Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento de seis novos livros no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (05/08/2011)

No próximo dia 05 de agosto, às 20h30, no Forte São Diogo (Farol da Barra), a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) apresenta seis novos livros. O lançamento integra a programação da sétima edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), que acontece em Salvador entre os dias 03 e 05 de agosto, promovendo um intercâmbio entre professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de estudos culturais. Durante todo o Encontro, a Edufba expõe outros livros a preços promocionais. A presença da Edufba no ENECULT fortalece ainda mais os laços da Editora com a comunidade acadêmica e o público em geral, contribuindo para a difusão do conhecimento produzido na Universidade nas mais diferentes áreas de estudo. Confira, abaixo, os títulos a serem lançados na ocasião:

Serviço O quê: Lançamento de livros da Edufba no VII ENECULT Quando: 05 de agosto de 2011, sexta-feira, às 20h30 Onde: Forte São Diogo, Farol da Barra – Salvador, Bahia Maiores informações: www.enecult.ufba.br

sexta-feira, 5 Agosto, 2011 - 20:30

A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia

Esta obra resgata a discussão teórica sobre a moda, indo além do universo fashion e analisando a abordagem que este fenômeno recebe por parte dos meios de comunicação, sobretudo na Bahia, lançando um olhar interpretativo sobre os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia. Analisa também os elementos que contribuem para uma possível aproximação entre a moda e a área da comunicação e o olhar pejorativo muitas vezes lançado ao fenômeno da moda, visto como fator de distinção social.

Stonewall 40 + o que no Brasil?

Organizador(a):

Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas

Esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.

Ser-Tão Baiano: O Lugar da Sertanidade na Configuração da Identidade Baiana

Nesta obra, a autora investiga o conceito de baianidade, centrado na cidade de Salvador e em seu Recôncavo. Problematiza a visão da “cultura baiana” amplamente divulgada, inclusive pelas agências de políticas culturais do estado. Compreende a ideia de sertão e os possíveis motivos para a negação de uma tradição sertaneja na Bahia. Tem a obra de Jorge Amado como referência para a construção da ideia de baianidade, o autor Gilberto Freyre como referência da nordestinidade e, por fim, o trabalho de Eurico Alves como principal discurso de afirmação da sertanidade.

Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola

A partir de um dilema inspirado por Shakespeare, a autora investiga, nesta publicação, a complexidade das identidades, aqui concebidas como fragmentadas, contraditórias e em constante fluxo, na escola, através da análise do discurso dos alunos que são da roça e estudam na cidade. Esta publicação contribui diretamente para a área da educação, ao rever conceitos e teorias sobre conhecimentos e aprendizagem.

Laróyè, Exu: imagens e mitos do orixá mensageiro na fotografia de Mario Cravo Neto

Karliane Nunes apresenta as diferentes abordagens da fotografia em relação aos objetos fotografados. A partir do livro Laróyè (2000), do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto, que reúne uma série de fotografias coloridas com o objetivo de homenagear Exu e seus mitos, a autora desenvolveu, sob uma perspectiva multidisciplinar e semiótica, com a teoria geral dos signos de Peirce, a análise de 15 imagens, considerando os elementos icônicos e indiciais.