Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba realiza XII Festival de Livros e Autores

Edufba realiza XII Festival de Livros e Autores

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida a todos para o XII Festival de Livros e Autores da UFBA, que acontece no dia 23 de março, quinta-feira, das 17h às 20h, no Palácio da Reitoria, localizado no bairro do Canela.

A décima segunda edição do evento marca o primeiro festival de livros do ano, cujo objetivo é promover o lançamento coletivo das novas publicações multidisciplinares da Editora da UFBA (Edufba). Na ocasião, 11 novos títulos, incluindo impressos e e-Books, serão apresentados à comunidade acadêmica por seus respectivos autores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo. A Edufba vai oferecer o tradicional desconto de 50% para os seus lançamentos, assim como para todas as publicações da segunda metade de 2016.

Confira os títulos que serão lançados no XII Festival de Livros e Autores.

Data: 
segunda-feira, 20 Agosto, 2018 - 17:15

A antropofagia na era da globalização

O livro reúne trabalhos de diversos pesquisadores, que usam o conceito da antropofagia – onde há assimilação da literatura estrangeira com o objetivo de criar uma brasileira – analisando como este conceito é usado para lidar com questões atinentes às relações interculturais em um contexto de mundo globalizado. O trabalho problematiza através da comparação, esses contatos nacionais e estrangeiros, pois no contexto mundial contemporâneo, há mudanças nessas interações.

Nas rodas da capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição

Trata-se de um livro voltado tanto ao público acadêmico quanto aos amantes da capoeira interessados em questões como corporeidade, transmissão da cultura e permanências/mudanças no seio da tradição. Praticante da capoeira angola há muitos anos, a autora passou, no curso de sua pesquisa, pelo aprendizado da capoeira regional. Essa experiência revestiu-se de um caráter duplo: ela não apenas aprendeu um novo estilo de prática, mas também, à luz desse processo, pode re-aprender o estilo (angola) ao qual o corpo já se habituara. O resultado disso é uma reflexão cuidadosa, sensível, sobre os modos de engajamento do corpo em duas vertentes da capoeira até então vistas predominantemente sob a ótica simplista de uma oposição entre a conservação e desvirtuamento da tradição.

O não governamental na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento após 1990: entre as circunstâncias e as peculiaridades do caso alemão

O livro analisa o papel dos agentes não governamentais na manutenção da agenda em defesa de um novo modelo desenvolvimentista, distinto do modo hegemônico fomentado pela cooperação oficial entre as organizações internacionais e os países no Sistema de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do mundo. Neste contexto, a autora avalia de que forma as agências não governamentais alemãs se organizaram frente às ideias de desenvolvimento que se estabelecem no sistema após os anos de 1990.

Raça, racismo e genética em debates científicos e controvérsias sociais

Organizador(a): 

O livro é o resultado de debates e reflexões teóricas de pesquisadores brasileiros e britânicos sobre a negritude e etnicidade no Brasil e em outros países latino-americanos. A coletânea de textos restaura questões presentes em torno dos conceitos que permeiam a discussão sobre raça e consciência étnica, dialogando com temas como o fenômeno da construção de diferenças, genética, racismo e ativismo negro.

Residência em Saúde Mental: educando trabalhadores para a atenção psicossocial

O livro traz contribuições e reflexões acerca das práticas profissionais em saúde mental, para estudantes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), através de experiências desenvolvidas em uma Residência Multiprofissional. Dentre os aspectos abordados encontram-se o conhecimento, as habilidades e competências necessárias para se lidar com diferentes pessoas com sofrimento psíquico e seus contextos; a importância e os desafios na construção da rede de atenção psicossocial e gestão participativa de ações integradas para o cuidado em saúde mental nos CAPS; perspectivas e potencialidades da clínica ampliada e das relações entre profissionais e usuários.

Saber, poder e política na Bahia republicana: Escola Politécnica da Bahia (1896-1920)

O livro busca entender as instituições, em particular as educacionais, como um importante espaço de construção de poder político, envolvendo o saber acadêmico e os desdobramentos desse saber para o controle do Estado. Assim, com o foco na Escola Politécnica da Bahia (EPBA), e a partir do recorte cronológico que compreende o período da Primeira República, o autor tenta compreender as teias e conexões entre os atores políticos e o esforço por explicar suas estratégias e planejamentos para atingir uma posição hegemônica.

Salvador: transformações e permanências (1549-1999)

A obra realiza uma análise diacrônica da relação entre processo social e forma espacial, recuperando toda a complexidade do processo histórico de produção do território soteropolitano. Momentos deste processo são revelados e analisados pelo autor, que identifica, para cada período estudado, os agentes modeladores principais, as contradições socioespaciais existentes, as heranças, rupturas e permanências.

Subordinação racial no Brasil e na América Latina: o papel do Estado, o Direito Costumeiro e a Nova Resposta dos Direitos Civis

A obra esmiúça o direito costumeiro de regulação racial e analisa o progresso recente de legislações de igualdade racial no Brasil e em países latino-americanos, a partir da examinação dos costumes legais e a histórica cumplicidade dos Estados da região com a criação e manutenção de hierarquias raciais. A tradução abre possibilidades para outros debates dentro do campo científico enquanto resposta legal ao histórico de marginalização e negação do racismo no Brasil e críticas ao modelo de Estado Desenvolvimentista que também contribui para as desigualdades raciais na região.

Tecnologias & Aprendizagens: Delineando Novos Espaços de Interação

No livro, pesquisadores portugueses e brasileiros se utilizam de investigações para dialogarem a respeito das tecnologias digitais e a construção do conhecimento em rede. Através da mediação pedagógica é possível transformar a interação social virtual em uma experiência de aprendizagem, possibilitando assim uma educação em rede com o auxílio de diversas plataformas tecnológicas em diferentes locais em que elas se encontram.

Traços-phi: contribuições para a compreensão da gramática do português

Organizador(a): 

Partindo do princípio de que o traço é elemento primordial para o desenvolvimento da análise linguística, o livro reúne trabalhos que se debruçam sobre os aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos dos pronomes, focando nos seus elementos constituintes – os traços –, para verificar o comportamento dos elementos com os quais se relacionam: verbos, nomes, preposições, complementizadores, enfim, a sentença como um todo. A obra busca, na natureza, a distribuição e função dos traços, como um caminho para explicar os mais diversos fenômenos na língua.

Uma Pesquisa sobre a vida social no Estado da Bahia

O livro é uma republicação dos estudos e pesquisas sobre educação e cultura, publicadas originalmente pelo Museu do Estado em 1950, com um olhar antropológico e sociológico das comunidades da Bahia e a busca de uma base objetiva para o planejamento dos programas de educação e saúde pública nas zonas rurais. Inclui ainda, uma análise da Modernidade na Bahia, visando o estudo da educação e cultura, atentando ao cenário de desigualdade racial no acesso à educação.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram