado humano. O eixo central da obra são os amores e as mulheres que rodearam o autor praguense, possibilitando um encontro com os personagens da vida kafkiana dentro das veredas labirínticas dos seus afetos. Desnudando a escuridão dos desencontros e desacertos relacionais de Kafka, Bohumila apresenta as luzes femininas que clarearam momentos decisivos de uma caminhada literária que foi imortalizada pelo cânone ocidental.

Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira - desmontada a farsa da queda no fosso do elevador

A obra objetiva demonstrar que o educador Anísio Teixeira não morreu em consequência de um acidente. O autor defende, de forma precisa e minuciosa, que a causa da morte não foi uma queda em fosso de elevador, como divulgado oficialmente, e que é muito provável a hipótese de ele ter sido assassinado por razões políticas. Além de justificar o porquê de a ditadura militar desejar eliminar uma pessoa como Anísio Teixeira, o livro ainda analisa a obra do educador baiano, revelando ser, apesar de breve, uma importante biografia.

Cidadania e Direitos Humanos: pontos de vista antropológicos

Esta coletânea reúne trabalhos antropológicos que problematizam a relação entre cidadania e direitos humanos. Os textos transitam entre dimensões analíticas que têm como objeto os espaços sociais e políticos, a constituição do sentido de justiça e as possibilidades e efeitos de uma antropologia de ação. Em todos esses espectros, a relação entre cidadania e direitos humanos não é tratada como algo unívoco, mas como espaço da heterogeneidade de sentidos, agentes, formas de mobilização e luta política.

 

Democracia em ambientes digitais: eleições, esfera pública e ativismo

Esta coletânea de estudos busca compreender as implicações das novas tecnologias para as práticas democráticas. Os textos se destacam por investigar questões importantes para a democracia contemporânea, como a interação entre representantes e representados nas redes sociais, as campanhas negativas ou a presença do desrespeito nas conversas on-line, a partir de casos que tocam em temas relevantes da realidade brasileira, como racismo, homofobia e as questões de gênero.

Extensão Universitária – Propostas exitosas em universidades nordestinas

O livro divide-se em três partes que tratam da história da extensão universitária, no Brasil e no mundo, e apresenta exemplos de projetos do tipo na Ufba e na UFRN. As autoras reconhecem que a extensão não é só um pilar da tríade universitária ensino-pesquisa-extensão, mas um trabalho que demanda tempo, dedicação e reflexão sobre os diferentes rumos que a ação pode ter. Também rebatem as críticas que acusam os projetos de extensão de serem assistencialistas, defendendo que, muitas vezes, é necessário sanar necessidades mais urgentes da comunidade antes de almejar ações mais transformadoras.

“Fumo de Negro”: a criminalização da maconha no pós-abolição

Autor(a): 

Esta obra resulta de uma pesquisa cuidadosa sobre concepções científicas, razões políticas e mecanismos sociais que colaboraram para a proibição da maconha no Brasil no século XX. A autora rastreia polêmicas, evidenciando como a progressiva criminalização em torno dos usos da erva criaram terreno para a associação da planta a estigmas atribuídos à população negra no pós-abolição. Ao percorrer teses médicas, a autora também faz-nos perceber as inquietações, desafios e planos eugenistas presentes no processo de criminalização da cannabis, revelando os sentidos políticos das conclusões científicas

Introdução ao estudo dos contratos

Autor(a): 

Com linguagem acessível, porém técnica, o autor disserta sobre a Teoria Geral dos Contratos, oferecendo ao leitor um manancial indispensável para a compreensão do sistema brasileiro acerca do tema. O livro aborda importantes espécies contratuais, versando sobre os contratos codificados e os da legislação especial, e atende, assim, às necessidades fundamentais dos estudiosos do Direito Contratual.

Juliano Moreira da Bahia para o Mundo - a formação baiana do intelectual de múltiplos talentos (1872-1902)

O estudo dá prioridade à vida e à obra do baiano Juliano Moreira, no período em que viveu em sua terra natal, desde o seu nascimento em 1872 até 1902, quando transferiu-se para viver no Rio de Janeiro. O livro apresenta os dados biográficos desse importante intelectual baiano afrodescendente, desde o seu nascimento ainda no período escravista, sua formação escolar, com destaque para o período na Faculdade de Medicina, até o desenvolvimento dos seus estudos na dermatologia, e depois na psiquiatra e neurologia. A obra também revela algumas facetas desconhecidas de Moreira, como o trabalho como redator na Gazeta Médica da Bahia e a produção literária e poética.

Madeiras de Construção do Período Colonial na Bahia - uso, exploração, venda, destinação e identificação das espécies

O principal objetivo da obra é o estudo documental sobre as madeiras de construção da Bahia, no Período Colonial, enfocando o uso, a exploração, a venda, a destinação e as espécies mais empregadas nas construções navais e civis no Brasil e em Portugal. Para a análise das espécies de madeira utilizadas nas construções de edifícios do referido período, foram escolhidos e identificadas amostras de exemplares expressivos do Patrimônio Cultural Baiano. Os autores consultaram ainda, além de documentos primários manuscritos, cronistas clássicos da época em questão, como Gabriel Soares de Sousa e Frei Vicente do Salvador.

Mediação Fotográfica Revela o Lugar da Intimidade – A Casa de Jorge Amado

A obra analisa registros fotográficos de objetos da casa do escritor Jorge Amado, tratando a fotografia como documento, fonte de memória e informação, destacando a sua potencialidade como mediadora cultural.  A leitura e análise de quadros, gravuras, esculturas, azulejos de artistas e artesãos, como Carybé, Mário Cravo, Picasso, Brennand, José Franco, Mestre Didi e tantos outros, deram margem à autora de revelar a rede sociocultural tecida pelo escritor, a prática do colecionismo amador por ele exercida e marcada pela afetividade, bem como retratar o momento cultural vivido em torno de sua casa, da modernização brasileira e da cultura baiana.

Novo Constitucionalismo Latino-Americano e Soberania Alimentar: reflexões sobre Brasil, Equador e Bolívia

Nesta obra, discute-se a tutela jurídica ambiental da soberania alimentar, suas contradições e os instrumentos jurídicos voltados à promoção e ao reforço de uma produção de alimentos mais justa e ecologicamente equilibrada. A autora analisa os processos constituintes em relação à tutela ecológica do Brasil, Bolívia e Equador a partir dos princípios do Novo Constitucionalismo Latino-Americano (NCLA) e da soberania alimentar. Também elenca os problemas que impedem essa soberania e examina leis e projetos de lei que provocaram retrocessos ambientais em termos de agricultura e alimentação.

Psicanálise & Educação – O que falta em um está no outro?

A obra busca apresentar ao leitor novos horizontes e perspectivas de análise sobre os signos do desejo e da falta, no contexto educacional. Não se trata de criar uma nova pedagogia psicanalítica, nem de transformar o professor em analista. Ambas as funções ocupam lugares diferentes. Referenciando clássicos como Freud e Lacan, a autora defende que a contribuição da psicanálise para o campo da educação deve ser apontando para a necessidade de uma postura reflexiva sobre a tarefa de escutar, supondo uma reconstrução a ser feita pelo professor junto aos alunos.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram