Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba promove terceiro Lançamento Coletivo do ano

Edufba promove terceiro Lançamento Coletivo do ano

Terceiro coletivo do ano acontece no dia 10 de junho, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o terceiro lançamento coletivo de 2014. O evento acontece no dia 10 de junho, terça-feira, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador. Na ocasião, sete novos títulos serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a preços promocionais. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA tem como objetivo  principal facilitar o acesso da sociedade à produção acadêmica. As obras deste lançamento foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no Encontro Anual da COMPÓS, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio, em Belém do Pará. Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo .

terça-feira, 10 Junho, 2014 - 17:00

A política na timeline

Autor(a):

Este é um livro resultante da experiência de quase três anos de imersão em ambientes digitais de comentário social acerca de temas e problemas de interesse político. É, em primeiro lugar, uma crônica de alguns dos assuntos mais proeminentes no debate público nacional nos sites de redes sociais neste período. É também o registro de uma reação no calor da hora, ao sabor dos movimentos das timelines das redes do próprio autor no Facebook e no Twitter, parte da discussão pública que se realizava no momento.

Bourdieu e os estudos de mídia

A obra traz resultados de investigações de pesquisadores docentes e discentes da linha “Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem como propósito expandir e renovar o aporte teórico e metodológico da perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu para compreender os meandros e a complexidade dos fenômenos comunicacionais. A expectativa de todos os envolvidos na coletânea é a de que a leitura estimule futuras interlocuções a respeito dessa herança teórica, além de incitar experiências originais de reinvenção de conceitos e enfrentamento desses fenômenos socioculturais tão diversificados quanto complexos.

Formas do telejornal

Formas do telejornal exibe na exata medida vínculos entre telejornalismo, comunicação, cultura, poder e sociedade, preocupando-se em entender como os valores jornalísticos de atualidade e interesse público se articulam com a linguagem televisiva. O livro evidencia o contínuo processo de mudança do telejornalismo brasileiro, que equilibra convenções com novos modos de uso que originam tendências. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois desafios: enfrentar dimensões materiais dos telejornais nacionais e fazer do objeto de pesquisa lugar de reflexões teóricas que permitam formular um modelo de análise televisiva pelo viés da comunicação.

Experiência estética e performance

A coletânea é composta por textos que resultam dos debates realizados no interior do GT de Comunicação e Experiência Estética, nos encontros anuais da Compós e de artigos apresentados no Seminário Internacional Performance e Experiência Estética, realizado em Salvador, em 2012. A obra é resultado do intercâmbio de grupos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFBA, UFF e UFMG e conta ainda com trabalhos de Martin Seel, Raphael Baroni e Jean-Luc Moriceau.

Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá Vol. 1

Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, organizado por Luiz Claudio Martino, Giovandro Ferreira, Antonio Hohlfeldt e Osvando José de Morais, que divide-se em dois volumes, possui textos apresentados no Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá, realizado em 2012 na Universidade Federal da Bahia. A obra apresenta temas, opiniões e pontos de vista que oferecem um panorama da pesquisa em comunicação e assim desenvolve um dos objetivos do encontro, que foi o de conhecer as tendências atuais presentes nos trabalhos realizados nos dois extremos do continente americano.

Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá Vol. 2

Teoria e prática da crítica midiática

Organizador(a):

A obra é composta por contribuições de vários pesquisadores convidados sobre o tema crítica midiática. É resultado de uma iniciativa da coordenação do grupo de pesquisa “ANALÍTICA: Crítica de mídia, Estética e Produtos midiáticos” (PósCom-UFBA/CNPq) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Apresentando diferentes enquadramentos teóricos e metodológicos, divide-se em dois eixos: aspectos teóricos da crítica midiática e análise crítica de produtos e estruturas midiáticas. A parte analítica, por sua vez, encontra-se subdividida em três tópicos: mídia digital, audiovisual e impressa.