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Edufba celebra volta às aulas presenciais na UFBA com Festival de Livros

 
Para marcar o início do segundo semestre letivo de 2022 100% presencial na UFBA, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) promove, nos dias 23 e 24 de agosto, o 41º Festival de Livros e Autores da UFBA. O evento ocorrerá na Biblioteca Reitor Macedo Costa (Campus de Ondina, Salvador/BA), das 17h às 19h, e contará com a presença de autoras(es) e organizadoras(es) para comentar sobre os seus livros e autografá-los. 
 
Serão lançados 16 livros no Festival e todos estarão com 30% de desconto durante os dois dias do evento. A compra pode ser feita presencialmente, na Biblioteca Reitor Macedo Costa, ou de modo virtual, pela Estante VirtualAmazon, WhatsApp (71) 99732-6726 ou e-mail coedufba@ufba.br.
 
 
A EDITORA
 
A Edufba já lançou mais de 400 títulos nos Festivais de Livros e Autores. O primeiro aconteceu em dezembro de 2014, idealizado pelo assessor do Reitor, prof. Paulo Costa Lima. Desde então, alguns livros lançados nos Festivais foram premiados, como Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira (Prêmio Abeu 2020 – 1º lugar), A luz na gênese (Prêmio Abeu 2018 – 2º lugar) e Jamais fomos zumbis (Prêmio Abeu 2018 – 2º lugar).
 
Nos últimos cinco anos (2017-2021), a Edufba ganhou 12 premiações e menções honrosas. Apenas em 2021, a Edufba ganhou o 2º lugar da categoria ciências humanas, na 7ª edição do Prêmio Abeu, com a obra Porque a filosofia interessa à democraciaFantasmas modernos – montagem de uma outra herança ganhou o Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro de Livros, na Anpur 2021, como melhor livro; a Coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951) ganhou o Prêmio Anparq 2020, na categoria livro autoral e, na mesma modalidade, Trilogia das Utopias Urbanas recebeu menção honrosa.
 
 
 
Confira a programação do 41º Festival de Livros e Autores da UFBA:
 
 
Dia 23/8 (terça-feira), das 17h às 19h, na Biblioteca Reitor Macedo Costa, lançamento de:
 
Volta ao Brasil em 30 dias e outras histórias jesuítas: justiça social, cultura e religiosidade popular na América Latina (1968-1974), com Pedro Maria de Souza Costa 
 
A literatura na berlinda: ensaios para uma crítica contemporânea, com Edma Cristina Alencar de Góis, Marcos Aurélio dos Santos Souza e Ricardo Oliveira de Freitas 
 
Pensar junto/fazer com: saúde mental na pandemia de covid-19, com Denise Coutinho, Suely Aires e Vania Bustamante
 
Múltiplos campos: um projeto polifônico?, com Pedro Alaim 
 
Abraçando o SUS: educação em saúde na comunidade do Alto das Pombas, com Eduardo José Farias Borges dos Reis, Isadora Lima Mesquita, Ana Beatriz Cazé Cerón, Ana Berenice Carolina Souza Silva e Izabelle Fraga Gomes
 
Educação de jovens e adultos no Cabula, com Francisca de Paula, Verônica Mendes, Leila Macedo de Jesus Silva, Antonio Sócrates Batista Portela e Vera Lúcia Santos de Jesus
 
Entre a África e a América do Sul: dilemas e desafios do Brasil na cooperação Sul-Sul, com Denise Vitale, Elsa Kraychete, Ruthy Laniado e Rubenilda Sodré 
 
Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente, com Joana Fidelis da Paixão, Patrícia Petitinga Silva, Fábio Carvalho Nunes, Maria Arlinda de Assis Menezes e José Rodrigues de Souza Filho
 
 
Dia 24/8 (quarta-feira), das 17h às 19h - na Biblioteca Reitor Macedo Costa, lançamento de:  
 
Educação, sociedade e intervenção: perspectivas interdisciplinares entre pesquisas, com Ivonete Barreto de Amorim e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
 
A categorização em linguística cognitiva: organizando conhecimentos, com Ariadne Domingues 
 
Trajetórias e histórias insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano, com Maria Rosário de Carvalho 
 
Mercado e instituições: uma abordagem econômica aplicada para as reformas previdenciária e trabalhista no Brasil, com Mauro Borges Lemos, Lívio Andrade Wanderley e Hamilton de Moura Ferreira Júnior 
 
Caminhos metodológicos da pesquisa aplicada em educação, com Zuleide Paiva da Silva e Ana Lúcia Gomes da Silva 
 
A universidade em diários de pesquisa: “ela tem cores, sabores, curvas, coisas de seduzir”, com Marta Lícia Teles Brito de Jesus e Márcia de Freitas Cordeiro 
 
Sobre arcos e bondes: resgatando a memória urbana de Salvador, com Cybèle Celestino Santiago e Karina Matos de Araújo Fadigas Cerqueira
 
Diálogos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo, com Márcia Tavares e  ngela Freire 
 
 
SERVIÇO:
 
O quê: 41º Festival de Livros e Autores da UFBA
 
Onde: Biblioteca Reitor Macedo Costa, Campus de Ondina da UFBA, Rua Barão Jeremoabo, S/N - Ondina, Salvador/BA
 
Quando: 23 e 24 de agosto, das 17h às 19h
 
Como comprar: Amazon
 
                          Estante Virtual
 
                          E-mail – coedufba@ufba.br
 
                          WhatsApp – (71) 99732-6726⠀⠀
 
                          Livraria da Biblioteca Reitor Macedo Costa (Ondina, Salvador/BA)
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Para mais informações:
 
Instagram: @edufba
 
 
Setor de comunicação: imprensaedufba@ufba.br
 
 
Para divulgação do 41º Festival:
 
 
Imagem para Divulgação do 41º Festival em Feed do Instagram
 
Imagem para divulgação do 41º Festival em Feed do Instagram - arquivo: jpg (1080x1350)
 
 
Imagem para Divulgação do 41º Festival em Site e Blog
 
Imagem para divulgação do 41º Festival em Site e Blog - arquivo: png (1521x696)
 
 
Data: 
terça-feira, 23 Agosto, 2022 - 17:00

Volta ao Brasil em 30 dias e outras histórias jesuítas: justiça social, cultura e religiosidade popular na América Latina (1968-1974)

A obra tem como protagonistas dois jesuítas europeus apaixonados pela América Latina: o basco Pedro Arrupe e o francês Michel de Certeau. Ao longo de três capítulos, o livro conta de que maneira suas trajetórias foram marcadas pelo influxo decisivo da desafiadora conjuntura do final da década de 1960 e meados da década de 1970. Além de mostrar de que forma eles intervieram na atuação da Companhia de Jesus brasileira e latino-americana nos campos da justiça social e da cultura popular naquele contexto crucial de renovação em meio a tempos sombrios.

 

A literatura na berlinda: ensaios para uma crítica contemporânea

A coletânea reúne pesquisas realizadas por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que colocam os textos literários em uma rede de conexões com dispositivos tecnológicos e mentais que traduzem o viver contemporâneo. A literatura está na berlinda, sob dois fluxos interpretativos que dividem o livro: na primeira parte, em uma espécie de situação condenatória, como se sofresse ameaça em seu sentido canônico, traduzida nos discursos hegemônicos do bom gosto ou da linguagem superior. Na segunda, coloca o texto literário sob o alvo da atenção, do interesse coletivo, que envolve as discussões sobre culturas e nacionalismos, identidades culturais móveis, nômades e marginalizadas.

 

Pensar junto/fazer com: saúde mental na pandemia de covid-19

A obra foca em temas cruciais para as discussões em saúde: desigualdades, vulneração social e saúde mental, modos de vida e cotidianidade, formas participativas de produção de conhecimento e estratégias de mobilização para transformação, tendo como problema e contexto a pandemia da covid-19 . Busca fomentar um movimento maior pela produção da saúde plena junto a grupos da população que mais precisam dela para viver com qualidade de vida, dignidade e equidade.
 

Múltiplos campos: um projeto polifônico?

Autor(a): 

A obra propõe a hipótese de se pensar a articulação entre os quatro campos discursivos em que se insere o poeta Haroldo de Campos (criativo, crítico-teórico, transcriativo e pedagógico) como um projeto intelectual polifônico em que as múltiplas vozes se entrelaçam coordenada e independentemente. A partir desse objetivo geral, busca identificar as diretrizes do modo de funcionamento de cada campo discursivo assinalado e as ligações que se estabelecem entre eles.

 

Abraçando o SUS: educação em saúde na comunidade do Alto das Pombas

Este livro pretende narrar atividades de educação em saúde desempenhadas de forma sincera, crítica, reflexiva e acadêmica entre a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o bairro do Alto das Pombas. Dentre as quais, cabe citar o surgimento do AbraSUS, projeto que abraça e se solidariza com o Alto das Pombas e as suas questões de saúde. Assim, a obra cria um diálogo com o(a) leitor(a) e essa experiência falando sobre seus impasses, dificuldades, êxitos, erros e aprendizados.

 

Educação de jovens e adultos no Cabula

A obra foca na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no território do antigo Quilombo Cabula, cujos autores e autoras são professores(as), pesquisadores(as) e estudantes. O livro está organizado em três eixos e 12 capítulos. No eixo I, são abordados tópicos como a educação popular na EJA, práticas pedagógicas, alfabetização e multiletramentos. Nos eixos  II e III, são tratados temas referentes a gestão e tecnologias da informação e comunicação, relações raciais, gênero, tecnologias sociais e socioeducação na Educação de Jovens e Adultos.

Entre a África e a América do Sul: dilemas e desafios do Brasil na cooperação Sul-Sul

A temática da cooperação sul-sul constitui-se em um ponto central da política externa brasileira nos primeiros quinze anos do século XXI. Adotada como eixo estratégico para o fortalecimento da inserção do Brasil no mundo nos governos Lula da Silva (2003-2010), a cooperação para o desenvolvimento entre os países do chamado Sul Global marcou as relações do Brasil com os diversos países que integram esse campo, especialmente na América do Sul e na África. Este livro tem como objetivo contribuir para o debate sobre o tema, por meio de oito capítulos que analisam subtemas distintos e complementares, como ciência e tecnologia, saúde, educação, povos indígenas, gênero, migrações e desenvolvimento. 

 

Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente

Nesta coletânea, a educação é vista em uma acepção mais ampla, que inclui um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao desenvolvimento humano, a qual ultrapassa o conhecimento sobre si mesmo para a compreensão dos outros e o respeito à diversidade. Isso passa pela compreensão das raízes dos indivíduos, do acesso às referências que lhe permitam situar-se no mundo e da reflexão acerca da necessidade de salvaguardar o meio ambiente e a cultura. Essa obra, portanto, pretende servir como uma pequena contribuição para a promoção de mudanças reais no ensino e para a formação de cidadãos(ãs) mais solidários(as) e conscientes da interdependência planetária.

Educação, sociedade e intervenção: perspectivas interdisciplinares entre pesquisas

A coletânea consiste em uma série vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pertencente à área de avaliação interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à qual está vinculado o Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Espera-se que os leitores e leitoras atentos a essa coletânea estabeleçam interlocuções e questionamentos relevantes acerca das pesquisas compartilhadas nessa edição, provocando interfaces com diferentes áreas do conhecimento, com suas práxis, com vistas a perspectivar novas e fecundas indagações com a lupa mais alargada da multi/interdisciplinaridade na pós-graduação stricto sensu, na modalidade profissional.

 

A categorização em linguística cognitiva: organizando conhecimentos

Organizador(a): 

A obra articula-se em torno do fenômeno da categorização à luz da linguística cognitiva, trazendo, para o cenário dos estudos da linguagem, reflexões que alteraram a forma de compreendê-lo e modificaram o mapa de atuação da teoria tradicional da categorização. Além disso, o livro traz artigos que propõem discussões atuais acerca desse fenômeno, colaborando para preencher algumas lacunas que ainda persistem no âmbito do seu entendimento, bem como procura instigar a promoção de novas questões de pesquisa.

