UFBA promove 25º Festival de Livros e Autores - 1º dia
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza nesta terça e quarta-feira (11 e 12, respectivamente), das 17h às 20h, o 25º Festival de Livros e Autores da UFBA. O evento acontece no pátio da Escola de Belas Artes da Universidade, no campus Canela, em Salvador. O festival promove o lançamento de 19 livros da Editora da UFBA, que estarão com preços promocionais. Além disso, o evento também conta com a presença dos autores e autoras das obras.
Confira os lançamentos do primeiro dia do 25º Festival.
A geografia no alvorecer da república
A coletânea A Geografia no alvorecer da República: contribuições à história da ciência geográfica no Brasil reúne 21 artigos divididos em três seções, nos quais são apresentados autores, obras, instituições e jornadas acadêmicas que contribuíram com o desenvolvimento da Geografia no país. Resultado de pesquisas e encontros acadêmicos promovidos, inicialmente, pelo projeto “História da Geografia na Bahia: do Período Regencial à República”, o projeto vem se esforçando em estabelecer pontes com pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre a formação da ciência geográfica no Brasil, a fim de contribuir para um melhor entendimento sobre a história e epistemologia da Geografia no país, com atenção às suas particularidades regionais, temporais e institucionais.
APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura
App Education ou “educação baseada em aplicativos” seria uma nova roupagem para o software educacional que se popularizou na década de 1990? Nesta obra, dividida em duas partes – “Sobre fundamentos e contextos” e “Práticas educativas em mobilidade”, essa e outras dúvidas e preconceitos são desconstruídos. Na primeira parte do livro, fica evidente que não se trata de uma nova roupagem. Os aplicativos são estruturantes da cultura contemporânea e, como tal, instauram e potencializam redes educativas que nos formam a partir de práticas culturais e processo de subjetivação. Já na segunda parte, a obra exemplifica como docentes e Pesquisadoras(es) têm praticado a App Education em diversas áreas e níveis educacionais.
Arquiteturas da ancestralidade afro-brasileira: O Omo Ilê Agboulá, um Templo do Culto aos Egum no Brasil
A obra trata da arquitetura do terreiro de candomblé Omo Ilê Agboulá, um templo da Sociedade de Culto aos Egum situado no povoado de Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica. Como ponto central do debate, a relação cultura arquitetura, buscando compreender como a cultura negra em sua dimensão religiosa, especificamente do culto aos Egum, se relaciona e condiciona a arquitetura de um dos templos, o Omo Ilê Agboulá. Tal como, de que forma isso caracteriza a sua formação, construção, relações, articulações, organização, funcionamento e transformações. Estabelece, ainda, uma relação entre terreiro e cidade, mostrando como o culto aos Egum propicia relações sociais regidos pela ancestralidade afro-brasileira nos espaços públicos, semi-públicos e privados do povoado de Ponta de Areia.
Crianças e adolescentes em redes: tecnologias digitais e culturas lúcidas
A partir da contribuição teórica e advinda de pesquisas empíricas, esta coletânea reúne uma série de textos sobre variados aspectos que engendram o tema, a começar pelos conceitos de cultura lúdica e redes de relações e comunicações. Assim, os assuntos abordados na obra circundam as investigações sobre as práticas lúdicas das crianças e adolescentes em tempos em que as tecnologias digitais ocupam papel de destaque no mundo contemporâneo.
Extensão universitária na América Latina: conceitos, experiências e perspectivas
A obra apresenta um conjunto de análises, reflexões e relatos de experiências de mais de cem extensionistas de sete países. É um panorama geral da origem, evolução e vigência da extensão universitária, proporcionando aos leitores um espaço de aprendizado para repensar a extensão universitária como função essencial de qualquer universidade pública latino-americana. Escrito em português e espanhol, o livro traz diversas acepções sobre o tema, metodologias inovadoras no trabalho em comunidade e diversas particularidades do fazer extensão nos países latino-americanos.
Nas rodas da capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição
Trata-se de um livro voltado tanto ao público acadêmico quanto aos amantes da capoeira interessados em questões como corporeidade, transmissão da cultura e permanências/mudanças no seio da tradição. Praticante da capoeira angola há muitos anos, a autora passou, no curso de sua pesquisa, pelo aprendizado da capoeira regional. Essa experiência revestiu-se de um caráter duplo: ela não apenas aprendeu um novo estilo de prática, mas também, à luz desse processo, pode re-aprender o estilo (angola) ao qual o corpo já se habituara. O resultado disso é uma reflexão cuidadosa, sensível, sobre os modos de engajamento do corpo em duas vertentes da capoeira até então vistas predominantemente sob a ótica simplista de uma oposição entre a conservação e desvirtuamento da tradição.
Nina vai à escola (E-book)
A obra é a adaptação para midia sonora de uma história infantil ilustrada sobre a ida de Nina para a escola, mais um audiolivro fruto da parceria entre o Grupo Pro.Som da UFBA e a Ong Abraço a Microcefalia. Com uma narração delicada, o audiolivro discute o tema da microcefalia, passando as informações da cartilha às mães e aos pais de forma leve e acessível. Simulando a experiência de uma família com uma criança com microcefalia, a obra quebra os preconceitos e mostra que, assim como Nina, toda criança é livre como os ventos da vida e sonhos ilimitantes.
Sabor e som: causos contados de receitas nordestinas (E-book)
O audiolivro surgiu a partir da compilação de receitas testadas por alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), em Salvador. A obra reúne, além do modo de fazer e dos ingredientes, histórias pitorescas para cada receita, na qual cada uma representa um sabor regional nordestino.
Trilogia das utopias urbanas
A partir das inquietações e questionamentos acerca das utopias, bem como a contextualização e condições históricas que impulsionaram a produção e o pensar sobre as cidades, a obra discute as composições das utopias urbanas. Com uma rica pesquisa de cultura visual e milhares de imagens formadoras de discursos, a autora transita por diferentes campos do saber e esferas de criação, mostrando as infinitas possibilidades de cartografar experimentalmente as utopias urbanas, dando ao(à) leitor(a) a liberdade de montar seu próprio percurso como bem preferir.
Valor do trabalho da enfermeira
A força de trabalho da enfermeira, na perspectiva da produção do valor é o objetivo do estudo empreendido nesta obra. Divido em três partes - Trabalho, valor e força de trabalho; O trabalho no setor saúde e o Valor da força de trabalho da enfermeira – as autoras pautam, a partir da teoria marxiana as questões acerca da força de trabalho da enfermeira sob a égide das relações estabelecidas com a valorização do ofício. Dessa forma, o caminho escolhido pelas autoras descortina e deixa à mostra um leque de aspectos que nos permite aproximações com o modo de acontecer e significar socialmente o trabalho da enfermeira na área da assistência à saúde.