Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento do livro "A construção da escola primária na Bahia: guia de referências temáticas nas leis de reforma e regulamentos" (19/06/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o lançamento livro A construção da escola primária na Bahia: guia de referências temáticas nas leis de reforma e regulamento (1890-1930), organizado por Elizabete Conceição Santana, Jaci Maria Ferraz de Menezes, Maria Alba Guedes Machado Mello, Ladjane Alves Souza, Natalli Soeiro Costa, Sandra Silva e Souza e Verônica de Jesus Brandão. O evento acontece na próxima terça-feira, 19 de junho, na abertura do Seminário Pesquisa Documental: relatos de experiências, no Auditório Professor Jurandir Oliveira (DEDC I), em Salvador.

Antes destas três partes, são apresentados dois artigos: O currículo como ponto de partida para a construção de referências sobre a escola primária e A república e a construção do direito à educação na Bahia. São apresentadas, também, as referências temáticas sobre o ensino primário entre os anos 1890 e 1930. Desta forma, este livro constitui-se, como o próprio nome sugere, em um guia para a compreensão das leis de reforma e regulamentos que foram fundamentais no processo de construção da escola primária na Bahia. Serviço O quê: Lançamento do livro A construção da escola primária na Bahia Quando: 19 de junho de 2012, terça-feira, às 9 horas Onde: Auditório Prof. Jurandir Oliveira (DEDC I), Salvador, Bahia Inscrições gratuitas: www.uneb.br/salvador/dedc/eventos

terça-feira, 19 Junho, 2012 - 09:00

A construção da escola primária na Bahia: guia de referências temáticas nas leis de reforma e regulamentos (1890-1930) Vol. 1

Integrante da coleção Memória da Educação na Bahia, esta obra reúne documentos sobre a construção da escola primária na Bahia entre os anos de 1890 e 1930. Divide-se em três partes: Do direito à educação primária: prescrições sobre oferta e acesso, que aborda questões relacionadas à responsabilidade de criar escolas; Organização do ensino em geral, que trata da estrutura do ensino público e primário, dos objetivos da instrução pública e da administração do ensino; na última parte, A escola primária: seus professores, organização e materialidade, são discutidos assuntos como o papel e a capacitação dos professores no ensino primário, os tipos de classificação das escolas e a inspeção escolar.