Edufba celebra volta às aulas presenciais na UFBA com Festival de Livros
Volta ao Brasil em 30 dias e outras histórias jesuítas: justiça social, cultura e religiosidade popular na América Latina (1968-1974)
A obra tem como protagonistas dois jesuítas europeus apaixonados pela América Latina: o basco Pedro Arrupe e o francês Michel de Certeau. Ao longo de três capítulos, o livro conta de que maneira suas trajetórias foram marcadas pelo influxo decisivo da desafiadora conjuntura do final da década de 1960 e meados da década de 1970. Além de mostrar de que forma eles intervieram na atuação da Companhia de Jesus brasileira e latino-americana nos campos da justiça social e da cultura popular naquele contexto crucial de renovação em meio a tempos sombrios.
A literatura na berlinda: ensaios para uma crítica contemporânea
A coletânea reúne pesquisas realizadas por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que colocam os textos literários em uma rede de conexões com dispositivos tecnológicos e mentais que traduzem o viver contemporâneo. A literatura está na berlinda, sob dois fluxos interpretativos que dividem o livro: na primeira parte, em uma espécie de situação condenatória, como se sofresse ameaça em seu sentido canônico, traduzida nos discursos hegemônicos do bom gosto ou da linguagem superior. Na segunda, coloca o texto literário sob o alvo da atenção, do interesse coletivo, que envolve as discussões sobre culturas e nacionalismos, identidades culturais móveis, nômades e marginalizadas.
Pensar junto/fazer com: saúde mental na pandemia de covid-19
A obra foca em temas cruciais para as discussões em saúde: desigualdades, vulneração social e saúde mental, modos de vida e cotidianidade, formas participativas de produção de conhecimento e estratégias de mobilização para transformação, tendo como problema e contexto a pandemia da covid-19 . Busca fomentar um movimento maior pela produção da saúde plena junto a grupos da população que mais precisam dela para viver com qualidade de vida, dignidade e equidade.
Múltiplos campos: um projeto polifônico?
A obra propõe a hipótese de se pensar a articulação entre os quatro campos discursivos em que se insere o poeta Haroldo de Campos (criativo, crítico-teórico, transcriativo e pedagógico) como um projeto intelectual polifônico em que as múltiplas vozes se entrelaçam coordenada e independentemente. A partir desse objetivo geral, busca identificar as diretrizes do modo de funcionamento de cada campo discursivo assinalado e as ligações que se estabelecem entre eles.
Abraçando o SUS: educação em saúde na comunidade do Alto das Pombas
Este livro pretende narrar atividades de educação em saúde desempenhadas de forma sincera, crítica, reflexiva e acadêmica entre a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o bairro do Alto das Pombas. Dentre as quais, cabe citar o surgimento do AbraSUS, projeto que abraça e se solidariza com o Alto das Pombas e as suas questões de saúde. Assim, a obra cria um diálogo com o(a) leitor(a) e essa experiência falando sobre seus impasses, dificuldades, êxitos, erros e aprendizados.
Educação de jovens e adultos no Cabula
A obra foca na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no território do antigo Quilombo Cabula, cujos autores e autoras são professores(as), pesquisadores(as) e estudantes. O livro está organizado em três eixos e 12 capítulos. No eixo I, são abordados tópicos como a educação popular na EJA, práticas pedagógicas, alfabetização e multiletramentos. Nos eixos II e III, são tratados temas referentes a gestão e tecnologias da informação e comunicação, relações raciais, gênero, tecnologias sociais e socioeducação na Educação de Jovens e Adultos.
Entre a África e a América do Sul: dilemas e desafios do Brasil na cooperação Sul-Sul
A temática da cooperação sul-sul constitui-se em um ponto central da política externa brasileira nos primeiros quinze anos do século XXI. Adotada como eixo estratégico para o fortalecimento da inserção do Brasil no mundo nos governos Lula da Silva (2003-2010), a cooperação para o desenvolvimento entre os países do chamado Sul Global marcou as relações do Brasil com os diversos países que integram esse campo, especialmente na América do Sul e na África. Este livro tem como objetivo contribuir para o debate sobre o tema, por meio de oito capítulos que analisam subtemas distintos e complementares, como ciência e tecnologia, saúde, educação, povos indígenas, gênero, migrações e desenvolvimento.
Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente
Nesta coletânea, a educação é vista em uma acepção mais ampla, que inclui um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao desenvolvimento humano, a qual ultrapassa o conhecimento sobre si mesmo para a compreensão dos outros e o respeito à diversidade. Isso passa pela compreensão das raízes dos indivíduos, do acesso às referências que lhe permitam situar-se no mundo e da reflexão acerca da necessidade de salvaguardar o meio ambiente e a cultura. Essa obra, portanto, pretende servir como uma pequena contribuição para a promoção de mudanças reais no ensino e para a formação de cidadãos(ãs) mais solidários(as) e conscientes da interdependência planetária.
