Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba lança livros na 6ª Reunião Equatorial de Antropologia

Edufba lança livros na 6ª Reunião Equatorial de Antropologia

A Edufba lança, nesta terça-feira (10), os livros "Fazeres e saberes terapêuticos quilombolas", de Fátima Tavares, Carlos Caruso, Francesca Bassi, Thais Penaforte e Fernando Morais; e "Inventário das festas e eventos na Baía de Todos os Santos", de Fátima Tavares, Carlos Caruso, Francesca Bassi e Cleidiana Ramos. O lançamento das obras faz parte dos eventos da 6ª Reunião Equatorial de Antropologia, que acontece no Campus de Ondina da UFBA, às 18h.

Serviço

O quê: lançamento dos livros "Fazeres e saberes terapêuticos quilombolas" e "Inventário das festas e eventos na Baía de Todos os Santos"

Quando: 10/12/19, às 18h

Onde: Rua Barão de Jeremoabo, S/N - Ondina, Salvador/BA

Data: 
terça-feira, 10 Dezembro, 2019 - 18:00

Fazeres e saberes terapêuticos quilombolas - Cachoeira, Bahia (2ª edição)

O livro toma como ponto de partida a questão de saber como se pode “acessar” a diversidade de conhecimentos e práticas de cuidado em saúde que historicamente tem sido objeto de preconceitos e de políticas de sistemático combate por parte dos poderes instituídos, e, que ainda hoje, são fortemente marginalizados. Mas como fazer isso sem contribuir para sua transformação em exoticidade, em saberes etnicamente situados que deveriam ser “preservados” em defesa da diversidade cultural contemporânea? De acordo com os autores, é preciso ir além de abordagens que restringem outras experiências terapêuticas ao domínio cultural para situá-las nos corpos e no mundo repovoado de novas possibilidades de vida e de cuidado.

Inventário das festas e eventos na Baía de Todos os Santos

Festas religiosas, étnicas, de passagem de ano; procissões marítimas; ciclos natalino, da Semana Santa e junino; lavagens de igrejas, praças, escadarias, ruas, becos, apicuns, “coroas”; presentes de Iemanjá; carnavais e micaretas; festivais culturais e gastronômicos; Independência da Bahia; campeonatos e corridas de canoas e “canoinhas”; marujadas e cheganças; cavalgadas; negro fugido; carurus de São Cosme e São Damião; bumba-meu-boi e “burrinhas”; peditórios; fanfarras e filarmônicas. Este livro-inventário apresenta a diversidade festiva nos municípios do entorno da Baía de Todos os Santos. Dirigido não apenas ao público acadêmico, mas a todos os amantes da fruição festiva, a obra contribui para valorizar as incontáveis manifestações culturais que ocorrem na “sincrética” região da Bahia.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram