Edufba lança treze novos títulos de diversas áreas do conhecimento no dia 13 de outubro
A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) convida para o Lançamento Coletivo do mês de Outubro. O evento acontece no dia 13, segunda-feira, às 16h, no Palácio da Reitoria - Hall principal (térreo), no Canela. Na ocasião, 13 obras de diferentes áreas do conhecimento estarão disponíveis para a venda com 20% de desconto e um representante de cada obra ficará a disposição para autógrafos. Promover um maior diálogo entre diferentes campos do conhecimento produzidos na universidade e facilitar o acesso da sociedade à produção acadêmica são as principais iniciativas da realização do evento.
Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo Edufba – outubro de 2014:
A Coisa Obscura
A obra é uma analise de documentos e registros das confissões e denúncias de casos de mulheres sodomitas e feiticeiras, feitos pela Inquisição portuguesa por ocasião das visitações ao Brasil. Ligia Bellini, foca nos registros de relações afetivas e sexuais entre mulheres que viveram no Nordeste brasileiro, no final do século XVI e procura compreender e informar sobre as concepções e conhecimentos existentes, no período em questão, a respeito da anatomia e fisiologia e os modos como podiam transgredir os corpos femininos.
Arte da Gramatica da língua mais falada no Brasil
A edição fac-similar de Arte da Gramatica da língua mais falada no Brasil, do jesuíta José de Anchieta é uma publicação de Fernando Peres. A republicação é uma homenagem a santificação de José de Anchieta que aconteceu no dia 3 de abril de 2014, por decreto pontifício do papa Francisco, também pertencente à Companhia de Jesus, e justifica-se pelo fato do jesuíta ter chegado ao Brasil em Salvador na Baia de Todos os Santos, sua capital, no dia 13 de maio de 1553, no reinado de D. João III, na frota que aportava com o segundo grupo de jesuítas e a comitiva do governador - geral D. Duarte da Costa.
Ciência na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade 1ª Ed.
A ciência vem sofrendo mudanças em seus pressupostos epistemológicos, na sua prática e em especial em sua relação com os instrumentos científicos, na tecnologia e na inovação. A obra Ciência na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade traz um mapeamento dos fenômenos e das evidências dessas mudanças e resenhas das ideias em debate sobre as transformações na natureza da ciência.
Coisa de artista: a inquietação pela autonomia
A coletânea, em formato de E-book, é um conjunto de textos que explora assuntos e episódios de protagonismos no campo da arte, seguindo uma perspectiva interdisciplinar, contextualizada e histórica. O conceito de autonomia artística, regras e diretrizes a respeito dela e a discussão da influência do capitalismo para esse campo, são alguns dos temas abordados nesse livro.
Crença, verdade, racionalidade: ensaios de Filosofia analítica 1ª Ed.
Este livro debruça-se sobre as questões tradicionais da Filosofia contemporânea. Os textos que o compõem pertencem a uma das importantes correntes filosóficas do século XX, chamada convencionalmente de “Filosofia analítica”, apesar do termo ser um pouco ultrapassado. Essa corrente da Filosofia caracteriza-se pela discussão do método a ser empregado na resolução dos problemas filosóficos.
Desenvolvimento e Cooperação Internacional
A obra aborda de forma ampla o mapeamento da Cooperação Sul-Sul (CSS) brasileira demonstrando como se distribuem os projetos, os setores demandados e os níveis de governança e renda dos países. Dividido em duas partes, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, examina experiências nas temáticas tratadas de México, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Turquia. O objetivo das análises contidas no livro é contribuir tanto no sentido de enfatizar a participação brasileira na América do Sul e a ascensão na África, quanto explorar os dados, buscando relevância da renda e dos níveis do governo.
Ensino de Geografia em debate
A coletânea Ensino de Geografia em Debate aborda a pesquisa e o ensino da Geografia e tem como propósito analisar a discussão teórica e as práticas pedagógicas em instituições de ensino brasileiras. O objetivo da analise é contribuir com uma educação geográfica que abrande os novos desafios que se apresentam na sociedade atual. A observação e a avaliação do Ensino de Geografia no território baiano e na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e das pesquisas do conhecimento sobre ele, são o escopo principal do livro.
Estudos Étnicos e Africanos
Frida Kahlo
O livro é uma coletânea de trabalhos apresentados na Jornada sobre a Vida e Obra de Frida Khalo, organizada em abril de 2002, pelo Colégio de Psicanálise da Bahia. Urania Tourinho Peres mergulha na vida e obra da artista mexicana e escreve a segunda edição do livro Frida Khalo explicitando a sua estima pela protagonista do livro.
O desenho na formação do engenheiro: sujeitos, práticas e conhecimentos
O desenho na formação do engenheiro: sujeitos, práticas e conhecimentos foi elaborado visando proporcionar uma viagem no tempo para perceber os caminhos percorridos pelo Desenho, na formação do engenheiro e ao mesmo tempo entender a evolução da prática na formação e no desenvolvimento das habilidades gráficas que possibilitaram a elaboração de estratégias de guerra para conquista e domínio de novos espaços, através das narrativas interdisciplinares.
Sociedade e Relações de Poder na Bahia
O livro reúne textos que tratam das relações de poder durante os séculos XVII-XX na Bahia, pautando-se na compreensão da realidade social da época. A obra busca compreender melhor a história da sociedade baiana e brasileira, estruturada em duas partes representativas de tempos históricos distintos, mas carregados de muitos problemas e desafios postos a múltiplas gerações de pesquisadores.
Teoria e Prática do Compor II
Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino foi constituído com base nas linhas da vivência do próprio Paulo Costa Lima como estudante e como professor de composição. Na obra, o autor faz a articulação de maneira bastante aprofundada da ideia de Ernst Widmer de que compor e ensinar são a mesma coisa; o delineamento de teorias do compor e teorias do ensinar a compor, umas pelas vias das outras, numa saudável confusão.