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Edufba promove 38º Festival de Livros e Autores no Congresso Virtual da UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza a 38ª edição do Festival de Livros e Autores da UFBA. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Congresso Virtual da UFBA, a partir das 11h, com a participação das(os) autoras(es) das obras. Os lançamentos serão feitos por meio de lives no canal da UFBA, no YouTube.
 
Durante o Festival, todos os lançamentos estarão com 30% de desconto. Compre as nossas novas obras na Estante VirtualAmazon, pelo WhatsApp (71) 99732-6726 ou pelo e-mail coedufba@ufba.br.
 
Confira a programação virtual do 38º Festival da UFBA:
 
Dia 8/12 / Às 11h: Lançamento de “Dossiê do Caderno CRH”, com Graça Druck (mediadora), Victoria Basualdo e Alisson Droppa
 
Dia 8/12 / Às 15h: Lançamento de “Nilda: a dama e o tempo”, com Raimundo Matos de Leão / “Tomar partido da escola e dos seus educadores”, com Roberto Sidnei Macedo (Org.) / “A ação mímica”, com George Mascarenhas
 
Dia 8/12 / Às 20h: Lançamento de “Nomes próprios: abordagens linguísticas”, com Natival Almeida Simões Neto (Org.) / “Educação brasileira”, com Maria Thereza Marcílio e Marilu Fontoura de Medeiros (Org.)
 
Dia 9/12 / Às 11h: “Mundo e lugar”, com Angela Maria de Almeida Franco (mediadora) e Paulo Fábio Dantas Neto (mediador) (Org.), Angela Gordilho, Anete Ivo, Maria Elisabete Santos e Paulo Ormindo de Azevedo
 
Dia 9/12 / Às 15h: Lançamento de “Profissão docente em questão”, com Jane Rios (Org.) / “A timorização do passado”, com Daniel De Lucca / “Formação de professores na cultura digital”, com Adriana Rocha Bruno
 
Dia 9/12 / Às 20h: Lançamento de “Economia solidária e políticas públicas”, com Adriana Vilas Bôas Borges / “Açúcar amargo”, com Paulo Ormindo / “Representação e Geografia”, com Angelo Serpa (Org.)
 
Dia 10/12 / Às 11h: Lançamento de “Manual de gestão arquivística de documentos em saúde”, com Renato Tarciso, Maria Teresa Navarro de Britto Matos (mediadora) e Francisco Pedroza (Org.)
 
Dia 10/12 / Às 15h: Lançamento de “Infância afrodescendente”, com Ana Katia Alves dos Santos / “Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais”, com Alê Primo e Ludimila Matos
 
Dia 10/12 / Às 17h: Lançamento de “Genética no sertão: entre natureza e cultura: uma abordagem interdisciplinar”, com Angelina Acosta e Kiyoko Abé-Sandes / “Filosofia, ação, criação: poética pragmática em movimento”, com Genildo Ferreira da Silva e Rodrigo Ornelas
 
Dia 10/12 / Às 20h: Lançamento de “Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior”, com Cristina D’Avila / “Educação de pessoas jovens, adultas e idosas”, com José Jackson Reis dos Santos, Lorita Maria Weschenfelder e Sandra Márcia Campos Pereira.
 
Onde assistir aos lançamentos:
 
 
Maiores informações: 
 
 
E-mail de comunicação: imprensaedufba@ufba.br
Data: 
quinta-feira, 12 Agosto, 2021 - 11:00

Nilda: a dama e o tempo

Autor(a): 

A atriz Nilda Spencer, uma das mulheres mais importantes na memória das artes cênicas na Bahia, é o tema deste livro. As páginas da obra retratam como a dama do teatro baiano se destacou de forma efetiva na dinâmica da cultura da cidade. Revelam os devaneios de infância; os sonhos de juventude no escuro das salas de cinema; a fusão de comportamentos da mulher que transgrediu sem deixar de ter atitudes conservadoras; o trânsito pelas rodas da elite; as noites de boemia em ambientes libertários e marginalizados; a carreira de fôlego da artista que foi pioneira na província dos anos 1950 e trabalhou até o fim da vida. Tudo isso faz desta biografia um mosaico das experiências vividas por uma figura ímpar, em seu intenso caminhar pelo tempo.

Tomar partido da escola e dos seus educadores: Do escárnio político da escola sem partido à dignidade da escola autorizante

Organizador(a): 

A obra apresenta um conjunto de argumentos em favor da escola e das(os) educadoras(es), tomando como centralidade a necessidade de reexistir ao pretenso niilismo político e aos escamoteamentos e tosquices conceituais da vaga conservadora e obscurantista que surge no país, denominada Escola sem Partido. Assim, o livro pretende denunciar as intenções explícitas e encobertas desse projeto, bem como as outras estratégias de ataque às escolas e às(aos) professoras(es). Realça e refina como docentes e instituições podem se constituir numa força política para a construção dos processos de qualificação, responsabilização, autonomização e emancipação.

A Ação Mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étienne Decroux

O que é mímica corporal dramática? Quais os seus princípios e fundamentos técnicos? Qual a sua aplicabilidade em projetos artísticos contemporâneos? Para discutir essas e outras questões, o livro apresenta alguns aspectos históricos, técnicos e poéticos dessa arte e aborda as controvertidas afirmações acerca das restrições de sua aplicação na contemporaneidade. A obra pretende fornecer um guia de estudos prático-teóricos para os interessados na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux, como elemento complementar à prática nas salas de ensaio e no exercício cotidiano de artistas da cena.

Nomes próprios: abordagens linguísticas

A obra é uma coletânea voltada para a onomástica, área da linguística que investiga os nomes próprios de pessoas ou lugares. Composta por 14 textos de pesquisadoras(es) de oito universidades brasileiras, discutem-se nos textos aspectos diversos dos nomes próprios, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Encontram-se interfaces com a linguística histórica, linguística cognitiva, sociolinguística, morfologia, etimologia, lexicografia, semântica, filologia, etnolinguística, ecolinguística e história da cultura escrita.

Educação brasileira: uma utopia do fragmento em curso

O livro pretende trazer para o presente o Programa Educação Básica, realizado há quase 40 anos, por meio do Ministério da Educação (MEC), cujo principal objetivo era a abertura do diálogo entre as instituições formadoras de docentes e os órgãos estaduais e municipais responsáveis pela oferta da educação básica. Os textos que compõem a obra trazem a marca de revisita a esse programa, buscando inaugurar uma forte relação de iguais entre as instituições formadoras de professores(as), as universidades e o Ensino Fundamental. Além disso, relata as origens do programa e traz a colaboração de múltiplos professores(as) e pesquisadores(as) que se debruçaram acerca desse tema, no período em que o programa foi criado, espraiando-se pelas universidades e secretarias estaduais e municipais de educação.

Profissão docente em questão!

A obra é fruto das reflexões de professores(as) questionados(as) em diferentes momentos sobre seu papel, suas ações, formações e condições de trabalho. A intensidade do trabalho remoto, a escola-casa, a luta pela vida e profissão, a formação de redes e coletivos no movimento de (re)existências. Essas são algumas das questões abordadas no livro, que tem por objetivo discutir as problemáticas que atravessam a profissão na relação com a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Giros “epistemopolíticos” diversos vão constituindo o tecer da obra, que traduz modos de habitar a profissão docente na educação básica, focalizando cenários vividos por professores(as) em diferentes contextos, entre eles, a pandemia.

A timorização do passado: nação, imaginação e produção da história em Timor-Leste

Autor(a): 

O livro é uma investigação sobre a imaginação histórica e o poder em Timor-Leste. A obra aborda problemas ligados à nação e ao nacionalismo, explorando concepções de tempo e história no processo de construção do passado nacional. O objetivo não é narrar a trajetória do país, mas interrogar a “timorização do passado”: o movimento de produção, recepção e luta pela história nacional. Quem pode falar pelo passado de Timor-Leste? Como ele está sendo usado? Em qual língua? Como essas diferentes histórias estão interconectadas e se entrelaçam com a imaginação histórica e política de outras nações? Essas e outras questões são colocadas num diálogo interdisciplinar, a partir de análises e materiais muito diversos para as(os) interessadas(os) nos temas da descolonização, da geopolítica do conhecimento e dos usos do passado.

Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências

Esta obra sintetiza mais de 20 anos de pesquisa formal, mais de 30 anos de docência e mais de 50 anos de vida. São ideias, processos, dados, análises e interpretações construídas ao longo da carreira da autora como docente na educação básica e como formadora de professores (as) na educação superior. Além disso, apresenta o seu lado pessoal, os seus processos formativos e as suas (trans)formações, em relação e em formação. Dividido em três partes, o livro apresenta na parte I o sujeito professor em si e em relação; na parte II, o sujeito em formação no tempo-espaço contemporâneo; e, por fim, o debate sobre esse sujeito, imerso e inserido na cultura digital.

Economia solidária e políticas públicas: novos olhares sobre a inclusão socioprodutiva

A obra apresenta um estudo sobre a efetividade da política de assistência técnica e inclusão socioprodutiva do estado da Bahia a partir do ponto de vista dos(as) empreendedores(as) assistidos por ela. O livro visa promover o entendimento das necessidades de quem vivencia as realidades e os contextos de vida das atividades produtivas solidárias, tal como refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos econômicos solidários para sobreviver e conquistar seu espaço perante clientes e o mercado. 

 

Açúcar amargo: arquitetura e arqueologia industrial do século XVI ao XIX

O livro reúne uma enorme documentação histórica, cadastral e fotográfica sobre a agroindústria açucareira do século XVI ao XIX. Resultado da dissertação de mestrado e a tese de doutorado da autora, a primeira parte da obra sobre o período do século XVI ao XVIII dos grandes engenhos do Recôncavo, movidos por rodas-d'água; enquanto a segunda, tem como foco o século XIX e as transformações por que passou a agroindústria com o advento do vapor, novas técnicas de purga e a crise que enfrentou com a competição de açúcar do Caribe. Um livro indispensável para a compreensão da história do maior ciclo econômico brasileiro, suas relações sociais, processos de extração da sacarose de cana e o cenário da sua produção. Historicamente rigoroso, mas, ainda assim, agradável e pronto para ser desfrutado. 

 

Representação e geografia

Organizador(a): 

O livro dá consequência e registra os momentos de um processo de reflexão coletiva de um conjunto de pesquisadores(as) sobre um tema comum a outras áreas do conhecimento, além da geografia: a questão da representação dos resultados de pesquisas de cunho espacial desenvolvidas nas universidades e nos centros de pesquisa, no Brasil e no exterior, com especial atenção, mas não se restringindo a elas, às representações cartográficas, bem como ao papel da cartografia e do geoprocessamento, seu potencial e suas limitações como estratégias de representação. Assim, a obra busca fornecer subsídios também para áreas correlatas da geografia, em especial a arquitetura, o urbanismo e o planejamento urbano-regional.

 

Genética no sertão: entre natureza e cultura: uma abordagem interdisciplinar

O livro descreve o desenvolvimento de um projeto de pesquisa de caráter multidisciplinar envolvendo genética médica populacional e  suas correlações com aspectos socio-culturais, numa área com enorme vulnerabilidade para ocorrência de doenças genéticas, bem como nos aspectos sociais e econômicos. Devido a esse caráter multidisciplinar, a obra é destinada a estudantes e profissionais que atuam nas áreas de genética humana e médica, genética comunitária, história e ciências sociais. Além de informações técnicas dos relatos da pesquisa, há reflexões sobre os impactos para a comunidade e também para os(as) autores(as), apresentando uma experiência de riqueza singular que poderá contribuir para outras iniciativas semelhantes.

Filosofia, ação, criação: poética pragmática em movimento

O livro, concertadamente multi-autoral e plural, envolve uma conversação filosófica, para a qual convida o leitor, em torno de um ponto de vista prático-poiético para a filosofia, que aponta para uma construção democrática e esperançosa no âmbito cultural, social e político. Uma provocação a interações filosóficas mais prático-criativas com o mundo. 

 

Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico

“Cardápio pedagógico” é a metáfora que expressa a ideia central deste livro destinado a docentes do ensino superior, pesquisadores(as) da pedagogia universitária, estudantes de licenciatura, de mestrado e doutorado em educação e interessados(as) na temática da docência universitária. Nessa obra, a partir de uma pedagogia inovadora fundada na não dicotomia entre racionalidade e sensibilidade, a autora traz a público um catálogo de métodos, técnicas e dinâmicas de ensino e aprendizagem criativas para a educação superior.

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