Trajetórias e histórias insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano

No livro a autora busca reconstruir, por meio de documentação produzida no âmbito do Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre os Índios da Bahia (Fundocin)/Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb), a trajetória dos Kariri-Sapuyá, complementando-a, embora de modo limitado, com outras trajetórias e histórias indígenas.  O livro está organizado em duas partes. A avaliação da autora sobre a relevância de certos temas para a compreensão do(a) leitor(a) serviu como termômetro para a composição da Parte I. Os capítulos subsequentes, na Parte II, têm como objeto o exame da documentação histórica manuscrita que compõe a denominada Coleção Pedra Branca.

 

Mercado e instituições: uma abordagem econômica aplicada para as reformas previdenciária e trabalhista no Brasil

A obra aborda por que o Estado e o mercado das sociedades contemporâneas são resultados históricos de instituições socialmente e economicamente construídas. Esse enfoque é usado para analisar as duas reformas sociais mais relevantes do Brasil deste segundo decênio do século XXI. O uso da abordagem institucionalista para analisar essas reformas sociais é inédito no Brasil. O público-alvo é a comunidade de ciências sociais, especialmente estudantes e jovens no início de suas carreiras profissionais em Economia. 

 

Caminhos metodológicos da pesquisa aplicada em educação

A obra apresenta um conjunto de artigos desenvolvidos a partir das pesquisas realizadas pelos pós-graduandos do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Tendo como locus os espaços formais e informais de educação, os trabalhos nos trazem as múltiplas realidades vivenciadas pelos distintos sujeitos em seus processos de aprendizagem. Por fim, os textos da coletânea dialogam com as contingências contemporâneas, refletindo sobre as lições apreendidas com a pandemia, sobretudo, como produzir alternativas metodológicas para as pesquisas em educação e suas implicações éticas, políticas e sociais.

 

A universidade em diários de pesquisa: “ela tem cores, sabores, curvas, coisas de seduzir”

A obra é um ponto de referência e convergência de vários aspectos contemporâneos da cultura universitária, especialmente, o registro das mudanças ocorridas nos últimos anos no interior da universidade pública. As autoras compartilham  formas interessantes de descrição do cotidiano vivenciado pela comunidade acadêmica durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de inscrever significações singulares, por meio de diários de pesquisa produzidos pelos estudantes e estimulados pelas docentes, que capturam cenas instigantes nos corredores, salas de aula e trajetos das pessoas que vivem a academia de forma diversa, plural e permeada de aprendizagens e descobertas.

 

Sobre arcos e bondes: resgatando a memória urbana de Salvador

A obra Sobre arcos e bondes: resgatando a memória urbana de Salvador, se propõe a ser muito mais do que apenas o resgate da memória do velho transporte da cidade. As autoras buscam  reviver os caminhos das antigas linhas, destacam algumas curiosidades e mostram as modificações que aconteceram em nossa cidade graças à introdução de tais veículos. A segunda edição do livro foi enriquecida com o relato de um ex-motorneiro, evitando que o saber do que fomos e vivemos vá para o triste desvão do esquecimento. 

 

Diálogos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo

Esta coletânea reflete a riqueza dos diálogos interdisciplinares que se dão no cotidiano de um programa de pós-graduação feminista formado por pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de formações acadêmicas variadas. Ao longo de nove capítulos, o livro oferece um panorama de diferentes temáticas e perspectivas teórico-metodológicas que revela o quanto o passado se encontra enredado ao presente. Além disso, permite vislumbrar devires, seja nas formas de agenciamento das mulheres sobre suas escolhas e vidas, seja nas diferentes estratégias elaboradas tanto nos centros urbanos como na zona rural, no Brasil, na América Latina, na Europa central ou mesmo no Egito.

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