Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba promove 34º Festival de Livros e Autores da UFBA

Edufba promove 34º Festival de Livros e Autores da UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza, no dia 11/6, o 34º Festival de Livros e Autores da UFBA. No evento, que acontece periodicamente desde 2014, serão lançados nove livros. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival será totalmente virtual: é possível acompanhar todas as lives de lançamento, de forma gratuita, pelo canal da Edufba no YouTube.

A Editora já publicou mais de 400 títulos nos seus Festivais, e alguns deles foram premiados: “Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira” (Prêmio Abeu 2020 – 1º lugar), “A luz na gênese do espetáculo” (Prêmio Abeu 2018 – 2º lugar), “Jamais fomos zumbis” (Prêmio Abeu 2018 – 2º lugar) e “Sonhos da diamba, controles do cotidiano” (Menção honrosa Prêmio Abeu 2017).

Confira a programação completa de lives do 34º Festival:

Dia 11/6, às 15h – Lançamento de “Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras”, “Dificuldades de aprendizagem na escrita associada a outros fatores: ajustamento social e personalidade”, “Em defesa das humanidades” e “Observatório da vida estudantil: interdisciplinaridade, vida estudantil e diálogo de saberes”, com os autores/organizadores Ana Lúcia Silva Souza, Lílian Miranda Bastos Pacheco, Rafael Lopes Azize, Sônia Maria Rocha Sampaio e mediação da diretora da Edufba Flavia Goulart Rosa

Dia 11/6, às 17h – Lançamento de “Biopolítica e cidade: genealogia dos domínios de saber sobre a cidade”, “Construção do conhecimento: múltiplos olhares”, “Pesquisa aplicada e translação em saúde coletiva: Contribuições de um mestrado profissional no Tocantins” e “A trilha da emancipação dos saberes quilombolas nas escolas”, com os autores/organizadores Fernando Gigante Ferraz, Ana Rita Silva Almeida Chiara, Leny A. Bomfim Trad, Niltânia Brito Oliveira e mediação da diretora da Edufba Flavia Goulart Rosa

Dia 11/6, às 19h – Lançamento de “Pensamentos selvagens: montagem de uma outra herança – v.2”, com a autora Paola Berenstein Jacques, Rita Velloso, Guilherme Wisnik e mediação de Abilio Guerra

quinta-feira, 20 Maio, 2021 - 16:15

Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras

O livro apresenta parte da produção de diversas instituições de ensino superior que, comprometidas com a busca por abordagens teóricas e metodológicas que dêem conta das complexidades do atual momento, buscam inovações que são materializadas em pesquisas e projetos gestados em sala de aula. Ao todo são 19 artigos distribuídos em três partes: “Letramentos negros, identidades, e ensino”, “Discursos, multimodalidades e ensino” e “Literatura, leitura, reescrita e ensino”. A obra mostra as maneiras de articular teoria e prática em sala de aula, afirmando que ensinar linguagem, língua e literatura na escola deve estar de mãos dadas com uma formação permanentemente crítica e comprometida com a busca pela ampliação e garantia do direito à educação.

O livro é resultado de uma pesquisa que fez parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Humano (Gepede-FE/Unicamp), sob a orientação do Prof. Dr. Fermino Fernandes Sisto. O problema posto pela pesquisa refere-se às dificuldades de aprendizagem na escrita entre escolares, que, na época – anos 2000 -, seguiam o ensino regular. No livro, a investigação analisa o comportamento de três variáveis presentes no processo de aprendizagem de alunas(os): desempenho acadêmico na escrita, ajustamento social e traços de personalidade. A partir disso, espera-se que essa investigação, ao enfocar algumas variáveis psicológicas e apontar alguns indícios de fragilidade, possa provocar uma reflexão sobre as condições de aprendizagem instituídas na escola.

Em defesa das humanidades

O lugar e o sentido da reflexão peculiar às humanidades têm sido deturpados. O aumento do alcance de discursos que promovem essa deturpação acompanha a degradação recente do debate público, promovendo atitudes obscurantistas sobre as ciências e as artes e ideias incompatíveis com uma sociedade democrática e plural. Os ensaios aqui coligidos discutem aspectos da construção desses discursos. Merecem leitura atenta por quem se interessa pela defesa do pensamento crítico, da imaginação democrática e da ciência livre e rigorosa, em particular as humanidades. O livro reúne vozes de diferentes disciplinas e pontos de vista, dedicadas a articular uma defesa das humanidades que leve em conta a complexidade das suas funções, de críticas a epistêmicas e mesmo econômicas.

Este livro, o sexto da coleção Observatório da Vida Estudantil, destina-se a um público de pesquisadoras(es) voltadas(os) para o ensino superior e, mais especificamente, a todas(os) aquelas(es) que têm como campo de interesse o segmento estudantil da comunidade universitária. O Observatório, até pelo seu campo, nasce interdisciplinar tanto na sua composição quanto do ponto de vista do seu foco, sempre atravessado por outros olhares que dão vida aos seus resultados, porque aproximam-no da vida, em sua natural complexidade. Nesse momento de sua existência, o grupo de pesquisa procura encontrar os caminhos da interlocução com saberes não acadêmicos que fazem parte da cultura e da história.