Educação, sociedade e intervenção: perspectivas interdisciplinares entre pesquisas
A coletânea consiste em uma série vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pertencente à área de avaliação interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à qual está vinculado o Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Espera-se que os leitores e leitoras atentos a essa coletânea estabeleçam interlocuções e questionamentos relevantes acerca das pesquisas compartilhadas nessa edição, provocando interfaces com diferentes áreas do conhecimento, com suas práxis, com vistas a perspectivar novas e fecundas indagações com a lupa mais alargada da multi/interdisciplinaridade na pós-graduação stricto sensu, na modalidade profissional.
A categorização em linguística cognitiva: organizando conhecimentos
A obra articula-se em torno do fenômeno da categorização à luz da linguística cognitiva, trazendo, para o cenário dos estudos da linguagem, reflexões que alteraram a forma de compreendê-lo e modificaram o mapa de atuação da teoria tradicional da categorização. Além disso, o livro traz artigos que propõem discussões atuais acerca desse fenômeno, colaborando para preencher algumas lacunas que ainda persistem no âmbito do seu entendimento, bem como procura instigar a promoção de novas questões de pesquisa.
Trajetórias e histórias insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano
No livro a autora busca reconstruir, por meio de documentação produzida no âmbito do Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre os Índios da Bahia (Fundocin)/Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb), a trajetória dos Kariri-Sapuyá, complementando-a, embora de modo limitado, com outras trajetórias e histórias indígenas. O livro está organizado em duas partes. A avaliação da autora sobre a relevância de certos temas para a compreensão do(a) leitor(a) serviu como termômetro para a composição da Parte I. Os capítulos subsequentes, na Parte II, têm como objeto o exame da documentação histórica manuscrita que compõe a denominada Coleção Pedra Branca.
Mercado e instituições: uma abordagem econômica aplicada para as reformas previdenciária e trabalhista no Brasil
A obra aborda por que o Estado e o mercado das sociedades contemporâneas são resultados históricos de instituições socialmente e economicamente construídas. Esse enfoque é usado para analisar as duas reformas sociais mais relevantes do Brasil deste segundo decênio do século XXI. O uso da abordagem institucionalista para analisar essas reformas sociais é inédito no Brasil. O público-alvo é a comunidade de ciências sociais, especialmente estudantes e jovens no início de suas carreiras profissionais em Economia.
Caminhos metodológicos da pesquisa aplicada em educação
A obra apresenta um conjunto de artigos desenvolvidos a partir das pesquisas realizadas pelos pós-graduandos do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Tendo como locus os espaços formais e informais de educação, os trabalhos nos trazem as múltiplas realidades vivenciadas pelos distintos sujeitos em seus processos de aprendizagem. Por fim, os textos da coletânea dialogam com as contingências contemporâneas, refletindo sobre as lições apreendidas com a pandemia, sobretudo, como produzir alternativas metodológicas para as pesquisas em educação e suas implicações éticas, políticas e sociais.
A universidade em diários de pesquisa: “ela tem cores, sabores, curvas, coisas de seduzir”
A obra é um ponto de referência e convergência de vários aspectos contemporâneos da cultura universitária, especialmente, o registro das mudanças ocorridas nos últimos anos no interior da universidade pública. As autoras compartilham formas interessantes de descrição do cotidiano vivenciado pela comunidade acadêmica durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de inscrever significações singulares, por meio de diários de pesquisa produzidos pelos estudantes e estimulados pelas docentes, que capturam cenas instigantes nos corredores, salas de aula e trajetos das pessoas que vivem a academia de forma diversa, plural e permeada de aprendizagens e descobertas.
Sobre arcos e bondes: resgatando a memória urbana de Salvador
A obra Sobre arcos e bondes: resgatando a memória urbana de Salvador, se propõe a ser muito mais do que apenas o resgate da memória do velho transporte da cidade. As autoras buscam reviver os caminhos das antigas linhas, destacam algumas curiosidades e mostram as modificações que aconteceram em nossa cidade graças à introdução de tais veículos. A segunda edição do livro foi enriquecida com o relato de um ex-motorneiro, evitando que o saber do que fomos e vivemos vá para o triste desvão do esquecimento.
Diálogos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo
Esta coletânea reflete a riqueza dos diálogos interdisciplinares que se dão no cotidiano de um programa de pós-graduação feminista formado por pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de formações acadêmicas variadas. Ao longo de nove capítulos, o livro oferece um panorama de diferentes temáticas e perspectivas teórico-metodológicas que revela o quanto o passado se encontra enredado ao presente. Além disso, permite vislumbrar devires, seja nas formas de agenciamento das mulheres sobre suas escolhas e vidas, seja nas diferentes estratégias elaboradas tanto nos centros urbanos como na zona rural, no Brasil, na América Latina, na Europa central ou mesmo no Egito.