Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento da coleção "Corpo, Convívio e Linguagem", de Rô Reyes (14/09/2011)

Lançamento da coleção "Corpo, Convívio e Linguagem", de Rô Reyes (14/09/2011)

Acontece no dia 14 de setembro, quarta-feira, no Teatro Castro Alves (TCA), o lançamento da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, que reúne cinco textos de autoria de Rô Reyes, publicados pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). O lançamento e noite de autógrafos ocorrem após o bate-papo com a autora no tradicional projeto Conversas Plugadas, realizado pelo TCA. A abertura da noite fica por conta de uma apresentação de música do Duo Robatto. O evento é aberto ao público, que deve confirmar presença previamente. Os escritos que compõem esta coleção foram produzidos para eventos como o XII Congresso Nacional de Arte-Educadores do Brasil. Trazem reflexões sobre educação e arte-educação em escolas públicas e privadas, e têm como ponto de partida a práxis pedagógica da Escola Casa Via Magia, sediada em Salvador. São componentes desta coleção: O corpo tem seu lugar na escola; Desejo, lei e reciprocidade no convívio escolar; A via da arte dramática na escola; Reflexões sobre sexualidade e agressividade na escola; e Para onde nos tem levado a via da arte?

Rô Reyes é mestre pela Goddard College Graduate Program (Cambridge, EUA), doutoranda em Arte-Educação pela Unicamp, mestre em Educação pela UFBA, licenciada em pedagogia, com formação em psicanálise. É autora, diretora e atriz de teatro, premiada por espetáculos infanto-juvenis. Foi fundadora do Instituto Cultural Casa Via Magia, assim como da Escola Casa Via Magia. Desenvolve projetos de formação de educadores junto a diversas universidades e secretarias públicas brasileiras.

Serviço O quê: Lançamento da coleção Corpo, Convívio e Linguagem e participação de Rô Reyes no projeto Conversas Plugadas Quando: 14 de setembro de 2011, quarta-feira, às 19 horas Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande, Salvador – Bahia) Quanto: entrada gratuita | Confirmar presença: (71) 3339-8008 ou 3339-8067 Realização: Edufba/ Via Magia/ TCA Preço promocional de lançamento da coleção: R$ 50,00 Preço promocional de lançamento de cada livro: R$ 15,00 Preço de capa após lançamento: R$ 20,00 (cada livro)

quarta-feira, 14 Setembro, 2011 - 19:00

O corpo tem seu lugar na escola

Autor(a):

Este livro, da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, de Rô Reyes, busca pensar o corpo a partir da linguagem e da cultura em que está inserido. Considera que cada pessoa precisa inventar uma forma de tratá-lo e argumenta que a escola não pode abstraí-lo do processo de aprendizagem, ao contrário, precisa incluí-lo em suas diversas dinâmicas enquanto suporte fundamental.

Desejo, lei e reciprocidade no convívio escolar

Autor(a):

Este é o segundo volume da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, de Rô Reyes, e trata da construção de princípios e referências próprias de cada instituição educativa. Traz desde a questão da cooperação e a conquista da autonomia na escola até a aplicação de regras no ambiente escolar.

A via da arte dramática na escola

Autor(a):

A via da arte dramática na escola, terceiro volume da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, de Rô Reyes, tem como ponto central a ludicidade, a elaboração imaginária. Fala de um processo que ocupa lugar especial em uma escola criada por um grupo de educadores também profissionais de teatro, que acredita ser necessário adentrar a natureza das manifestações dramáticas como forma de respeitá-las em sua organicidade.

Compre aqui

Reflexões sobre sexualidade e agressividade na escola

Autor(a):

O texto Reflexões sobre sexualidade e agressividade na escola, quarto volume da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, de Rô Reyes, traz estes temas para uma discussão tardia, pois, na maioria das vezes em que se trata de sexualidade infantil e agressividade na escola, estes assuntos são tratados como fenômenos isolados. A intenção deste texto é fazer com que educadores tratem esses temas de forma mais sincera e menos moralista.

Para onde nos tem levado a via da arte?

Autor(a):

Para onde nos tem levado a via da arte? é o quinto e último livro da coleção Corpo, Convívio e Linguagem, de Rô Reyes. Abordando a arte de uma maneira mais geral, enquanto orientadora de um percurso de ressignificações, o texto traz os estudos multidisciplinares e o diálogo entre os saberes historicamente construídos como consequências do conhecimento sensível da arte.